Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNO DA UFLA, EM PESQUISA NA MALÁSIA, ÁRVORE TROPICAL MAIS ALTA DO MUNDO


Um ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que atualmente cursa doutorado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, encontrou a árvore tropical mais alta do mundo. 

Matheus Nunes, junto com um estudante de Geografia da universidade britânica (Alex Shuttleworth), identificou na área de conservação Maliau Basin (Malásia) duas árvores que superam em 2 metros e 30 centímetros o recorde mundial registrado em 2007 para árvores tropicais.

De acordo com os pesquisadores, o recorde anterior havia sido encontrado por americanos em Tawau Hills Park, no estado de Sabah, também na Malásia. As árvores identificadas por Matheus são do gênero Shorea e conhecidas popularmente como Dipterocarpo. 

Uma delas possui 90,6 metros e a outra 89,5 metros. “Essa descoberta valoriza uma área de extrema importância para a biodiversidade. Com ela, sinto que estou contribuindo para a conservação de uma região muito sensível a impactos gerados pela produção massiva de óleo de palma. 


A Malásia é o maior produtor desse tipo de óleo no mundo, fornecendo para diversos tipos de indústria. Essa produção está suprimindo áreas imensas de florestas. Além disso, esta árvore está localizada em uma das poucas áreas de floresta pristina do mundo, ou seja, floresta sem nenhum registro de intervenção humana. 

A descoberta pode contribuir para levantar a área ao status de patrimônio da humanidade. Os malásios estão muito animados com a novidade!”, diz o doutorando.

Matheus é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e iniciou em 2015 o doutorado no Departamento de Plant Sciences da Universidade de Cambridge, com orientação do professor David Gomes. 

As pesquisas que realizam buscam identificar como as mudanças climáticas globais afetam e ainda podem afetar as florestas do planeta. 

Com a utilização da tecnologia Lidar (o sensoriamento remoto aerotransportado), é feito o escaneamento de florestas da ilha de Borneo (na Malásia) com o objetivo de verificar como ocorre a variação do estoque de carbono, determinada por diferentes fontes (variações no solo, variações topográficas,  variações climáticas, entre outras).

Esse sensoriamento remoto permitiu ao orientador de Matheus a dedução da possibilidade de existência de malasia-2árvores muito altas em locais sem histórico de intervenção humana. 

Indo a campo com um instrumento capaz de fazer as medições – o hipsômetro – o doutorando encontrou as árvores e observou a existência de uma distância muito pequena entre elas (cerca de 30 metros). 

O fato desperta questionamentos sobre os fatores que influenciaram seu crescimento. O tipo de solo, a proximidade com um córrego e o material genético são possíveis respostas, que exigem outros trabalhos científicos para serem confirmadas ou refutadas.

A trajetória na UFLA
Matheus é de Patrocínio, no Alto Paranaíba e chegou a Lavras aos 17 anos, em 2005, para cursar Engenharia Florestal na UFLA. 

Ele conta que, logo no primeiro período do curso, foi agraciado com uma bolsa do CNPq para desenvolvimento de pesquisa orientada pelo professor do Departamento de Biologia (DBI) Eduardo Van den Berg. 

“Trabalhei com o Eduardo por quatro anos no projeto Inventário Florestal de Minas Gerais e também desenvolvendo outros projetos paralelamente, como o trabalho sobre a dinâmica de uma floresta de Galeria. Além disso, tive a oportunidade de trabalhar com doutorandos, ajudando-os em seus projetos de pesquisa, como Ana Carolina da Silva e Gislene Carvalho de Castro”, relata.

Por essa trajetória, Matheus avalia positivamente sua formação na Universidade. 

“A UFLA me ofereceu muitas oportunidades de pesquisa, uma excelente estrutura e um ensino de excelente qualidade. Um ponto que merece ser destacado são as pessoas com quem tive a oportunidade de trabalhar, estudar e conviver, cheias de ideias inovadoras, brilhantismo e entusiasmo, e que tanto me motivaram a trabalhar com ciência”.

Matheus, que atualmente está em uma floresta na Malásia, envolvido com sua pesquisa de campo, fez questão de lembrar que é ex-morador da república Labirinto, em Lavras. 

Seu doutorado teve início em janeiro de 2015 e termina em janeiro de 2019. O mestrado foi cursado na Universidade de São Paulo (USP).
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...