Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÕES SE UNEM SOB UMA MESMA MARCA

Empresas de Carmópolis de Minas buscam novo posicionamento no mercado da moda


Em Carmópolis de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, empresários do setor de confecção se uniram em torno de uma mesma marca coletiva, que apresenta ao mercado um novo posicionamento do setor. 

É a União das Indústrias de Confecção de Carmópolis de Minas (Unica), que reúne 14 empresas do município, todas de micro e pequeno porte e 95% geridas por mulheres. “A marca traduz o desejo de melhoria do grupo, que busca a profissionalização para se tornar mais sustentável e competitivo”, explica Glaucya Vale, analista do Sebrae Minas.

As confecções fabricam moda casual, com exceção de uma empresa especializada em moda PET. Os trabalhos do Sebrae Minas com o grupo começaram há três anos, com uma capacitação voltada para fortalecer a cultura da cooperação entre as empresas. 

À época, alguns empresários participaram também de uma missão de benchmarking promovida pelo Sebrae ao polo de confecção de moda íntima de Juruaia, no Sul do estado.

Em meados de 2014, os trabalhos com o grupo foram reunidos no projeto Desenvolvimento das Confecções de Carmópolis de Minas. 

“O objetivo geral é ampliar a participação das empresas na cadeia de fornecimento da indústria da moda no Brasil”, informa Glaucya. O projeto inclui ações de capacitação em gestão focadas em marketing, finanças, eficiência produtiva, qualidade, design, entre outras. 

“Também estimulamos a aproximação das empresas com outros agentes da cadeia, como fornecedores e clientes”, completa a analista.

No último ano, as empresas participaram de capacitações nas áreas de desenvolvimento de coleções, finanças, aprimoramento tecnológico de processos produtivos, fortalecimento da governança, além de uma missão para o maior evento de moda do estado, o Minas Trend 2015 (Inverno 2016). 

“Compartilhamos conhecimentos e experiências para, em conjunto, melhorarmos a qualidade do parque fabril do município, tornando o polo referência em confecção no cenário nacional”, avalia Glaucya Vale.

Apesar de a associação das empresas ainda ser informal, os empresários já sentem os benefícios da integração. É o caso de Maria do Carmo Vasconcelos Leite, 50 anos, sócia-proprietária da Nemir Rabelo, uma das confecções pioneiras no município. Inaugurada há 25 anos, a empresa é especializada em moda feminina casual, e fornece para lojistas, principalmente da Grande BH.

Atualmente, a empresa tem três costureiras e uma produção mensal de 800 peças. “Quero dobrar este volume em 2016, e para isso vou contratar mais quatro costureiras já no início do ano”, antecipa a empresária. O ânimo, segundo ela, veio com as capacitações. 

“O Sebrae me incentivou e eu acreditei que tenho possibilidade de crescer”, diz Maria do Carmo. Ao longo deste ano, a empresária investiu na revitalização da marca e no marketing pelas mídias sociais.  “Já percebi um aumento da demanda e por isso contratamos um representante para expandir nossa carteira de clientes no interior do estado”, diz.

O projeto do Sebrae Minas está previsto até 2018, com ações voltadas para o fortalecimento do grupo, design, gestão e melhoria nos canais de distribuição, entre outras. A Associação Comercial e Industrial de Carmópolis de Minas (Ascincar), Federaminas e Sicoob são parceiros na iniciativa.
por Aline de Freitas - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

TCE MULTA GESTORES DA PREFEITURA DE PERDÕES POR ILEGALIDADE EM CONTRATO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão desta terça-feira (21/10), condenou os gestores da Prefeitura de Perdões à multa individual de R$3 mil pela irregularidade no contrato que previa a construção de parte da Escola Municipal Joaquim Camilo Mendes , na Comunidade rural dos Machados . O denunciante (Denúncia n. 1167029) delatou que, em regime de empreitada , foi contratado em 2022 pela Prefeitura de Perdões para construção de quatro salas de aula na comunidade de Machados. Todavia, ainda no curso do contrato, a empresa foi comunicada sobre a paralisação da obra, ainda não concluída, com a justificativa de evitar danos financeiros ao município e à própria empresa. Além disso, acusou a prefeitura de iniciar outra concorrência para executar a parcela de itens pendentes daquele contrato, onde ficou evidente a total identidade de itens na planilha orçamentária do novo procedimento licitatório. Para o denunciante, houve uma tentativa da prefeitur...