Pular para o conteúdo principal

PARCERIA INTERNACIONAL

UFLA é a primeira instituição fora da França a formalizar uma parceria com o Vedecom

Professor Arthur de Miranda em apresentação no Techno Park, em Campinas, em agosto do ano passado. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) irá oficializar, na próxima segunda-feira, 29, uma parceria internacional com o instituto francês Vedecom. 

Às 14h30, no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, será assinado o protocolo de intenções que formaliza a conjunção de esforços entre as instituições para o desenvolvimento de projetos ligados à Ecomobilidade.

Essa parceria envolve, por exemplo, veículos elétricos, autônomos e conectados à infraestrutura urbana. Diante dos desafios crescentes impostos pela rotina urbana contemporânea, o trabalho buscará soluções para a segurança, eficiência e sustentabilidade do trânsito do futuro.

A parceria inclui também o parque tecnológico Techno Park Campinas, com o qual será assinado protocolo de intenções no próximo dia 3 de março, em Campinas, no interior de São Paulo. 

As celebrações são o ponto de partida para a criação do Instituto Brasileiro de Ecomobilidade (Ibem), que já iniciará suas atividades em interação com a Indústria e apoio do Grupo PSA Peugeout/Citröen e da Companhia Dpaschoal de Participações.

A UFLA abrigará um dos polos do Ibem, que terá sede em Campinas. Trata-se de uma estrutura público-privada que adaptará as pesquisas da área de mobilidade e transporte à realidade brasileira (com base na experiência francesa do Vedecom), somando competências da academia e da indústria do país, de forma a criar tecnologias, desenvolver pesquisas de ruptura, gerando uma competência de alto nível na área da ecomobilidade.

Durante o evento do dia 29, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Arthur de Miranda Neto, que coordena a iniciativa na UFLA, apresentará para os visitantes o projeto de pista de testes para veículos e tratores inteligentes (a ser estruturada na universidade) e que atualmente está sendo desenvolvido com a participação de professores e pesquisadores.






As estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o condutor é responsável, direta ou indiretamente, por 90% dos acidentes de trânsito. 

Uma boa forma de eliminar esse fator de risco e investir em soluções ambientalmente corretas é o trabalho com pesquisas voltadas à mobilidade sustentável e autônoma, que podem, por exemplo, tornar realidade a utilização de veículos capazes de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor e em integração com a infraestrutura de trânsito da cidade. 

São inovações que oferecem novas possibilidades também a grupos específicos da população, como idosos e pessoas com deficiência.  Para trabalhar com esses temas, foi estruturado em 2014 na UFLA o Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), que representará a UFLA no Ibem.

Presenças na cerimônia
Além de autoridades da UFLA, estarão presentes durante a assinatura do protocolo de intenções o diretor-geral do Instituto Vedecom, Antoine Meullender; o diretor científico do Instituto, professor Victor Etgens; o gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil, Emmanuel Hédouin; e a adida de Cooperação e Ação Cultural da França no Brasil,  Christine Masson.

Vedecom
Com atividades iniciadas na França em 2014, o Vedecom (Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité) é uma fundação da universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. 

Trata-se de uma parceria público-privada ligada à indústria e relacionada com a mobilidade verde, associando mais de 46 atores dos diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e governos federal, estadual e municipal na França. 

É com base nessa experiência que será estruturado no Brasil o Ibem. A UFLA é a primeira instituição fora da França a formalizar uma parceria com o Vedecom.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho