Evento vai reunir diversas atividades que envolvem cabelo, identidade e representatividade em Lavras
Primeiro encontro reuniu mais de 200 pessoas na Praça Doutor Augusto Silva |
No último dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Consciência Negra. A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695.
Em 2003, foi sancionada a Lei 10.639/03 que estabeleceu o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar brasileiro. Já em 2011, a Lei Nº 12.519 instituiu a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Uma cerimônia realizada no último dia 16, no Museu da República, em Brasília, marcou a abertura da Semana Nacional da Consciência Negra.
O evento, organizado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, teve por objetivo promover a igualdade racial em todo o país e combater todas as formas de racismo e discriminação racial.
A campanha “Novembro pela Igualdade Racial”, lançada durante a abertura do evento, busca mostrar que o negro deve ser protagonista de sua história, e não deve se intimidar ou se diminuir devido aos ataques racistas.
Com o slogan “Lugar do Negro”, a campanha mostra que o lugar do negro é em todo e qualquer lugar que ele queira. Durante todo o mês de novembro são realizadas atividades culturais, debates, reuniões e encontros destinados a promover a igualdade racial, divulgação da identidade afrodescendente e reflexões sobre o racismo.
Na cidade de Lavras, no Sul de Minas, o “Novembro Negro” conta com uma programação envolvendo cine e vídeo debate, atividades culturais como apresentações de grupos de Maracatu, Capoeira, Hip-Hop e Escola de Samba do Bairro Nova Lavras, além de atos em defesa da diversidade racial, afirmação e identidade, como a “Marcha Afro – Povo Negro: Raiz da Liberdade”, realizada no dia 20 de novembro, data que celebra o Dia da Consciência e Dia Nacional de Zumbi de Palmares.
A ação realizada na Praça Doutor Augusto Silva, contou com a realização de oficina de cartazes, mobilização e se encerrou com um ato cultural na Casa da Cultura da cidade. A programação do “Novembro Negro” em Lavras se encerra com o 2º Encontro do Orgulho Crespo.
O evento será realizado no próximo dia 28 de novembro, às 15h, na Praça Doutor Augusto Silva, na região central da cidade.
No primeiro evento do Orgulho Crespo, realizado em setembro deste ano, aproximadamente 200 pessoas compareceram na Praça Doutor Augusto Silva.Também foi um movimento contra a discriminação, o racismo e o preconceito.
"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negro(a) e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a organização do evento.
Este segundo encontro promete ser ainda mais forte. A programação inclui oficinas de turbantes, tranças, pintura facial, maquiagem para pele negra e feira de troca.
Além disso, o evento contará com a presença do Coletivo Na Raça, de Belo Horizonte. Com trajetórias diferenciadas e de diferentes localidades da capital mineira e Região Metropolitana, os jovens do coletivo se encontraram, inicialmente, ao longo de um curso de produção cultural e perceberam que tinham interesses em comum, trajetórias de vida semelhantes e já circularam pelos territórios onde residiam os outros colegas.
A experiência influenciou o grupo a criar uma estrutura que fosse replicável para outras comunidades e iniciou-se o processo de construção do Coletivo Na Raça. Depois de algum tempo outros jovens de diversas áreas também se juntaram ao grupo.
E atividades culturais também não irão faltar no 2º Encontro do Orgulho Crespo de Lavras. Haverá um Sarau abrangendo um pouco da cultura africana e afro-brasileira na voz da contadora de histórias Magna Oliveira, de Belo Horizonte.
Magna é candidata a Miss Minas Gerais Plus Size Sênior 2015, além de atuar como modelo de várias marcas de moda afro-brasileira. Também é mestre de cerimônias da Feira Ébano, uma das maiores da capital mineira. Após, haverá apresentações artísticas e culturais.
O 2º Encontro do Orgulho Crespo de Lavras conta com organização de Cleyson Duarte (Zulu), Isadora Oliveira, Laissa Ferreira, Pablo Diego e Sebastião Filho.
O evento conta com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEC) e de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais (PRAECC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Projeto CRIA Lavras, Ecomed Serviços Médicos, Espaço Hair Lavras, Sankofa Turbantes e Acessórios e Salão de Beleza Fio & Face.
Confira a programação completa:
•15h - Oficinas:
Turbantes: Sankofa Turbantes e Acessórios - Alfenas
Tranças: Janine Souza - CRIA LAVRAS
Pintura Facial: Zulu Cleyson e Systera Sys - Lavras
Maquiagem em pele negra: Salão de Beleza Fio & Face - Lavras
Troca de Vivências: Coletivo NaRaça - BH
Feira de trocas
Sarau: Um pouco da história da cultura africana e afro-brasileira na voz da contadora de histórias Magna Oliveira – BH
•16h - Desfile das oficinas – “Mundo Negro”
Apresentações:
•17h - Início das apresentações: Hip-hop
•17h30 - Capoeira – (Grupo Capoeirart – Lavras)
•18h - Binho Sebá (MPB)
•18h30 - Patrick e Aline (MPB, soul, Reggae e Jazz)
•19h10 - Ziriguidum (Samba, MPB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário