Pular para o conteúdo principal

PRIORIDADE É ABASTECIMENTO PARA POPULAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES

Em Governador Valadares, Pimentel também defendeu projeto de lei que trata da revisão da legislação ambiental em Minas Gerais e disse que modelo atual é “antiquado” e não evita tragédias


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), sobrevoou, nesta quarta-feira, 11, o rio Doce na região de Governador Valadares, atingido pelos rejeitos das barragens Santarém e Fundão, e também acompanhou os trabalhos das equipes que monitoram a situação no local.

Em entrevista coletiva à imprensa, o governador afirmou que o governo de Minas Gerais está trabalhando neste momento para garantir o abastecimento emergencial de água para as cidades atingidas pelos rejeitos, sendo Governador Valadares a mais prejudicada.

“Sobrevoamos o Rio Doce, vi a extensão, a gravidade do problema. Então vamos tratar disso com prioridade máxima”, afirmou. 

“Estamos deslocando para cá caminhões-pipa da Copasa. Eu vou deslocar também uma equipe técnica para ajudar na elaboração de um projeto emergencial para os próximos dias, porque nós não podemos ficar só com caminhão-pipa, tem de haver captação emergencial nos mananciais mais próximos. Já estamos examinando isso”, completou.

Pimentel ressaltou que a empresa Samarco está sendo acionada para resolver a situação das cidades da região do rio Doce. “A empresa Samarco, que é a responsável pela tragédia, está sendo mobilizada. Eles têm de estender mais os esforços para atender a região”, ressaltou.

Além do abastecimento de água, o governador também destacou outras ações do Estado para auxiliar a região. Uma delas é a presença em Governador Valadares do major Arnaldo Affonso, da Defesa Civil, que estará de forma permanente acompanhando a situação e tomando as providências necessárias. 

“Estamos mobilizados, consternados com essa situação. Ainda estamos localizando desaparecidos em Mariana, com um trabalho intenso de busca dos Bombeiros. Os desabrigados já estão alojados e agora nossa maior preocupação é com a questão do rio Doce e com a água para as populações ribeirinhas e das cidades”, destacou.

Fernando Pimentel destacou ainda que as autoridades, entre elas a presidenta Dilma Rousseff (PT), também estão atentas à situação. “Recebi telefonema da presidenta Dilma extremamente preocupada. Ela pediu que eu levasse sua solidariedade à população de Valadares, de toda a região do Rio Doce, e garantiu que o governo federal também está mobilizado”, afirmou. 

Ainda durante a coletiva, o governador ressaltou que se reunirá com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que está em Mariana, e com a direção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para tratar de soluções para o rio Doce. 

Pimentel destacou que já há uma melhora no grau de turbidez das águas, o que aumenta a esperança de que “em algum tempo seja possível captar novamente a água do rio”.

Legislação ambiental
Pimentel salientou a importância do projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que revê a legislação ambiental no Estado. Segundo o governador, o objetivo da proposta é aperfeiçoar a lei, de forma que o Estado possa exigir projetos técnicos adequados, bem elaborados e monitorados, evitando problemas como a tragédia da última quinta-feira. 

Para o governador, a legislação atual se limita a aplicar multas e relega a segundo plano o que seria o mais importante: a boa gestão das questões ambientais.

“A legislação ambiental do Estado é antiquada e não resolve os problemas. Ela simplesmente impõe multas e penalidades e não faz o que é necessário. Não queremos fiscal multando sem nenhum efeito e barragem se rompendo porque não havia um planejamento e um projeto adequados. Então, isso nós vamos rever”, disse.

O governador esclareceu que outra meta do projeto é reduzir a burocracia atual em relação aos processos de licenciamento ambiental de forma geral. 

“Para se ter uma ideia de quanto isso é necessário, basta dizer os processos de licenciamento das duas barragens que romperam estavam há dois anos parados na Secretaria de Meio Ambiente. Então, é necessário reduzir os prazos, e não as exigências. É disso que trata o projeto”, frisou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...