Pular para o conteúdo principal

UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA PRIORIZAM OS QUILOMBOS

A partir de fevereiro o acompanhamento estará focado nas comunidades quilombolas, onde é grande o número de casos de agressões

Comunidade Quilombola dos Candendês, localizada na região de Ponto Chique

As unidades móveis da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar vão priorizar, a partir de fevereiro, o acompanhamento de comunidades quilombolas no interior do estado, onde ainda é grande o número de casos de agressões. 

Neste momento, estão sendo definidas as estratégias de atendimento com as equipes técnicas que trabalharão nos três ônibus doados pelo governo federal.

Para a subsecretária de Políticas Para as Mulheres da Sedpac, Larissa Amorim, com a iniciativa será possível levar informações para que as mulheres possam conhecer e exercer seus direitos humanos de maneira plena, principalmente em áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos, como é o caso de muitos quilombos. 

“Nesta fase do trabalho temos nosso foco voltado para comunidades quilombolas, pois a articulação entre ser negra e viver em áreas rurais, com acesso limitado aos serviços públicos, pode ampliar as chances das mulheres viverem situações de violência de forma naturalizada”, disse.

Cada unidade móvel possui duas salas refrigeradas para atendimento às mulheres do campo, da floresta e das águas (ribeirinhas), equipadas com computador e impressora, além de cozinha, banheiro e um toldo na lateral, que comporta a colocação de 20 cadeiras para a realização de palestras e cursos. A cabine permite o transporte de uma equipe de cinco técnicos e o motorista.

Nesses ônibus, as mulheres contam com todo um aparato multi-profissional, que inclui o atendimento de psicólogos, assistentes sociais e advogado. 

No dia 21 de novembro do ano passado, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, participou do teste de atendimento com um dos veículos na comunidade quilombola dos Candendês, localizada na região de Ponto Chique, em Barbacena, nas Vertentes, onde foram atendidas cerca de 30 mulheres.

Os veículos estão atualmente em Belo Horizonte, Araçuaí e em Ponte Nova. Segundo a superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedpac, Isabel Lisboa, estão sendo capacitadas cerca de 15 pessoas que trabalharão nas unidades para atendimento nos municípios do entorno.

“Nossa estratégia é mobilizar nessas regiões os CRAS, CREAS, escolas, centros de saúde, Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, promotorias, varas da Justiça e defensorias públicas. Junto com esses parceiros vamos fazer o atendimento e articular uma rede local para dar continuidade ao trabalho e acompanhar os casos”, contou Isabel.

De acordo com Isabel, a partir de março, as unidades móveis serão gerenciadas em Minas pelo Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, que será coordenado pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedpac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...