Pular para o conteúdo principal

QUATRO CURSOS SÃO OS MELHORES DO PAÍS


Três cursos são avaliados como os melhores do país e 11 receberam nota máxima no Enade 
Pela primeira vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) coloca-se entre as 20 melhores do país de acordo com os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

No último dia 18, o Ministério da Educaçãoapresentou resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2014 e demais indicativos que compõem o sistema de avaliação.

Na UFJF, 31 graduações foram avaliadas em 2014, as quais contribuíram para que a UFJF saltasse da 21ª posição no último ciclo avaliativo para 17ª, sendo a 14ª entre as federais. 

O resultado é apontado a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera as médias dos conceitos dos cursos de graduação e da pós-graduação stricto sensu e informações sobre a comunidade estudantil. 

O grande destaque é a graduação, a 8ª do país e a 3ª de Minas Gerais. “Essa posição consolida a Universidade como grande formadora de profissionais”, acredita o diretor de Avaliação Institucional, Vanderli Fava de Oliveira.

Em quatro anos a UFJF saiu do 26º lugar para 17º. Em Minas Gerais, pulou da 8ª posição para a 4ª

Quatro cursos da UFJF foram pontuados a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC) como os melhores do Brasil: aslicenciaturas em Ciências Sociais e em Ciência da Computação, o curso de Engenharia de Produção e o bacharelado em Física. 

Já no Enade, 11 cursos obtiveram conceito máximo: as licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciência da Computação e História, e os bacharelados em Engenharia Ambiental, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Matemática e Sistemas de Informação. 

Considerando os ciclos avaliativos anteriores, mais de 70% das graduações na instituição estão na faixa de pontuação 4 ou 5, ou seja, muito bons ou excelentes.

De acordo com Vanderli de Oliveira, em quatro anos a UFJF saiu do 26º lugar para 17º. Em Minas Gerais, pulou da 8ª posição para a 4ª. Apesar do crescimento quantitativo do número de cursos, quando a tendência é fazer a média dos conceitos cair, a Universidade vem crescendo significativamente em qualidade.

Mudanças
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), anunciou medidas com o objetivo de tornar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mais relevante para os alunos tal como o Enem é atualmente para ingresso nas universidades. Uma das ações é tornar a nota obtida pelo aluno no exame como critério no acesso a cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

A metodologia de composição do Conceito Preliminar do Curso (CPC), que considera a nota do Enade e outros indicadores como infraestrutura e qualificação do corpo docente, também deverá mudar. 

O ministério prevê a inserção do índice de desistência da graduação como parâmetro para identificar o quanto a instituição conseguiu manter o aluno na faculdade.

Outro ponto a ser acrescentado é a evolução de desempenho do aluno, medida por meio da nota que obteve no Enem e no Enade. Se o estudante ingressou com nota baixa no Enem e saiu da instituição com nota alta no Enade, o curso será mais bem conceituado, indicando que houve melhora no desempenho acadêmico.

Ainda de acordo com o ministro, a intenção é tornar o exame on-line e anual para todos os alunos que estiverem concluindo a graduação. O exame atualmente é aplicado a grupos de cursos que se revezam na submissão à prova de três em três anos.

Já para 2016, o MEC prevê a disponibilização de todos os diplomas de graduação e pós-graduação no portal do Ministério. O objetivo é evitar fraudes. “O diploma que não estiver no portal é falso”, disse Mercadante. Conforme o ministro, as mudanças serão submetidas progressivamente a audiência pública.

Cursos da UFJF avaliados em 2014
Arquitetura e Urbanismo; Matemática (Bacharelado e Licenciatura); Letras – Português (Bacharelado e Licenciatura); Física (Bacharelado e Licenciatura); Química (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura); História (Bacharelado e Licenciatura); Artes Visuais (Licenciatura); Geografia (Bacharelado e Licenciatura); Filosofia (Bacharelado e Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Ciência da Computação (Bacharelado e Licenciatura); Sistemas de Informação; Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura); Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Computacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.