Pular para o conteúdo principal

MACAÉ EVARISTO PARTICIPA DO FÓRUM DA CONSPIRAÇÃO MINEIRA PELA EDUCAÇÃO

Secretária Macaé Evaristo participou do evento, que reuniu diretores de escolas estaduais e municipais para discutir possibilidades de melhorias na educação pública

Diretores de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros municípios, lideranças da Educação no Estado, empresários parceiros e formadores de opinião reuniram-se na última quarta-feira, 4, no III Fórum Especial da Conspiração Mineira pela Educação. 

O encontro, realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, foi promovido pela “Conspiração Mineira pela Educação”, movimento voluntário que articula educadores, poder público, empresas e fundações com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública no Estado, a fim de apresentar um balanço das atividades deste ano e as perspectivas, projetos em andamento e parcerias para 2016.

Presente da mesa de abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância da contribuição da Conspiração Mineira para educação pública no Estado. 

“Minas Gerais tem muitas especificidades e desigualdades educacionais, por isso iniciativas dessa natureza são muito importantes. Primeiro, porque mobiliza toda a sociedade para conhecer a realidade da educação no seu território; segundo, porque muitas pessoas trabalhando juntas, dialogando, conseguem encontrar melhores alternativas”, disse Macaé.

Para a secretária de Estado de Educação, a Conspiração tem apoiado muito gestores educacionais de escolas públicas, contribuindo para uma maior articulação entre os territórios e, ao mesmo tempo, trabalhando para que boas práticas possam ser replicadas. 

O presidente do movimento e da Fundação Pitágoras, Evando Neiva, acredita que nenhuma escola melhora sozinha, mas pode melhorar em conjunto com outras. 

“Esse é um dos lemas do movimento, que é uma oportunidade de unirmos as forças a favor da educação no país. Queremos cada vez mais fortalecer o programa e contar com a sociedade para atingirmos esse grande propósito”, relata Neiva.

No Fórum Especial foi apresentado um resumo do trabalho da Conspiração Mineira, que desenvolve uma agenda mensal em escolas públicas com o intuito de fortalecer a liderança do diretor e compartilhar boas práticas, por meio de palestras, confraternizações e outras atividades. Atualmente, a iniciativa atende a mais de mil escolas, beneficiando cerca de um milhão de alunos em dez regiões do estado.

Conspiração Mineira pela Educação
Com início em agosto de 2006, a Conspiração Mineira pela Educação tem como prerrogativa uma aliança intersetorial formada pela articulação do poder público, empresas e instituições sem fins lucrativos. 

As pessoas que integram a Conspiração Mineira pela Educação têm como propósito contribuir com a melhoria de educação pública de Minas Gerais, com ênfase na educação básica. 

O trabalho é focado em algumas temáticas como a cultura de paz no ambiente escolar, apoio à gestão escolar, motivação dos alunos e professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem e interação família e escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...