Pular para o conteúdo principal

SUS DE POUSO ALEGRE PASSA A OFERECER EXAME PET/CT PARA DETECÇÃO DE CÂNCER


Pouso Alegre é a primeira cidade do Sul de Minas a oferecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os exames de PET/CT, que visam detectar precocemente alguns tipos de câncer, beneficiando o paciente para um melhor tratamento da doença. 

O procedimento passou a ser oferecido a partir deste mês de novembro e poderá beneficiar toda a região. Os municípios com demanda do exame devem encaminhar o pedido para a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre. 

O anúncio foi realizado na manhã do último domingo, 29, pelo prefeito Agnaldo Perugini (PT), durante a Corrida Novembro Azul, realizada pela Prefeitura.

A conquista foi possível com o empenho da Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre, após o Ministério da Saúde publicar a Portaria 1340, de dezembro de 2014, incorporando o procedimento na tabela do SUS, para que os municípios interessados se organizassem para ofertar o exame. Pouso Alegre demonstrou interesse e deu encaminhamento ao processo.
   
O PET/CT passou a ser oferecido neste mês de novembro e o financiamento é do Governo Federal, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), até dezembro de 2015. 

A partir do início de 2016, de acordo com a demanda apresentada em 2015, os procedimentos passarão a ser oferecidos pelo Bloco de Financiamento de Média e Alta Complexidade, do Ministério da Saúde. O SUS pagará R$ 2.107,22 por cada exame.

O procedimento é considerado o tipo mais avançado para detecções de câncer. O PET é um tipo de tomografia por emissão de pósitrons, uma modalidade de diagnóstico por imagem, que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo. 

O PET/CT é a junção deste equipamento a um tomógrafo computadorizado. Com a união de duas modalidades de imagens bem estabelecidas em um só exame, conseguindo definir o metabolismo celular e delimitar a anatomia, o que facilita para os especialistas na escolha do melhor tratamento.

Devido à composição de material radioativo, os pacientes precisam passar por um tipo de preparo antes do exame, recebendo orientação da Secretaria Municipal de Saúde. 

O procedimento deve ser autorizado, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para a avaliação do câncer de pulmão com possibilidade de tratamento cirúrgico, do câncer de cólon (tumores no intestino), associado à metástase hepática, com possibilidade de tratamento cirúrgico e avaliação de linfomas antes, durante e após o tratamento.

O laudo deve ser preenchido pelo médico especialista em formulário próprio, para Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), conforme determinação do Ministério da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...