Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL RECEBE MEDALHA DE MÉRITO DA DEFESA CIVIL E EXALTA TRABALHO DE RESGATE EM MARIANA

Comenda teve como orador o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que destacou o trabalho conjunto entre estados e União


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), enalteceu, na tarde desta segunda-feira, 21, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, durante a entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil, o trabalho dos militares, agentes públicos e voluntários que se empenharam para minimizar os danos causados após o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na região Central de Minas Gerais. 

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, foi o orador da cerimônia.

Agraciado com a comenda, Pimentel afirmou ter ficado “muito gratificado por receber uma medalha concedida por esses que são de fato quem dão sustentação de primeira hora, em qualquer situação. Eu fui testemunha, já que no dia seguinte da tragédia fui a Mariana e pude testemunhar o que estava sendo feito lá", afirmou.

Fernando Pimentel relembrou a chegada dos primeiros militares ao local da tragédia para atuar no socorro às famílias atingidas. 

"Embora motivado por uma coisa extremamente grave, é um conforto para nós compartilhar com tanta gente boa e solidária, com tanta gente que se dispõe a arriscar a própria vida para salvar a vida do próximo, do semelhante. Isso por si só vale a homenagem, vale a medalha”, discursou o governador.

O ministro Gilberto Occhi também destacou as ações da Defesa Civil mineira e defendeu a unificação dos trabalhos com o Governo Federal para garantir ainda mais a preparação dos órgãos de defesa civil no país. 

“Entendo que, quanto mais fortes estivermos, fortalecidos, integrados, com um relacionamento cada vez mais próximo e mais capacitados, tanto estados quanto municípios, nós poderemos dar cada vez mais a resposta que o Brasil vai precisar em função das mudanças climáticas que atingem o mundo inteiro”, disse o orador.

Medalha
A comenda foi criada pelo Decreto 23.658, de 4 de julho de 1984, para distinguir e premiar personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à comunidade mineira, de maneira consciente e voluntária, em assuntos de defesa civil, minimizando as consequências danosas das calamidades.

“São pessoas que, no dia a dia, têm o trabalho voltado para a defesa de toda a população do Estado de Minas Gerais. São profissionais que trabalharam efetivamente, seja no seu município, nas coordenadorias municipais, seja na coordenadoria estadual, pelos Bombeiros, pela Polícia Militar, que tiveram seu esforço desprendido para contribuir para as ações de defesa civil no Estado, sejam ações de preparação ou de resposta, como tivemos em Mariana”, afirmou o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes.

Entre os 37 agraciados, além do governador e do ministro, estavam o vice-governador Antônio Andrade (PMDB), o secretário da Defesa Civil Nacional, Adriano Pereira Júnior, secretários de Estado, prefeitos e militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho