Pular para o conteúdo principal

PAPAI NOEL ESTÁ MAIS PERTO DO QUE SE IMAGINA

Em Andradas, Sul de Minas, empreendedor lança ferramenta lúdica para interagir com as crianças


Papai Noel, quem diria, vai usar as novas mídias como aliadas neste Natal. Ele está lançando mão do Youtube e do Whatsapp para estar mais próximo das crianças, enviando a elas mensagens personalizadas. 

A inovação foi pensada por um empreendedor de Andradas, cidade do Sul de Minas Gerais a cerca de 480 quilômetros de Belo Horizonte. É Benedito Domingos, 48 anos, metade deles dedicados a incorporar o papel do bom velhinho. 

“Estamos apostando nessa nova ferramenta lúdica, de interação com a criança”, conta Domingos, que tem a expectativa de gravar cerca de 500 vídeos neste Natal.

Técnico em segurança do trabalho, Benedito tem uma empresa de treinamento de bombeiros civis. Entretanto, nos meses que antecedem o Natal, a atividade como Papai Noel consome boa parte da agenda do empreendedor. Os anos dedicados ao personagem motivaram Benedito a mobilizar outros colegas. “Em agosto, organizei um evento de capacitação que reuniu 25 papais e mamães Noel, de várias partes do Brasil, com palestras sobre receptividade, postura e até curso de libras para melhorar a comunicação com crianças especiais”, conta.

Para aprimorar ainda mais seu comportamento empreendedor, Benedito participou, em novembro, do Empretec, seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. 

“No curso somos desafiados a descobrir oportunidades e desenvolver a inovação em nosso dia a dia”, explica. “Daí comecei a pensar em alternativas para estruturar um novo negócio alinhado ao Natal”, completa.

Nas conversas com o colega do Empretec Romeu Zampieri, especialista em mídia visual, surgiu a ideia de produzir vídeos direcionados às crianças. Neles, Benedito, com a orientação dos pais, vai gravar mensagens para os pequenos. 

“Vou elogiar o que eles fizeram de bom ao longo do ano, mas também chamar a atenção para pontos que podem melhorar, por exemplo, estudar mais matemática, não brigar com o irmãozinho ou comer alface”, exemplifica.

Benedito também planeja organizar uma associação de profissionais que se dedicam aos trabalhos temporários como personagens natalinos, “para melhorar as condições de trabalho” da categoria. “Alguns chegam a trabalhar até 12 horas por dia nesse período, e em condições inadequadas”, frisa.

Histórias de Natal
Benedito Domingos começou a incorporar o Papai Noel em uma brincadeira, na década de 1990. “Um vizinho me pediu para vestir a roupa e entregar os presentes para os filhos dele. Depois disso não parei mais”, lembra. 

Desde então, Benedito trabalhou como Papai Noel em loja de departamento e dedicou mais de oito anos a uma parceria com os Correios para receber e responder cartas enviadas pelas crianças. Hoje ele trabalha principalmente em eventos empresariais, que começam em meados de novembro e tomam sua agenda até o dia do Natal.

Pai de três filhos, todos adultos, Benedito tem orgulho do ofício que não só o ajudou a complementar a renda da família ao longo dos últimos 24 anos, mas que, segundo ele, trouxe novos significados para sua vida. “Vivi momentos felizes e tristes, e situações inusitadas”, conta.

Ele lembra que, em 2001, recebeu a carta de uma menina que agradecia ao Papai Noel o presente ganho. No texto, ela contava que tinha uma doença respiratória grave e que precisava de um milagre. 

Benedito se vestiu de Papai Noel e, junto com um religioso, visitou a criança. Sete anos depois ele teve uma grata surpresa. 

“Coincidência ou milagre, chamem como quiser, mas a carta que eu apadrinhei em 2008 foi justamente daquela menina, agradecendo ao Papai Noel por estar curada”, relata.

Benedito Bernardes Domingos
www.mensagensdopapainoel.com.br
papainoelsulmineiro@hotmail.com
35 99833-2245 (WhatsApp)

por Aline de Freitas - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...