Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIOS MINEIROS FAZEM DIA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

Governo do Estado se une a prefeituras e Governo Federal para realizar ações de combate ao mosquito


Vinte e dois municípios de Minas Gerais realizaram neste sábado, 13, ações em parceria com o Exército e Aeronáutica de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus que transmitem a dengue, chikungunya e zika. 

Mais de 11 mil homens e mulheres das Forças Armadas entregaram material informativo, entre eles o checklist da Campanha 10 Minutos contra a Dengue, e conversaram com moradores sobre a importância de eliminar qualquer foco do mosquito e evitar a proliferação das doenças. 

No Brasil, a força-tarefa contou com mais de 220 mil pessoas em 350 municípios.

Em Belo Horizonte, a ação foi no Centro de Saúde São José Operário, no Bairro Nova Vista, região Leste da capital, e teve a presença do Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), que representou o governador Fernando Pimentel (PT), da secretária-adjunta de Estado de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entre outras autoridades. Juntos, eles visitaram três residências da região e conversaram com moradores.

O ministro Nelson Barbosa reforçou que o país está em campanha permanente e unindo todos os esforços para combater o mosquito transmissor das três doenças. 

“É interesse nacional e precisamos unir todas as esferas de atuação. Nós podemos combater essa epidemia. Estamos estudando a vacina, informando a população para que cada um faça sua parte e prestando assistência às pessoas afetadas, inclusive crianças e gestantes”, afirmou. Ele garantiu que não faltarão recursos para as ações de combate.

O secretário Odair Cunha convocou a população a participar do mutirão e a se dedicar um curto tempo por dia para verificar os possíveis focos do mosquito em casa. 

E reafirmou o compromisso feito pela Secretaria de Estado de Saúde de visitar todas residências do Estado até o fim do fevereiro. Até o último dia 5, 67,7% dos imóveis do Estado haviam sido vistoriados por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

“O Governo do Estado se soma nesse esforço importante para enfrentar o problema grave que temos hoje no Brasil e no mundo. A visitação às residências é fundamental e precisamos de uma parceria permanente da sociedade para interromper o ciclo de vida do mosquito. Se nós nos esforçarmos para que todos sejam agentes de combate ao mosquito venceremos essa guerra. Tenho certeza que a sociedade está se empenhando nessa luta que começa dentro de casa”, afirmou Odair Cunha.

O secretário reforçou uma ação importante do Governo do Estado: o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. 

Entre as várias ações do Comitê, citou a parceria com as empresas públicas Copasa e Cemig, órgãos que também têm feito ações junto à população para combater o mosquito.

Criado em dezembro de 2015, o comitê se reúne semanalmente por meio da Sala Estadual de Comando e Controle e já realizou encontros com as novas diretoras e diretores de escolas estaduais do Estado, Ministério Público, Exército, prefeitos dos municípios em situação mais crítica e se prepara para realizar, no próximo dia 24, uma grande reunião entre todos os prefeitos e secretários municipais de saúde de Minas Gerais. 

Além disso, o Governo do Estado liberou R$ 66 milhões em recursos para os municípios investirem na assistência, mobilizações, reforço na contratação de agentes e nas ações de vigilância.

A secretária-Adjunta de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge, disse que a previsão de recursos para ações de vigilância e na assistência ao paciente é de R$ 82 milhões para 2016. 

Assim como o ministro Nelson Barbosa, ela afirmou que o combate ao vetor é uma prioridade do Estado e recursos não irão faltar para evitar a disseminação das doenças. 

“Todas as regionais de saúde estão trabalhando para enfrentar essa situação de gravidade que estamos vivendo”, afirmou.

Minas Gerais registrou até o momento 47.261 casos prováveis de dengue e um caso confirmado de zika vírus. Na última semana, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passou a fazer todos os exames para detecção do zika vírus no Estado e a expectativa é de que os resultados sejam obtidos mais rapidamente.

Maiores informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya: www.saude.mg.gov.br/dengue

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...