Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR PIMENTEL FAZ SEU CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM BELO HORIZONTE


O governador Fernando Pimentel (PT) fez o seu cadastramento biométrico na manhã desta terça-feira, 10. “O projeto da biometria do eleitorado consolida o Brasil como a mais organizada democracia do mundo”, afirmou o governador. 

“Não tem outra igual, podemos ter orgulho disso”, destacou. Na ocasião, o governador acertou com o presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, apoio logístico do Executivo estadual para o incremento do recadastramento biométrico em Minas Gerais. 

Também o secretário da Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), Marco Antônio de Rezende Teixeira, fez o seu cadastramento biométrico, logo após o governador.

Mais de 22 mil eleitores belo-horizontinos já estão prontos para votarem em 2016 por meio da identificação biométrica de seus dados. A biometria chegou a Belo Horizonte em setembro e, desde então, eleitores de outras grandes cidades mineiras, como Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora, também cadastram os seus eleitores biometricamente.

Na Capital, o movimento nas Centrais tem aumentado: na segunda-feira, 9, 804 eleitores fizeram o cadastramento biométrico nas Centrais – número recorde até então. A tendência é que o movimento aumente quanto mais próximo do fechamento do cadastro de eleitores, na primeira semana de maio de 2016.

Todos os eleitores podem fazer o cadastramento biométrico, inclusive aqueles que têm o voto facultativo – jovens entre 16 e 17 anos. O eleitor pode agendar um dia e horário pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148). 

O horário de atendimento em Belo Horizonte é das 8h às 17h e as Centrais de Atendimento da Justiça Eleitoral ficam no bairro de Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova (confira os endereços). 

Quem precisar se ausentar de compromissos para fazer o cadastramento biométrico pode solicitar uma certidão de comparecimento à Justiça Eleitoral com o objetivo de justificar eventual ausência ou atraso em seu trabalho.

Fique atento à documentação indispensável para fazer o cadastramento: um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. É necessário que o eleitor leve, ainda, o título de eleitor (se tiver) e o CPF (se tiver). 

Se for o caso da primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Além disso, os futuros eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento do cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em Belo Horizonte, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. 

No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, há uma garantia a mais para a identificação do eleitor.

Em alguns casos, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. 

Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...