Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR PIMENTEL FAZ SEU CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM BELO HORIZONTE


O governador Fernando Pimentel (PT) fez o seu cadastramento biométrico na manhã desta terça-feira, 10. “O projeto da biometria do eleitorado consolida o Brasil como a mais organizada democracia do mundo”, afirmou o governador. 

“Não tem outra igual, podemos ter orgulho disso”, destacou. Na ocasião, o governador acertou com o presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, apoio logístico do Executivo estadual para o incremento do recadastramento biométrico em Minas Gerais. 

Também o secretário da Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), Marco Antônio de Rezende Teixeira, fez o seu cadastramento biométrico, logo após o governador.

Mais de 22 mil eleitores belo-horizontinos já estão prontos para votarem em 2016 por meio da identificação biométrica de seus dados. A biometria chegou a Belo Horizonte em setembro e, desde então, eleitores de outras grandes cidades mineiras, como Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora, também cadastram os seus eleitores biometricamente.

Na Capital, o movimento nas Centrais tem aumentado: na segunda-feira, 9, 804 eleitores fizeram o cadastramento biométrico nas Centrais – número recorde até então. A tendência é que o movimento aumente quanto mais próximo do fechamento do cadastro de eleitores, na primeira semana de maio de 2016.

Todos os eleitores podem fazer o cadastramento biométrico, inclusive aqueles que têm o voto facultativo – jovens entre 16 e 17 anos. O eleitor pode agendar um dia e horário pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148). 

O horário de atendimento em Belo Horizonte é das 8h às 17h e as Centrais de Atendimento da Justiça Eleitoral ficam no bairro de Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova (confira os endereços). 

Quem precisar se ausentar de compromissos para fazer o cadastramento biométrico pode solicitar uma certidão de comparecimento à Justiça Eleitoral com o objetivo de justificar eventual ausência ou atraso em seu trabalho.

Fique atento à documentação indispensável para fazer o cadastramento: um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. É necessário que o eleitor leve, ainda, o título de eleitor (se tiver) e o CPF (se tiver). 

Se for o caso da primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Além disso, os futuros eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento do cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em Belo Horizonte, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. 

No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, há uma garantia a mais para a identificação do eleitor.

Em alguns casos, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. 

Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...