Pular para o conteúdo principal

CODEMIG VAI INVESTIR CERCA DE R$10 MILHÕES EM TREM TURÍSTICO-CULTURAL

Objetivo é reproduzir em Poços de Caldas o sucesso da Maria Fumaça que circula entre São João del-Rei e Tiradentes

Antiga Estação Ferroviária de Poços. Prédio é um bem cultural tombado do município

O valor estimado do aporte da Codemig é de R$ 10 milhões. Como contrapartida, os projetos executivos vão ficar a cargo do município, que também busca captar mais recursos junto ao Estado e à União.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) já fez o estudo de viabilidade técnica para a instalação do equipamento após visitar a cidade em 2014. 

A ideia é explorar o turismo de paisagem e o dos aficionados por trens, que movimenta um público crescente, não só no Brasil como nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania, para reproduzir o sucesso da linha que circula entre São João del-Rei e Tiradentes.

Dados de pesquisas realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) demonstram que o número de passageiros na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes aumentou 7,2% entre os anos de 2013 e 2014. 

“Acreditamos que em Poços de Caldas o sucesso vá se repetir”, frisa o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa (PCdoB).

“A retomada do trem resgata a história da região e propicia que os jovens e as crianças tenham essa vivência. Além disso, como atrativo turístico é um grande investimento que vai movimentar ainda mais o turismo na cidade, gerando também emprego e renda”, acrescenta o secretário.

O projeto envolve a reconstrução da Estação de Poços de Caldas e do trecho ferroviário (com recolocação dos trilhos), a fim de permitir que a Maria Fumaça volte a funcionar, operada pela ABPF, que já dispõe do equipamento e da expertise necessários. 

O trajeto vai partir da Estação Ferroviária e chegar até um ponto a ser definido. O município já teve um trem turístico no passado, com um passeio entre Poços de Caldas e Águas da Prata, no interior de São Paulo. Esse trem fazia o trajeto de 33 quilômetros entre as duas cidades durante os anos 1980 e início dos anos 1990, quando encerrou as atividades. 

Parte do trecho ainda funciona, mas só para o transporte de minério. O trem sai de Poços de Caldas e segue até a cidade de Alumínio, no interior de São Paulo.

Potencial turístico
O trem de Poços de Caldas está situado no meio da maior concentração de trens turísticos do Brasil, com 11 ao seu redor, sendo o mais próximo a 164 quilômetros (Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, SP) e o mais distante a 470 quilômetros (Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro). Essa concentração favorece a programação de pacotes turísticos específicos.

Na região também existe a demanda significativa de turismo pedagógico, composto de grupos organizados de excursionistas e turistas que vão a negócios ou a passeio a Poços de Caldas. Destaca-se também o turismo da terceira idade, atraído não só pelas famosas águas terapêuticas da cidade, mas também pela agenda de eventos permanentes.

“Poços de Caldas ainda oferece muitos outros atrativos, como o turismo ecológico, cultural, de aventura e esportes radicais. Uma de suas atrações naturais é a Serra de São Domingos, com 1.686 metros de altitude. Além do contato com a natureza, o local oferece passeio de teleférico, visita ao Cristo Redentor, que tem 16 metros de altura, e, para quem gosta de emoção, uma pista para salto de asa-delta. É uma cidade que atrai turistas de todos os gostos”, ressalta Mário Henrique Caixa.

Paralelamente ao trem, podem ser desenvolvidas manifestações culturais, como apresentações de corais e grupos de teatro, já que a própria estação oferece espaço condizente com esse tipo de atividade.

Estações históricas
A Estação de Poços de Caldas foi inaugurada em 1886 pelo Imperador Dom Pedro II, com o nome de Caldas, impulsionando o desenvolvimento e o turismo na cidade. Em 1930, teve seu corpo central demolido, sendo construída a edificação atual, composta por quatro blocos: um para a plataforma de embarque, outro para administração e serviços e os demais para armazéns, mantendo ainda alguns elementos originais.

Atualmente abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro de Informações Turísticas, o Circuito Caminhos Gerais. Trata-se de imóvel tombado pela Lei Municipal 5.376, de 1993.

Por sua vez, a estação de Bauxita foi aberta pela Companhia Mogiana em 1943, com a finalidade expressa de atender às minas de bauxita e minério de alumínio da região. A linha entre as duas estações (Poços de Caldas-Bauxita) tinha 9,3 quilômetros e funcionou como transporte de passageiros até o ano de 1976.

Quem fizer o passeio poderá se deparar com cenários como os pilares da Mogiana, feitos de ferro, que pertenciam à linha original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/