Movimento tem objetivo de mostrar que não é preciso se encaixar em um padrão. Ato também marca ação contra a discriminação, o racismo e o preconceito
Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil, também chamado de Novembro Negro. Muitas atividades estão sendo realizadas em várias partes do País e em lugares que antes a data passava por despercebida. Em Lavras, não vai ser diferente.
Repetindo o sucesso do ano passado, no próximo dia 28 de novembro, às 15h, na Praça Doutor Augusto Silva, ocorrerá o 2º Encontro do Orgulho Crespo.
De acordo com os organizadores, o objetivo é encrespar homens e mulheres, ressignificando o termo crespo.
"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negr@ e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a chamada para o evento.
O estudante de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta do Cria Lavras, Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu é um dos organizadores do evento.
Durante o primeiro evento, outros estudantes da UFLA também participaram: Clara Mitre e Leticia Nara fizeram os registros, Marcos Diniz e Lorrayne Gabriele ajudaram na narração, e Fernanda Senna no som.
No passado, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, que participaram de oficinas de trança raiz, turbantes, pinturas, além de muita música e ativismo. Para os organizadores do evento, é importante celebrar este momento e levar ao conhecimento das pessoas toda a diversidade e identidade dos povos de raízes afrodescendente.
"As ruas são para dançar, conversar, olhar no olho, viver. Por isso contamos com a presença de vocês. A ideia é nos reunirmos e fazer uma troca de vivencias e ocupar os espaços com nossa negritude!", ressaltam os organizadores.
Novembro Negro
O 2º Encontro do Orgulho Crespo fecha o calendário alusivo ao Novembro Negro em Lavras. A programação tem início no dia 17, com o evento "UFLA Negra, Negra?", às 11h, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Lavras. Às 13h, haverá manifestação cultural no canteiro central da instituição.
Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra em Lavras:
17/11
11h: DCE - UFLA Negra, Negra?
13h: Manifestação cultural no canteiro central
21h: TEATRO DARLUZ - Anfiteatro do DCH
18/11
19h: Vídeo-debate “Negritude em Foco”, na Escola Cooperativa Gralha Azul - (GEDIM)
19/11
19h: Oficina identidade, na Escola Cooperativa Gralha Azul - Pensamento Legal
20/11- Marcha Afro:- Povo negro: raiz da liberdade
17h: oficina de cartazes, Praça Augusto Silva
18h: povo na rua!
20h: Cultural Afro na Casa da Cultura
21/11- Ocupa, Negritude! - SELT, das 14h às 20h
Maracatu
Capoeira
Hiphop
Escola de Samba Nova Lavras
Oficinas
22/11 - Batalha de MCs - 20h
Praça Dr. Augusto Silva
25/11 - Cine debate - Sem Pena - 15h30min
Auditório do Departamento de Educação (DED) da UFLA
28/11 - 2º Encontro do Orgulho Crespo - 15h
Praça Dr. Augusto Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário