Pular para o conteúdo principal

A PRIMEIRA VEZ LONGE DE CASA


Maria saiu de casa aos 17 anos. Apesar da pouca idade e do receio dos pais, eles tiveram que aceitar que a filha fosse para uma cidade a quilômetros de distância. 

Afinal, a causa da mudança era nobre: a aprovação na Universidade Federal de São João del-Rei. Ela se mudou para uma nova cidade totalmente desconhecida para estudar. 

Maria é uma entre os muitos estudantes que vem das mais diversas partes do país para fazer faculdade em São João. Sua história se repete várias vezes e pode, inclusive, ser também a sua história.

Chegar em uma cidade totalmente nova, com diferentes ruas e configurações sociais, morar longe da família e começar uma nova rotina de estudos pode constituir um difícil período de adaptação. 

Lucas Almeida, aluno do terceiro período do curso de Jornalismo, vivenciou essa fase de mudanças e desconhecimento quando veio de Passa Quatro, no Sul de Minas, para cá. Por essa vivência, decidiu, em conjunto com colegas de classe, elaborar o Guia do Calouro - UFSJ. A revista, disponibilizada on-line, foi realizada para a disciplina Planejamento Visual Gráfico. 

“A gente podia escolher o tema, e decidimos tratar de algo que fosse mais próximo da nossa realidade, que fosse ajudar os novos estudantes que estão chegando”, explica.

Lucas teve ao seu lado uma equipe com mais dois amigos e a orientação da professora Alessandra de Falco para elaborar o conteúdo, diagramar e fazer as fotos do produto. 

Dentro da revista, tem um pouco sobre a história da Universidade, os campi, algumas opções acadêmicas, utilidades como transporte e endereços de farmácias, supermercados e barzinhos, além de opções de passeios turísticos. 

Tudo com o intuito de simplificar a vida dos que vieram de longe e ainda não se habituaram às particularidades das charmosas ruelas históricas de São João.

”Quando eu vim pra cá, fiquei um tempo só comendo coxinha, porque não sabia onde comprar nada”, comenta Thales Santos, aluno da Engenharia de Produção. 

As facilidades do Guia podem preservar os novatos deste tipo de imprevisto e ser também um conforto para quem acaba de deixar a família e se sente perdido das mais diversas formas. 

“É uma grande facilidade na vida dos calouros, porque quando a gente não conhece nada aqui fica um pouco confuso no início”, comenta Olavo Alvim, da Engenharia Mecânica, lembrando de seu tempo de calouro.

Quem ainda estiver meio perdido pode se orientar acessando o Guia do Calouro - UFSJ aqui. 
da assessoria - UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...