Os moradores dos residenciais Parque das Nações e Jardim dos Pássaros, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, localizados na zona sul, irão receberam nesta terça-feira, 22, representantes da DME Distribuição e da Prefeitura Municipal.
Eles apresentaram mais uma etapa do projeto de instalação de sistema de aquecimento de água com utilização de energia solar e substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas por LED, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A utilização de recursos do PEE consiste em aplicar anualmente, no mínimo, 0,5% da receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, em consonância com a Lei n° 9.991 de 24/07/2000 e Resolução Normativa ANEEL n° 556/2013, além de estar previsto nos contratos de concessão celebrados.
Para o cumprimento desta obrigação, as distribuidoras devem apresentar à Aneel a qualquer tempo, projetos com essa finalidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo órgão regulador.
No Residencial Parque das Nações serão 192 apartamentos beneficiados, enquanto no Jardim dos Pássaros serão 224. É a continuação do projeto iniciado no Residencial São Jorge, na zona oeste, no início deste ano.
“O investimento previsto será de R$ 1.542.000. É importante dizer que a instalação do sistema de aquecimento solar e a substituição de lâmpadas, poderá gerar uma economia média de energia de 1.132 KWh/ano, cerca de 94 KWh por mês em cada uma dessas residências, o que representa em torno de R$ 50,29 de economia mensal na conta de energia elétrica”, destaca Monclair José de Araújo, da Coordenação de PEE e P&D da DME Distribuição.
Serão instalados reservatórios térmicos com capacidade de mil litros, sendo quatro por bloco, ou seja, total de 104 reservatórios.
Além disso, a empresa que será contratada pela DMED será responsável por instalar também: coletores solar (painel) com selo Procel e devidamente certificados pelo INMETRO, tubulações de cobre com isolante térmico em polietileno, instalação interna de alimentação e misturador/adaptador externo no chuveiro elétrico de cada residência.
Os chuveiros não serão desconectados da rede elétrica, porém, para utilização do aquecimento solar deverão permanecer na posição desligado.
No escopo do projeto, está prevista ainda a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas, por lâmpadas de LED de 10 W com selo Procel, que atualmente são consideradas mais eficientes, por possuírem maior vida útil e serem mais econômicas. As lâmpadas retiradas serão adequadamente recicladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário