Pular para o conteúdo principal

EMPRESAS DE POÇOS PODEM DEDUZIR ATÉ 50% DE ISSQN PARA INCENTIVO A PROJETOS CULTURAIS

Produtores começam a captar recursos em fevereiro


Com a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, por meio da Lei Municipal nº 9.037/2015, o mecanismo de incentivo à cultura passou por reformas significativas e que em muito beneficiarão artistas, agentes, produtores culturais e diretamente milhares de pessoas atendidas pelos projetos.

Para impulsionar a captação de recursos, foi ampliado o potencial de dedução das empresas contribuintes do imposto ISSQN, que passou de 20% para 50%, além da eliminação da contrapartida de 10% no valor total do projeto, que anteriormente era de responsabilidade do produtor cultural. 

O limite de renúncia fiscal da Prefeitura continua limitado a 2% da arrecadação total do ISSQN. Aproximadamente dez empresas locais já estão apoiando a realização de projetos culturais aprovados para desenvolvimento em 2016. 

Na prática, a empresa deixa de pagar o imposto para a Prefeitura e destina o valor para projetos culturais, com ampla divulgação e marketing na comunidade.

Para o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, a expectativa com as reformas na Lei de Incentivo à Cultura é de que a captação atinja 100% dos projetos aprovados até o segundo semestre do ano, movimentando consideravelmente a cadeia produtiva da cultura em Poços de Caldas.

Projetos
Para 2016, foram aprovados 54 projetos, nas áreas de teatro, música, dança, literatura, cultura popular, artes plásticas e oficinas. Os projetos são direcionados a públicos diversos e são desenvolvidos principalmente nos bairros, durante todo o ano.

Ao solicitar o incentivo ao empresário, o produtor cultural deve apresentar o Certificado de Aprovação, com a chancela da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, que o certifica a captar recursos para seu projeto.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelos telefones (35) 3697-2389 ou (35) 3697-2335.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...