Pular para o conteúdo principal

UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA PRIORIZAM OS QUILOMBOS

A partir de fevereiro o acompanhamento estará focado nas comunidades quilombolas, onde é grande o número de casos de agressões

Comunidade Quilombola dos Candendês, localizada na região de Ponto Chique

As unidades móveis da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) para atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar vão priorizar, a partir de fevereiro, o acompanhamento de comunidades quilombolas no interior do estado, onde ainda é grande o número de casos de agressões. 

Neste momento, estão sendo definidas as estratégias de atendimento com as equipes técnicas que trabalharão nos três ônibus doados pelo governo federal.

Para a subsecretária de Políticas Para as Mulheres da Sedpac, Larissa Amorim, com a iniciativa será possível levar informações para que as mulheres possam conhecer e exercer seus direitos humanos de maneira plena, principalmente em áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos, como é o caso de muitos quilombos. 

“Nesta fase do trabalho temos nosso foco voltado para comunidades quilombolas, pois a articulação entre ser negra e viver em áreas rurais, com acesso limitado aos serviços públicos, pode ampliar as chances das mulheres viverem situações de violência de forma naturalizada”, disse.

Cada unidade móvel possui duas salas refrigeradas para atendimento às mulheres do campo, da floresta e das águas (ribeirinhas), equipadas com computador e impressora, além de cozinha, banheiro e um toldo na lateral, que comporta a colocação de 20 cadeiras para a realização de palestras e cursos. A cabine permite o transporte de uma equipe de cinco técnicos e o motorista.

Nesses ônibus, as mulheres contam com todo um aparato multi-profissional, que inclui o atendimento de psicólogos, assistentes sociais e advogado. 

No dia 21 de novembro do ano passado, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, participou do teste de atendimento com um dos veículos na comunidade quilombola dos Candendês, localizada na região de Ponto Chique, em Barbacena, nas Vertentes, onde foram atendidas cerca de 30 mulheres.

Os veículos estão atualmente em Belo Horizonte, Araçuaí e em Ponte Nova. Segundo a superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedpac, Isabel Lisboa, estão sendo capacitadas cerca de 15 pessoas que trabalharão nas unidades para atendimento nos municípios do entorno.

“Nossa estratégia é mobilizar nessas regiões os CRAS, CREAS, escolas, centros de saúde, Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, promotorias, varas da Justiça e defensorias públicas. Junto com esses parceiros vamos fazer o atendimento e articular uma rede local para dar continuidade ao trabalho e acompanhar os casos”, contou Isabel.

De acordo com Isabel, a partir de março, as unidades móveis serão gerenciadas em Minas pelo Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, que será coordenado pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedpac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho