quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

EM BUSCA DE RESULTADOS DE IMPACTO

UFLA formaliza parceria que promete resultados de impacto para os mercados do café e de embalagens


Ao assinar o convênio, o reitor da UFLA reforçou a mensagem de que as universidades devem estar engajadas em projetos que propiciem a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país

Encontrar formas para que os atributos sensoriais e de composição física e química dos cafés especiais sejam preservados por longo período é um desafio para instituições, pesquisadores e produtores do ramo. 

As embalagens em que os grãos são armazenados interferem no alcance desse objetivo. Uma pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal de Lavras (UFLA) promete trazer resultados revolucionários para o mercado, ao analisar as características de cafés especiais após um período de estocagem em embalagens específicas, produzidas em papel e plástico.

O projeto foi formalizado nesta quarta-feira, 6, e tem a participação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e das empresas Klabin S.A. e Videplast Indústria de Embalagens LTDA, além da colaboração da Bourbon Specialty Coffees e da Carmocoffees. 

Representantes de três dessas empresas e instituições estiveram na Universidade para assinar o convênio. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), Flávio Meira Borém, coordenador da pesquisa, as embalagens mais utilizadas atualmente ainda não atendem às necessidades do mercado de cafés especiais. 

Novas embalagens, criadas pelas empresas Klabin S.A. e Videplast, serão utilizadas na pesquisa intitulada Ao final do período de pesquisa, será possível constatar se os diferentes materiais que constituem essas embalagens proporcionam resultados positivos para a manutenção dos atributos sensoriais dos cafés especiais. 

É possível que, posteriormente, os cafés commodity também passem a ser armazenados nas novas embalagens. As amostras utilizadas na pesquisa encontram-se armazenadas em Poços de Caldas, no Sul de Minas, na Bourbon Specialty Coffee, e as análises são feitas no Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas, na UFLA. 

Além de publicações científicas, os resultados do trabalho serão base para a tese de doutorado de Fabrício Andrade, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. 

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, a parceria estabelecida é a essência do que busca a Universidade: investimento no desenvolvimento de tecnologias e estudos que tragam resultados para o progresso do país, com retorno para a sociedade.

Nenhum comentário: