Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNA DA UFJF É PREMIADA PELA UNESCO E ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

Alline concluiu sua graduação em Farmácia na UFJF em 2005 e é doutora em psicofarmacologia 

A ex-aluna da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atual professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Alline Campos, ficou entre as sete pesquisadoras brasileiras de destaque do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência 2015. 

A professora concluiu sua graduação na UFJF em 2005 e é doutora em psicofarmacologia. A premiação foi concedido devido à estruturação do estudo de medicamentos antidepressivos, na tentativa de diminuir os efeitos adversos nos pacientes – como náuseas, tontura e falta de apetite – e acelerar o tratamento, que leva cerca de quatro a oito semanas para começar a surtir o efeito. 

O grupo tem utilizado o Canabidiol, uma das substâncias presentes na folha da maconha, para tentar diminuir os efeitos durante o tratamento de pacientes diagnosticados com depressão.

O prêmio tem como objetivo incentivar pesquisas de destaque nacional com uma bolsa-auxílio, intermediando um maior investimento para o projeto e uma geração de resultados para a sociedade. 

A conquista do reconhecimento pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi uma surpresa para Alline, cuja pesquisa já demonstra potencial desde o início. 

“Quando eu recebi o telefonema do presidente da ABC levei um susto. Achei que fosse até um trote, pois eu não esperava que a pesquisa ainda em fase inicial seria escolhida para receber o prêmio”, relatou.  

Segundo a pesquisadora, o grande incentivador de sua carreira acadêmica foi o professor da Faculdade de Farmácia da UFJF, Orlando de Souza. 

Quando Alline demonstrou interesse em fazer mestrado em São Paulo, Orlando foi o responsável por encaminhar a carta de recomendação. 

Para ele, “é muito gratificante ver o sucesso de Alline. Principalmente por vê-la em um dos principais centros de farmacologia do Brasil. Ela sempre demonstrou o perfil de uma boa pesquisadora e com certeza ainda tem muito a desenvolver”.

A pesquisa
Segundo Alline, a pesquisa começou há menos de um ano na FMRP-USP e está em fase inicial. O momento é de testes laboratoriais de metodologias previamente conhecidas para constatação da aplicabilidade do Canabidiol. 

Os dados sugerem que ele pode ter efeitos ansiolíticos e antidepressivos e, após esta fase, espera-se chegar a um novo remédio que associado ao tratamento convencional seja menos agressivo aos pacientes.

Mais do que gerar insumos para o mercado com um novo tipo de fármaco, o grupo se preocupa em chamar a atenção para esse tipo de transtorno, propor a reflexão sobre os medicamentos utilizados e o grau de impacto na qualidade de vida das pessoas que sofrem com este diagnóstico.

A utilização do Canabidiol
Os estudos com o canabinóides são realizados desde a década de 1960 e estão presentes em vários países do mundo. 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente as orientações para  compra do composto para tratamentos diferente tipos de doenças, entre elas Parkinson, epilepsia e dores crônicas. Antes, a atividade era restrita apenas aos casos de epilepsia.

A utilização de medicamentos à base do canabidiol ainda é burocrática e é necessário que os pacientes estejam cadastrados na Anvisa ou em instituição representativa responsável por intermediar a aquisição. 

Esta medida é facilitadora para agilizar a importação desse produto, pois ainda não é registrado como medicamento no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...