segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MACAÉ EVARISTO PARTICIPA DO FÓRUM DA CONSPIRAÇÃO MINEIRA PELA EDUCAÇÃO

Secretária Macaé Evaristo participou do evento, que reuniu diretores de escolas estaduais e municipais para discutir possibilidades de melhorias na educação pública

Diretores de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros municípios, lideranças da Educação no Estado, empresários parceiros e formadores de opinião reuniram-se na última quarta-feira, 4, no III Fórum Especial da Conspiração Mineira pela Educação. 

O encontro, realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, foi promovido pela “Conspiração Mineira pela Educação”, movimento voluntário que articula educadores, poder público, empresas e fundações com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública no Estado, a fim de apresentar um balanço das atividades deste ano e as perspectivas, projetos em andamento e parcerias para 2016.

Presente da mesa de abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância da contribuição da Conspiração Mineira para educação pública no Estado. 

“Minas Gerais tem muitas especificidades e desigualdades educacionais, por isso iniciativas dessa natureza são muito importantes. Primeiro, porque mobiliza toda a sociedade para conhecer a realidade da educação no seu território; segundo, porque muitas pessoas trabalhando juntas, dialogando, conseguem encontrar melhores alternativas”, disse Macaé.

Para a secretária de Estado de Educação, a Conspiração tem apoiado muito gestores educacionais de escolas públicas, contribuindo para uma maior articulação entre os territórios e, ao mesmo tempo, trabalhando para que boas práticas possam ser replicadas. 

O presidente do movimento e da Fundação Pitágoras, Evando Neiva, acredita que nenhuma escola melhora sozinha, mas pode melhorar em conjunto com outras. 

“Esse é um dos lemas do movimento, que é uma oportunidade de unirmos as forças a favor da educação no país. Queremos cada vez mais fortalecer o programa e contar com a sociedade para atingirmos esse grande propósito”, relata Neiva.

No Fórum Especial foi apresentado um resumo do trabalho da Conspiração Mineira, que desenvolve uma agenda mensal em escolas públicas com o intuito de fortalecer a liderança do diretor e compartilhar boas práticas, por meio de palestras, confraternizações e outras atividades. Atualmente, a iniciativa atende a mais de mil escolas, beneficiando cerca de um milhão de alunos em dez regiões do estado.

Conspiração Mineira pela Educação
Com início em agosto de 2006, a Conspiração Mineira pela Educação tem como prerrogativa uma aliança intersetorial formada pela articulação do poder público, empresas e instituições sem fins lucrativos. 

As pessoas que integram a Conspiração Mineira pela Educação têm como propósito contribuir com a melhoria de educação pública de Minas Gerais, com ênfase na educação básica. 

O trabalho é focado em algumas temáticas como a cultura de paz no ambiente escolar, apoio à gestão escolar, motivação dos alunos e professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem e interação família e escola.

Nenhum comentário: