Pular para o conteúdo principal

COPASA E PREFEITURA INICIAM OBRA DO ATERRO SANITÁRIO DE VARGINHA

Com investimento aproximado de R$ 500 mil, empreendimento deve ser concluído no segundo semestre deste ano

“Dentro de 30 dias deveremos iniciar os trabalhos na recuperação da manta de impermeabilização do aterro. Estamos trabalhando para iniciar as operações no final do 1º semestre de 2016 ”, disse Sinara  Meireles

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a prefeitura de Varginha assinam na tarde da última quinta-feira, 14, a Ordem de Serviço para o início das obras do Aterro Sanitário de Varginha. 

Em outubro de 2013, a Câmara Municipal de Varginha aprovou a Copasa como responsável pelo aterro sanitário. 

No dia 1º de junho do ano passado, o projeto do Aterro Sanitário de Varginha foi aprovado em reunião da SUPRAM Sul de Minas,  pelos conselheiros do COPAM.  

A aprovação da Licença de Instalação Corretiva (LIC), que foi divulgada no dia 8 de junho, no Diário Oficial da União, era o que faltava para que a Copasa  desse encaminhamento à licitação das obras.

O Contrato de Programa concedendo os serviços de disposição final de resíduos sólidos urbanos de Varginha para a Copasa foi assinado em dezembro de 2014. 

Desde então, a empresa iniciou a elaboração do projeto executivo e providenciou o licenciamento ambiental para, em seguida, licitar as obras do Aterro Sanitário.

O empreendimento contempla a adequação e impermeabilização da plataforma do aterro, lagoa de armazenamento de chorume, poço de monitoramento da qualidade da água do lençol freático, instalações elétricas e hidráulicas, além do prédio da administração, dentre outros serviços.

A Copasa será responsável pelos serviços por um período de 26 anos, contados a partir do início de operação. Além da adequação do Aterro Sanitário, a Companhia realizará as ampliações necessárias no local e avaliará a utilização de novas tecnologias de reciclagem que possibilitem o aumento da vida útil do espaço. 

“Com investimento aproximado de R$ 500 mil, as obras do Aterro Sanitário de Varginha estão previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2016”, explica Frederico Ferramenta, diretor de Operação Sul da Copasa.

O Aterro Sanitário de Varginha atenderá todas as exigências legais e ambientais. Para isso, contará com a impermeabilização de base para evitar infiltração de líquidos, drenagens internas para direcionamento do chorume para tanque de acumulação e posterior tratamento, descarga e compactação dos resíduos para conferir maior estabilidade do maciço, cobertura dos resíduos para evitar proliferação de vetores e todos os monitoramentos ambientais necessários.

Estiveram presentes no ato, que ocorreu na sede da prefeitura, a presidente da Copasa, Sinara Meireles, o diretor de Operação Sul da Copasa, Frederico Ferramenta, e o prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB).

“Varginha será a primeira cidade a ter um aterro sanitário administrado pela Copasa e, com isso, se tornará referência em saneamento básico ao ter água, esgoto e resíduos sólidos tratados. Isso contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Frederico Ferramenta.

Estrutura
O aterro será sanitário convencional, para disposição de resíduos sólidos urbanos, sistema de drenagem de líquidos lixiviados, sistema de drenagem de biogás, sistema de drenagem pluvial, sistema de impermeabilização de fundo e superior, sistemas de monitoramento ambiental, operacional e geotécnico e unidades operacionais. 

Além disso, contará com sistema de pesagem (balança e sala de controle), refeitório, vestiários, galpão para depósito de materiais, oficina mecânica, guarita e estacionamento para veículos. 

O novo aterro está localizado na Fazenda das Posses, na zona rural do município, a 6km do Posto Pedra Negra, na Avenida dos Imigrantes. O município vai continuar sendo oresponsável pela coleta de lixo em Varginha.

Coleta seletiva
O projeto para a coleta seletiva na cidade, também  já está sendo estruturado por meio de parcerias que também prevê a participação da Copasa. 

A companhia participa da  implementação do programa de coleta seletiva no município, com a disponibilização de equipamentos e apoio na implantação de infraestrutura para o centro de triagem. 

Polêmica
Atualmente, Varginha descarta cerca de 100 toneladas de resíduos domésticos por dia em um lixão. O Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização do Lixo de Minas Gerais, manifestou que a escolha da Copasa pela prefeitura de Varginha para gerenciar o aterro não é a mais adequada. 

O custo do aterro poderia ser 11% menor do que o fechado com a concessionária, segundo o sindicato. A entidade também chegou a cobrar a realização de um processo licitatório. A atual administração da cidade alega que a licitação não é necessária para esse tipo de contrato. 

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o custo do serviço prestado pela Copasa, orçado em R$ 73,37 por tonelada aterrada, foi o menor entre os apresentados pelas empresas cotadas.

De acordo com a prefeitura, a mudança do descarte para o aterro sanitário não vai implicar em cobrança de taxas adicionais para os moradores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...