Pular para o conteúdo principal

EMPRESAS DE POÇOS PODEM DEDUZIR ATÉ 50% DE ISSQN PARA INCENTIVO A PROJETOS CULTURAIS

Produtores começam a captar recursos em fevereiro


Com a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, por meio da Lei Municipal nº 9.037/2015, o mecanismo de incentivo à cultura passou por reformas significativas e que em muito beneficiarão artistas, agentes, produtores culturais e diretamente milhares de pessoas atendidas pelos projetos.

Para impulsionar a captação de recursos, foi ampliado o potencial de dedução das empresas contribuintes do imposto ISSQN, que passou de 20% para 50%, além da eliminação da contrapartida de 10% no valor total do projeto, que anteriormente era de responsabilidade do produtor cultural. 

O limite de renúncia fiscal da Prefeitura continua limitado a 2% da arrecadação total do ISSQN. Aproximadamente dez empresas locais já estão apoiando a realização de projetos culturais aprovados para desenvolvimento em 2016. 

Na prática, a empresa deixa de pagar o imposto para a Prefeitura e destina o valor para projetos culturais, com ampla divulgação e marketing na comunidade.

Para o secretário municipal de cultura, João Alexandre Moura, a expectativa com as reformas na Lei de Incentivo à Cultura é de que a captação atinja 100% dos projetos aprovados até o segundo semestre do ano, movimentando consideravelmente a cadeia produtiva da cultura em Poços de Caldas.

Projetos
Para 2016, foram aprovados 54 projetos, nas áreas de teatro, música, dança, literatura, cultura popular, artes plásticas e oficinas. Os projetos são direcionados a públicos diversos e são desenvolvidos principalmente nos bairros, durante todo o ano.

Ao solicitar o incentivo ao empresário, o produtor cultural deve apresentar o Certificado de Aprovação, com a chancela da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, que o certifica a captar recursos para seu projeto.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelos telefones (35) 3697-2389 ou (35) 3697-2335.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...