Pular para o conteúdo principal

RESIDENCIAIS DO PARQUE DAS NAÇÕES RECEBEM SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR EM POÇOS


Os moradores dos residenciais Parque das Nações e Jardim dos Pássaros, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, localizados na zona sul, irão receberam nesta terça-feira, 22, representantes da DME Distribuição e da Prefeitura Municipal.

Eles apresentaram mais uma etapa do projeto de instalação de sistema de aquecimento de água com utilização de energia solar e substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas por LED, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A utilização de recursos do PEE consiste em aplicar anualmente, no mínimo, 0,5% da receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, em consonância com a Lei n° 9.991 de 24/07/2000 e Resolução Normativa ANEEL n° 556/2013, além de estar previsto nos contratos de concessão celebrados. 

Para o cumprimento desta obrigação, as distribuidoras devem apresentar à Aneel a qualquer tempo, projetos com essa finalidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo órgão regulador.

No Residencial Parque das Nações serão 192 apartamentos beneficiados, enquanto no Jardim dos Pássaros serão 224. É a continuação do projeto iniciado no Residencial São Jorge, na zona oeste, no início deste ano. 

“O investimento previsto será de R$ 1.542.000. É importante dizer que a instalação do sistema de aquecimento solar e a substituição de lâmpadas, poderá gerar uma economia média de energia de 1.132 KWh/ano, cerca de 94 KWh por mês em cada uma dessas residências, o que representa em torno de R$ 50,29 de economia mensal na conta de energia elétrica”, destaca Monclair José de Araújo, da Coordenação de PEE e P&D da DME Distribuição.

Serão instalados reservatórios térmicos com capacidade de mil litros, sendo quatro por bloco, ou seja, total de 104 reservatórios. 

Além disso, a empresa que será contratada pela DMED será responsável por instalar também: coletores solar (painel) com selo Procel e devidamente certificados pelo INMETRO, tubulações de cobre com isolante térmico em polietileno, instalação interna de alimentação e misturador/adaptador externo no chuveiro elétrico de cada residência. 

Os chuveiros não serão desconectados da rede elétrica, porém, para utilização do aquecimento solar deverão permanecer na posição desligado. 

No escopo do projeto, está prevista ainda a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas, por lâmpadas de LED de 10 W com selo Procel, que atualmente são consideradas mais eficientes, por possuírem maior vida útil e serem mais econômicas. As lâmpadas retiradas serão adequadamente recicladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho