Pular para o conteúdo principal

MACAÉ EVARISTO PARTICIPA DO FÓRUM DA CONSPIRAÇÃO MINEIRA PELA EDUCAÇÃO

Secretária Macaé Evaristo participou do evento, que reuniu diretores de escolas estaduais e municipais para discutir possibilidades de melhorias na educação pública

Diretores de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros municípios, lideranças da Educação no Estado, empresários parceiros e formadores de opinião reuniram-se na última quarta-feira, 4, no III Fórum Especial da Conspiração Mineira pela Educação. 

O encontro, realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, foi promovido pela “Conspiração Mineira pela Educação”, movimento voluntário que articula educadores, poder público, empresas e fundações com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública no Estado, a fim de apresentar um balanço das atividades deste ano e as perspectivas, projetos em andamento e parcerias para 2016.

Presente da mesa de abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância da contribuição da Conspiração Mineira para educação pública no Estado. 

“Minas Gerais tem muitas especificidades e desigualdades educacionais, por isso iniciativas dessa natureza são muito importantes. Primeiro, porque mobiliza toda a sociedade para conhecer a realidade da educação no seu território; segundo, porque muitas pessoas trabalhando juntas, dialogando, conseguem encontrar melhores alternativas”, disse Macaé.

Para a secretária de Estado de Educação, a Conspiração tem apoiado muito gestores educacionais de escolas públicas, contribuindo para uma maior articulação entre os territórios e, ao mesmo tempo, trabalhando para que boas práticas possam ser replicadas. 

O presidente do movimento e da Fundação Pitágoras, Evando Neiva, acredita que nenhuma escola melhora sozinha, mas pode melhorar em conjunto com outras. 

“Esse é um dos lemas do movimento, que é uma oportunidade de unirmos as forças a favor da educação no país. Queremos cada vez mais fortalecer o programa e contar com a sociedade para atingirmos esse grande propósito”, relata Neiva.

No Fórum Especial foi apresentado um resumo do trabalho da Conspiração Mineira, que desenvolve uma agenda mensal em escolas públicas com o intuito de fortalecer a liderança do diretor e compartilhar boas práticas, por meio de palestras, confraternizações e outras atividades. Atualmente, a iniciativa atende a mais de mil escolas, beneficiando cerca de um milhão de alunos em dez regiões do estado.

Conspiração Mineira pela Educação
Com início em agosto de 2006, a Conspiração Mineira pela Educação tem como prerrogativa uma aliança intersetorial formada pela articulação do poder público, empresas e instituições sem fins lucrativos. 

As pessoas que integram a Conspiração Mineira pela Educação têm como propósito contribuir com a melhoria de educação pública de Minas Gerais, com ênfase na educação básica. 

O trabalho é focado em algumas temáticas como a cultura de paz no ambiente escolar, apoio à gestão escolar, motivação dos alunos e professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem e interação família e escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.