Pular para o conteúdo principal

ORGULHO CRESPO: CULTURA E IDENTIDADE AFRODESCENDENTE NA PRAÇA DE LAVRAS

Movimento tem objetivo de mostrar que não é preciso se encaixar em um padrão. Ato também marca ação contra a discriminação, o racismo e o preconceito


Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil, também chamado de Novembro Negro. Muitas atividades estão sendo realizadas em várias partes do País e em lugares que antes a data passava por despercebida. Em Lavras, não vai ser diferente.

Repetindo o sucesso do ano passado, no próximo dia 28 de novembro, às 15h, na Praça Doutor Augusto Silva, ocorrerá o 2º Encontro do Orgulho Crespo.

De acordo com os organizadores, o objetivo é encrespar homens e mulheres, ressignificando o termo crespo.

"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negr@ e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a chamada para o evento.

O estudante de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta do Cria Lavras, Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu é um dos organizadores do evento. 

Durante o primeiro evento, outros estudantes da UFLA também participaram: Clara Mitre e Leticia Nara fizeram os registros, Marcos Diniz e Lorrayne Gabriele ajudaram na narração, e Fernanda Senna no som.

No passado, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, que participaram de oficinas de trança raiz, turbantes, pinturas, além de muita música e ativismo. Para os organizadores do evento, é importante celebrar este momento e levar ao conhecimento das pessoas toda a diversidade e identidade dos povos de raízes afrodescendente.

"As ruas são para dançar, conversar, olhar no olho, viver. Por isso contamos com a presença de vocês. A ideia é nos reunirmos e fazer uma troca de vivencias e ocupar os espaços com nossa negritude!", ressaltam os organizadores.

Novembro Negro
O 2º Encontro do Orgulho Crespo fecha o calendário alusivo ao Novembro Negro em Lavras. A programação tem início no dia 17, com o evento "UFLA Negra, Negra?", às 11h, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Lavras. Às 13h, haverá manifestação cultural no canteiro central da instituição.

Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra em Lavras:
17/11
11h: DCE  - UFLA Negra, Negra?
13h: Manifestação cultural no canteiro central
21h: TEATRO DARLUZ - Anfiteatro do DCH

18/11
19h: Vídeo-debate “Negritude em Foco”, na Escola Cooperativa Gralha Azul - (GEDIM)

19/11
19h: Oficina identidade, na Escola Cooperativa Gralha Azul - Pensamento Legal

20/11- Marcha Afro:- Povo negro: raiz da liberdade
17h: oficina de cartazes, Praça Augusto Silva
18h: povo na rua!
20h: Cultural Afro na Casa da Cultura

21/11- Ocupa, Negritude! - SELT, das 14h às 20h
Maracatu
Capoeira
Hiphop
Escola de Samba Nova Lavras
Oficinas

22/11 - Batalha de MCs - 20h
Praça Dr. Augusto Silva

25/11 - Cine debate - Sem Pena - 15h30min
Auditório do Departamento de Educação (DED) da UFLA

28/11 - 2º Encontro do Orgulho Crespo - 15h
Praça Dr. Augusto Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...