Pular para o conteúdo principal

UFLA E UNICAMP AVANÇAM NA COLABORAÇÃO PARA PESQUISAS COM VEÍCULOS INTELIGENTES

Ao lado do veículo VILMA, da esq. p/ a dir.: Janito Vaqueiro Ferreira (Unicamp), Olmer Garcia (Unicamp) e Giovani Bernardes Vitor (UFLA)

A busca por soluções para a segurança no trânsito inclui pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, veículos autônomos e conectados, tanto no cenário internacional como nacional. 

Um carro inteligente, capaz de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor, pode representar a diminução da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo.  

Pautados nos significativos avanços promovidos por grupos de pesquisa internacionais nessa área, o Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras (LMT/UFLA) e o Laboratório de Mobilidade Autônoma da Universidade Estadual de Campinas (LMA/Unicamp) estão intensificando as colaborações em prol do avanço do conhecimento científico e tecnológico também no Brasil.

Na semana passada, o professor visitante na UFLA Giovani Bernardes Vitor (Bolsista Jovem Talento BJT – Capes), que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), esteve na Unicamp, participou de reuniões e contribuiu para os avanços na pesquisa com a plataforma veicular robótica VILMA (Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma).  

Como resultado da colaboração, pela primeira vez o veículo VILMA realizou ensaios dentro do câmpus da Unicamp, chegando a atingir a velocidade de 60km/h em modo autônomo, utilizando um sistema de controle baseado no sensor. 

Vale observar que sensores de baixo custo foram utilizados. “Isso demonstra a real contribuição dos grupos de pesquisa em prol de um objetivo único – a segurança no trânsito e o desenvolvimento nacional”, explica o professor Giovani.

Próximos passos
Nas reuniões realizadas, foram discutidos meios de intensificar as colaborações. Um projeto de mestrado com o tema “Planejamento de caminhos em tempo real para veículos autônomos”, será desenvolvido sob a orientação do professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/Unicamp) e coorientação do professor Giovani Bernardes Vitor. 

Além disso, foi discutida também a realização de um workshop em veículos inteligentes, evento que será sediado pela UFLA, vislumbrando a possibilidade de demonstrações do VILMA no câmpus da Universidade.

Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Unicamp
O LMA iniciou suas atividades em meados de 2007 sob a direção do professor Douglas Eduardo Zampieri (FEM/UNICAMP) e colaboração direta do professor Arthur de Miranda Neto (DEG/UFLA), quando ainda era doutorando e oficial do Exército Brasileiro. 

Um projeto aprovado permitiu estabelecer a base do LMA com um aporte de recursos de R$ 500 mil  do Ministério da Defesa e da Capes. Em 2009, professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/UNICAMP) assumiu o LMA, trazendo significativas contribuições para o que hoje o laboratório representa: conseguiu com a Fiat um veículo (que foi automatizado na própria FEM/Unicamp) e estruturou espaço de 60m2   com recursos de seus projetos. 

Ainda com a participação do professor Arthur, enquanto pesquisador colaborador na FEM/Unicamp, outros três projetos Capes foram submetidos e aprovados no contexto do LMA/Unicamp, permitindo a aquisição de material e manutenção de bolsas no exterior.

Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da UFLA
O LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor Arthur de Miranda Neto, do curso de Engenharia de Controle e Automação (DEG/UFLA), elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité), da França. 

No Brasil, o projeto conta com a colaboração de membros do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), além do próprio LMA/Unicamp.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.