Shows musicais, teatro de rua, cortejo da arte, exposições, lançamento de livros, espetáculos infantis e performances audiovisuais estão na agenda desta edição
![]() |
Cineastra Andrea Tonacci será o homenageado deste ano durante a abertura da mostra |
A 19ª Mostra Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro em grande estilo. Além de exibir e debater os filmes brasileiros que vão dar o que falar ao longo do ano, a Mostra oferece uma programação artística para garantir a diversão de quem está em Tiradentes durante o evento, agendado de 22 a 30 de janeiro.
Depois da abertura oficial, em que será homenageado o cineasta Andrea Tonacci, com exibição de “Serras da Desordem”, o público poderá conferir, hoje, sexta-feira, 22, a partir de meia-noite, no Cine-Lounge, o lançamento da campanha #euFaçoaMostra.
O coletivo #EufaçoaMostra é composto por ex-alunos das Oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos que, juntamente com o público, irão produzir conteúdos em microvídeos durante o festival com a participação do público.
No sábado, dia 23, o tradicional Cortejo das Artes percorre as ruas da cidade de Tiradentes ao mesmo tempo em que comemora os 312 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 298 anos de sua elevação à categoria de cidade, que mais tarde ganhou o nome de Tiradentes.
Entre as atrações estão o bloco Palhaçada de Tiradentes, Bonecões Mestre Quati, Grupo Entre&Vista, e os Personagens da Turma do Pipoca. Saída da rua Direita a partir das 16h30 com destino ao Cine BNDES Praça.
À noite, no Cine-Lounge, às 21h30, haverá o lançamento do site Bravo Bravo Leilão, uma plataforma que oferece aos fãs roupas, objetos pessoais, pelas raras ou inusitadas de seus ídolos, artistas e personalidades, em esquema de leilão online.
Os artistas doadores estarão colaborando para o Retiro dos Artistas. No lançamento haverá participação do ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas. Para encerrar a noite, os artistas Chico de Paula e G.A Barulhista fazem a performance audiovisual LivroE, que aborda a criação através das consonâncias entre os seus processos.
No domingo, dia 24, após a exibição do filme “O que queremos para o mundo”, será realizada no Cine Lounge uma intervenção artística e musical com a banda Casa da Árvore e as atrizes do filme Olívia Blanc, Milena Mégre e Sofia Sgarbi, com participação especial da banda Pequeno Cidadão.
Em seguida, às 13h, no Cine Teatro Sesi, o público poderá conferir o lançamento de sete livros, entre elas “Cinema Brasileiro a partir da retomada: Aspectos econômicos e políticos”, de Marcelo Ikeda; “Dossiês Cinematográficos: o cinema através de mim”, de Geraldo Veloso e “Maldita Animação Brasileira”, de Sávio Leite.
Para as crianças, o domingo reserva o espetáculo “Antes solo do que malacompanhado”, da Cia Circunstância, às 16h no Cine BNDES Praça.
Encerrando o final de semana, haverá show da artista mineira Sara não tem Nome, no Cine Lounge, a partir de 0h30. A artista transita entre a música, artes visuais, poesia e cinema.
A segunda começa quente e quem estiver pela cidade poderá assistir ao show de Marcelo Veronez, após as exibições do Cine Tenda. O show “Não sou nenhum Roberto” é uma releitura debochada e roqueira das músicas de Roberto e Erasmo Carlos e de outros compositores que gravitam em torno dos reis do iêiêiê.
Na terça, dia 26, a noite do Cine-Lounge será embalada por Di Souza, multiartista que lançou em 2015 seu primeiro trabalho solo: ”Não devo nada pra ninguém”.
Quarta, dia 27, tem show com a banda Dolores 602, rock e MPB, sempre no mesmo horário, 0h30, no Cine Lounge. Quinta, dia 28, o palco é de instumentista, arranjador e compositor, Gustavito.
No último final de semana, o público poderá assistir à performance audiovisual Lise, de Daniel Nunes,na sexta-feira a partir de 1h no Cine Lounge. E no sábado ainda tem o espetáculo de rua O Sonho de uma Noite de Verão com a Cia Academia, de Juiz de Fora. A partir das 16h no Cine BNDES Praça. Para encerrar a Mostra, tem a performance multimídia Ave Sinfonia, com os artistas Igor Amin, Vinícius Cabral e Daniel Nunes, a partir 00h30 no Cine-Lounge.
Três exposições permanecem abertas ao público durante a 19ª Mostra Tiradentes. No Centro Cultural Yves Alves, a exposição é inspirada no conceito da Mostra e na carreira do homenageado desta edição, o cineasta Andrea Tonacci.
No Cine Tenda, hall de convivência, será uma instalação em painéis fotográficos que apresentam momentos marcantes da carreira do cineasta Andrea Tonacci.
Já no Cine BNDES Praça, o público poderá conferir a exposição “Memórias de um abrigo”, painéis fotográficos sobre o Abrigo Tiradentes e os idosos que o humanizam com suas vivências e sabedorias.
Esta iniciativa integra o projeto Mostra Valores que a Universo Produção realiza nas cidades de atuação do programa Cinema sem Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte).
Nesta edição, além da exposição na Praça, irá produzir durante o evento um curta-metragem em que os idosos serão os protagonistas. Desta forma, a empresa organizadora do evento amplia o diálogo com a comunidade valorizando pessoas e ações sociais que fazem a diferença.
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário