Pular para o conteúdo principal

EMPRESAS DE POÇOS PODEM DEDUZIR ATÉ 50% DE ISSQN PARA INCENTIVO A PROJETOS CULTURAIS

Produtores começam a captar recursos em fevereiro


Com a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, por meio da Lei Municipal nº 9.037/2015, o mecanismo de incentivo à cultura passou por reformas significativas e que em muito beneficiarão artistas, agentes, produtores culturais e diretamente milhares de pessoas atendidas pelos projetos.

Para impulsionar a captação de recursos, foi ampliado o potencial de dedução das empresas contribuintes do imposto ISSQN, que passou de 20% para 50%, além da eliminação da contrapartida de 10% no valor total do projeto, que anteriormente era de responsabilidade do produtor cultural. 

O limite de renúncia fiscal da Prefeitura continua limitado a 2% da arrecadação total do ISSQN. Aproximadamente dez empresas locais já estão apoiando a realização de projetos culturais aprovados para desenvolvimento em 2016. 

Na prática, a empresa deixa de pagar o imposto para a Prefeitura e destina o valor para projetos culturais, com ampla divulgação e marketing na comunidade.

Para o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, a expectativa com as reformas na Lei de Incentivo à Cultura é de que a captação atinja 100% dos projetos aprovados até o segundo semestre do ano, movimentando consideravelmente a cadeia produtiva da cultura em Poços de Caldas.

Projetos
Para 2016, foram aprovados 54 projetos, nas áreas de teatro, música, dança, literatura, cultura popular, artes plásticas e oficinas. Os projetos são direcionados a públicos diversos e são desenvolvidos principalmente nos bairros, durante todo o ano.

Ao solicitar o incentivo ao empresário, o produtor cultural deve apresentar o Certificado de Aprovação, com a chancela da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, que o certifica a captar recursos para seu projeto.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelos telefones (35) 3697-2389 ou (35) 3697-2335.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.