Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO PÚBLICO DETERMINA APREENSÃO DE CÃES EM RESIDÊNCIA DE PASSOS

A apreensão foi ordenada pelo Ministério Público, após os donos dos animais não terem atendido à notificação da Vigilância

Cinco cães ficarão no canil, até decisão final do Ministério Público

O Canil Municipal de Passos, no Sul de Minas, apreendeu cinco cães, de um total de sete, que viviam em uma casa no centro da cidade. 

Os animais estariam sendo criados em situação precária, num espaço de apenas três metros quadrados, e, numa ação conjunta entre a Saúde Coletiva, Ministério Público e Polícia Militar, foram levados para o canil.

A apreensão se deu após vizinhos fazerem denúncias no setor de Vigilância Ambiental do Departamento de Saúde Coletiva. Na primeira visita dos agentes, em novembro de 2015, havia 13 cães na residência, segundo o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis. 

A inspeção concluiu que os animais estavam morando num ambiente muito apertado, insalubre e mal cheiroso e notificou os responsáveis para se adequarem às condições sanitárias.O caso foi remetido para o Ministério Público, que determinou nova inspeção e apreensão dos cães, se a situação permanecesse a mesma. 

Segundo Michael Reis, dos 13 cães, restavam sete, porque seis haviam sido doados para outras pessoas, mas o restante continuava vivendo em condições degradantes e foram apreendidos.A moradora foi convidada para acompanhá-los ao canil, para verificar como eles seriam mantidos sob custódia. 

“Ela foi até o canil para ver onde os cães iriam ficar e concordou com as condições das baias”, disse o diretor, informando que os animais poderão ser devolvidos para a responsável pelos animais, porque ela terá um prazo para comprovar junto ao Ministério Público ter se adequado às boas normas de criação de animais domésticos.

O diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, explica que o Código de Postura do Município não especifica a quantidade de cães que cada pessoa pode criar dentro do perímetro urbano, porém, exige que os donos tomem os cuidados necessários para que eles tenham as devidas condições de higiene e não causem perturbação aos vizinhos.

Michael Reis explica ainda que o Código de Saúde Sanitária está sendo reestruturado para que os moradores tenham plena consciência das penalidades que podem sofrer, caso não cuidem corretamente dos seus cães ou permitam que eles causem transtornos aos vizinhos. 

O código está em fase de análise jurídica. Depois será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

Quem quiser ou esteja criando animais domésticos em casa em quantidade acima do normal, como cães e gatos, deve pedir orientações na Vigilância Ambiental  para não infringir as normas ambientais e não incomodar os vizinhos. 

Se forem animais da fauna silvestre, a pessoa deve procurar a Polícia Militar de Meio Ambiente, porque estes só podem ser mantidos em cativeiro sob autorização do Ibama.

Casos semelhantes de incômodos com animais domésticos podem ser denunciados na Vigilância Ambiental, pelo telefone (35) 3522-5046.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...