Pular para o conteúdo principal

A PRIMEIRA VEZ LONGE DE CASA


Maria saiu de casa aos 17 anos. Apesar da pouca idade e do receio dos pais, eles tiveram que aceitar que a filha fosse para uma cidade a quilômetros de distância. 

Afinal, a causa da mudança era nobre: a aprovação na Universidade Federal de São João del-Rei. Ela se mudou para uma nova cidade totalmente desconhecida para estudar. 

Maria é uma entre os muitos estudantes que vem das mais diversas partes do país para fazer faculdade em São João. Sua história se repete várias vezes e pode, inclusive, ser também a sua história.

Chegar em uma cidade totalmente nova, com diferentes ruas e configurações sociais, morar longe da família e começar uma nova rotina de estudos pode constituir um difícil período de adaptação. 

Lucas Almeida, aluno do terceiro período do curso de Jornalismo, vivenciou essa fase de mudanças e desconhecimento quando veio de Passa Quatro, no Sul de Minas, para cá. Por essa vivência, decidiu, em conjunto com colegas de classe, elaborar o Guia do Calouro - UFSJ. A revista, disponibilizada on-line, foi realizada para a disciplina Planejamento Visual Gráfico. 

“A gente podia escolher o tema, e decidimos tratar de algo que fosse mais próximo da nossa realidade, que fosse ajudar os novos estudantes que estão chegando”, explica.

Lucas teve ao seu lado uma equipe com mais dois amigos e a orientação da professora Alessandra de Falco para elaborar o conteúdo, diagramar e fazer as fotos do produto. 

Dentro da revista, tem um pouco sobre a história da Universidade, os campi, algumas opções acadêmicas, utilidades como transporte e endereços de farmácias, supermercados e barzinhos, além de opções de passeios turísticos. 

Tudo com o intuito de simplificar a vida dos que vieram de longe e ainda não se habituaram às particularidades das charmosas ruelas históricas de São João.

”Quando eu vim pra cá, fiquei um tempo só comendo coxinha, porque não sabia onde comprar nada”, comenta Thales Santos, aluno da Engenharia de Produção. 

As facilidades do Guia podem preservar os novatos deste tipo de imprevisto e ser também um conforto para quem acaba de deixar a família e se sente perdido das mais diversas formas. 

“É uma grande facilidade na vida dos calouros, porque quando a gente não conhece nada aqui fica um pouco confuso no início”, comenta Olavo Alvim, da Engenharia Mecânica, lembrando de seu tempo de calouro.

Quem ainda estiver meio perdido pode se orientar acessando o Guia do Calouro - UFSJ aqui. 
da assessoria - UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.