Pular para o conteúdo principal

19ª MOSTRA TIRADENTES REÚNE TODAS AS MANIFESTAÇÕES DA ARTE

Shows musicais, teatro de rua, cortejo da arte, exposições, lançamento de livros, espetáculos infantis e performances audiovisuais estão na agenda desta edição

Cineastra Andrea Tonacci será o homenageado deste ano durante a abertura da mostra

A 19ª Mostra Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro em grande estilo. Além de exibir e debater os filmes brasileiros que vão dar o que falar ao longo do ano, a Mostra oferece uma programação artística para garantir a diversão de quem está em Tiradentes durante o evento, agendado de 22 a 30 de janeiro.

Depois da abertura oficial, em que será homenageado o cineasta Andrea Tonacci, com exibição de “Serras da Desordem”, o público poderá conferir, hoje, sexta-feira, 22, a partir de meia-noite, no Cine-Lounge, o lançamento da campanha #euFaçoaMostra. 

O coletivo #EufaçoaMostra é composto por ex-alunos das Oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos que, juntamente com o público, irão produzir conteúdos em microvídeos durante o festival com a participação do público.

No sábado, dia 23, o tradicional Cortejo das Artes percorre as ruas da cidade de Tiradentes ao mesmo tempo em que comemora os 312 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 298 anos de sua elevação à categoria de cidade, que mais tarde ganhou o nome de Tiradentes. 

Entre as atrações estão o bloco Palhaçada de Tiradentes, Bonecões Mestre Quati, Grupo Entre&Vista, e os Personagens da Turma do Pipoca. Saída da rua Direita a partir das 16h30 com destino ao Cine BNDES Praça.

À noite, no Cine-Lounge, às 21h30, haverá o lançamento do site Bravo Bravo Leilão, uma plataforma que oferece aos fãs roupas, objetos pessoais, pelas raras ou inusitadas de seus ídolos, artistas e personalidades, em esquema de leilão online. 

Os artistas doadores estarão colaborando para o Retiro dos Artistas. No lançamento haverá participação do ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas. Para encerrar a noite, os artistas Chico de Paula e G.A Barulhista fazem a performance audiovisual LivroE, que aborda a criação através das consonâncias entre os seus processos.

No domingo, dia 24, após a exibição do filme “O que queremos para o mundo”, será realizada no Cine Lounge uma intervenção artística e musical com a banda Casa da Árvore e as atrizes do filme Olívia Blanc, Milena Mégre e Sofia Sgarbi, com participação especial da banda Pequeno Cidadão.

Em seguida, às 13h, no Cine Teatro Sesi, o público poderá conferir o lançamento de sete  livros, entre elas “Cinema Brasileiro a partir da retomada: Aspectos econômicos e políticos”, de Marcelo Ikeda; “Dossiês Cinematográficos: o cinema através de mim”, de Geraldo Veloso e “Maldita Animação Brasileira”, de Sávio Leite.

Para as crianças, o domingo reserva o espetáculo “Antes solo do que malacompanhado”, da Cia Circunstância, às 16h no Cine BNDES Praça. 

Encerrando o final de semana, haverá show da artista mineira Sara não tem Nome, no Cine Lounge, a partir de 0h30. A artista transita entre a música, artes visuais, poesia e cinema.

A segunda começa quente e quem estiver pela cidade poderá assistir ao show de Marcelo Veronez, após as exibições do Cine Tenda. O show “Não sou nenhum Roberto” é uma releitura debochada e roqueira das músicas de Roberto e Erasmo Carlos e de outros compositores que gravitam em torno dos reis do iêiêiê.

Na terça, dia 26, a noite do Cine-Lounge será embalada por Di Souza, multiartista que lançou em 2015 seu primeiro trabalho solo: ”Não devo nada pra ninguém”. 

Quarta, dia 27, tem show com a banda Dolores 602, rock e MPB, sempre no mesmo horário, 0h30, no Cine Lounge. Quinta, dia 28, o palco é de instumentista, arranjador e compositor, Gustavito.

No último final de semana, o público poderá assistir à performance audiovisual Lise, de Daniel Nunes,na sexta-feira a partir de 1h no Cine Lounge. E no sábado ainda tem o espetáculo de rua O Sonho de uma Noite de Verão com a Cia Academia, de Juiz de Fora. A partir das 16h no Cine BNDES Praça. Para encerrar a Mostra, tem a performance multimídia Ave Sinfonia, com os artistas Igor Amin, Vinícius Cabral e Daniel Nunes, a partir 00h30 no Cine-Lounge.

Três exposições permanecem abertas ao público durante a 19ª Mostra Tiradentes. No Centro Cultural Yves Alves, a exposição é inspirada no conceito da Mostra e na carreira do homenageado desta edição, o cineasta Andrea Tonacci. 

No Cine Tenda, hall de convivência, será uma instalação em painéis fotográficos que apresentam momentos marcantes da carreira do cineasta Andrea Tonacci.

Já no Cine BNDES Praça, o público poderá conferir a exposição “Memórias de um abrigo”, painéis fotográficos sobre o Abrigo Tiradentes e os idosos que o humanizam com suas vivências e sabedorias. 

Esta iniciativa integra o projeto Mostra Valores que a Universo Produção realiza nas cidades de atuação do programa Cinema sem Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte). 

Nesta edição, além da exposição na Praça, irá produzir durante o evento um curta-metragem em que os idosos serão os protagonistas. Desta forma, a empresa organizadora do evento amplia o diálogo com a comunidade valorizando pessoas e ações sociais que fazem a diferença.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRAS INAUGURA NOVO PSF NO SERRA VERDE

A Prefeitura de Lavras inaugurou, na tarde desta sexta-feira (22), o novo Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Hernani Franco da Rosa, localizado na Rua Waldemar de Abreu, 623, no bairro Serra Verde, na Zona Sul da cidade. A cerimônia, que contou com a presença do deputado estadual Cássio Soares, aconteceu às 17h e reuniu autoridades, profissionais da saúde e moradores da comunidade. O espaço foi projetado para ampliar o atendimento em atenção básica, oferecendo serviços de qualidade com foco em acolhimento e promoção da saúde. Segundo a administração municipal, a unidade é uma conquista importante para os moradores da região, que agora contam com mais estrutura e acesso facilitado a consultas e procedimentos. Durante o evento, também foi registrado agradecimento ao deputado estadual Cássio Soares, parceiro em diversas iniciativas na área da saúde e infraestrutura do município. O parlamentar tem destinado recursos para a UPA Zona Norte, aquisição de novos equipamentos de imagem, apoi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho