Pular para o conteúdo principal

EX-PREFEITO CUSTÓDIO MATTOS É MULTADO POR CONTRATAÇÃO IRREGULAR DE CAPINA

O conselheiro José Alves Viana é o relator do processo

O ex-prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Custódio Mattos (PSDB), deverá pagar multa de R$20 mil pela contratação irregular de serviços de capina na cidade. 

O fato de que o serviço poderia ter sido prestado por cargos disponíveis em concurso público (auxiliares de serviços), situação de emergência decretada somente após a contratação dos serviços, o empenho feito após o início da execução dos serviços e a ausência de pesquisa de mercado foram os motivos que levaram à aplicação da multa. 

A presidente da Comissão Permanente de Licitação, Lúcia Maria Tarchi Crivellari, também recebeu multa, só que no valor de R$3 mil, pela condução dos procedimentos referentes ao processo. A decisão foi aprovada na sessão da Segunda Câmara, de 18 de fevereiro de 2016.

De acordo com o voto do conselheiro relator José Alves Viana, o município contratou irregularmente, por meio da Dispensa de Licitação nº 1845/2010, 100 profissionais para o serviço de capina, cargos vagos no Concurso Público nº 001/2007 com a designação “Auxiliar de Serviços” (homens ou mulheres). 

De acordo com o voto do conselheiro relator José Alves Viana, o município contratou irregularmente, por meio da Dispensa de Licitação nº 1845/2010, 100 profissionais para o serviço de capina, cargos vagos no Concurso Público nº 001/2007 com a designação “Auxiliar de Serviços” (homens ou mulheres). 

Sobre o Decreto de Emergência nº 10.261, o ex-prefeito o justificou com motivos válidos, que são o acúmulo de lixo (possível causador de doenças como a Dengue) e a paralisação de servidores lotados no Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), porém, com datas incoerentes com a assinatura do contrato. 

Segundo o relatório, a situação de emergência foi decretada posteriormente à assinatura do contrato, que já estava vigorando desde março de 2010, ou seja, dois meses antes dos acontecimentos que justificaram o decreto. A paralisação dos servidores ocorreu na declaração de situação de emergência pelo município de Juiz de Fora.

Além disso, o empenho do serviço feito antes da sua execução e a falta de estimativa de preços de, pelo menos, três fornecedores também foram falhas encontradas no processo. As irregularidades foram apuradas após análise de uma denúncia (processo nº 837.367). 

Foi recomendado ao atual gestor que, caso haja contratação vigente nos mesmos termos, que ele não a prorrogue. E que, ainda, seja determinado ao órgão técnico, em suas futuras inspeções na cidade, a verificação do cumprimento das orientações.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...