Pular para o conteúdo principal

RESGATANDO VIDAS


O campus de Machado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Associação Resgatando Vidas firmaram uma nova parceria que prevê o uso comum do Instituto Brasileiro do Café (IBC) entre a entidade filantrópica e a instituição de ensino.

 Criada em março de 2012 pelo Poder Judiciário, a associação atua em projetos sociais de apoio a criança e ao adolescente do município.

O IBC, antigo sindicato rural, pertencente ao campus, passou por uma ampla reforma custeada pelo próprio projeto social, com o apoio de várias empresas e de voluntários.

 A nova sede abrigará mais de 60 jovens que participam de oficinas de artesanato, música, dança e mecânica; praticam esporte e recebem lanche. O local foi limpo e passou por reformas no jardim, parte hidráulica, rede elétrica, pintura geral interna, das grades e envernizamento de portas.

 O prédio conta com hall de entrada, anfiteatro, dois banheiros, uma cozinha, seis salas, almoxarifado e área de convivência externa. As obras vem sendo feitas há mais de um mês, por cerca de 20 voluntários, divididos entre profissionais da cidade, além da ajuda dos próprios jovens do projeto.

O eletricista Fábio dos Reis Rodrigues é um dos voluntários. Ele disse que recebeu o convite para participar e não hesitou.

“É uma satisfação estar envolvido no Resgatando Vidas e poder ajudar. É um prazer, porque através das ações, os jovens estão sendo recuperados, além da importância do trabalho missionário para a igreja, que é estar envolvido em toda e qualquer atividade”, disse.

Segundo a vice-presidenta da Associação, Sara Felix Costa Lima, “a parceria com o instituto federal foi um presente do céus, pois, apesar do trabalho existir há quatro anos, não possuíam um local fixo no qual pudessem desenvolver as atividades. Hoje atendemos dezenas de jovens, entre meninos e meninas, e a demanda tem crescido”.

Sara destacou a importância das doações recebidas para a obra. "Os materiais foram doados por empresas parceiras e a mão de obra não teve custo. Nossa expectativa é sermos referência no atendimento ao adolescente na cidade e temos nos empenhado muito para isso. Com o novo local, vamos aumentar nossos cursos, preparando ainda mais nossos jovens”.

Para o diretor geral do instituto federal, campus de Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, a parceria com o Resgatando Vidas é mais um dos muitos trabalhos do IF, que trazem benefícios diretos à cidade.

“Com isso, revitalizamos o local e garantimos que muitos jovens continuem sendo preparados profissionalmente, além da prática cultural e esportiva. É mais uma ação que estreita os laços do campus Machado com a comunidade machadense”. As atividades contam, ainda, com o apoio de equipe de monitores e o suporte religioso dos pastores Hugo Felix Costa e Samuel Costa Lima. 
com Diêgo Souza - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.