Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS LANÇA GRUPO DE TRABALHO PARA CRIAÇÃO DO PROGRAMA CIDADANIA TRANS

Iniciativa fez parte das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) lançou, na última sexta-feira, 29, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, o Grupo de Trabalho do Programa Cidadania Trans, que vai fortalecer em Minas as atividades de inserção no mercado de trabalho, reintegração social e resgate da cidadania para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade.

O Grupo de Trabalho será coordenado pela Sedpac e composto pelas secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Saúde, Educação e Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e movimentos populares. 

Um dos primeiros passos do GT será mapear e organizar claramente os dados estatísticos, como por exemplo, evasão escolar, mercado de trabalho e saúde para assim conhecer a realidade desta população. Para o coordenador de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, Douglas Miranda, é preciso avançar na luta pela saúde, educação e segurança pública para este público. 

“Também aproveitamos a data para darmos um recado a todas as gestoras e gestores de políticas para que tenham um olhar mais sensível no enfrentamento à exclusão e discriminação sofrida por travestis e transexuais”, afirma.

Ele lembra ainda que o Governo de Minas Gerais tem buscado construir políticas de cidadania de travestis e transexuais que visam ofertar condições de autonomia financeira, qualificação profissional, conclusão de escolaridade básica, preparação para o mundo do trabalho, formação profissional e cidadã, bem como o acesso ao processo transexualizador pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização da cultura democrática, principalmente no que se refere à comunidade LGBT.

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda (PT),  afirma que é preciso fazer um pacto pelo respeito às travestis e transexuais. “Ainda há uma grande discriminação em relação às pessoas trans e travestis, e nós não podemos permitir que isso aconteça”, disse o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.