Pular para o conteúdo principal

ROBÔ QUE PINTA PAREDE SOZINHO É APRESENTADO NA CAMPUS FUTURE 2016 EM SÃO PAULO

Smart Paint
O protótipo de uma máquina que realiza pinturas automaticamente, desenvolvido por alunos do curso de Engenharia de Automação e Controle do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, esteve na Campus Future 2016.

A Campus Future é uma exposição de trabalhos acadêmicos realizada dentro da Campus Party, que aconteceu de 26 a 31 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo. 

O projeto Smart Paint é dos alunos Francisco Souza Neto, Raví de Paula, Eduardo dos Reis Dionísio e Antônio Camargo, e foi apresentado na Feira Tecnológica do Inatel (Fetin), em outubro do ano passado.

O projeto surgiu depois da experiência do estudante Eduardo dos Reis, quando pintou o próprio quarto. 

"Além de ser cansativo, gastei muito tempo e muito material. Por isso, resolvi encontrar na tecnologia uma solução", conta o jovem que reuniu outros três amigos na missão. Brincadeiras à parte, o foco do projeto é a construção civil com a proposta de minimizar o desperdício de tinta ou outro produto utilizado na pintura, além da redução do tempo de trabalho em relação ao tempo gasto pintando manualmente.

Equipe que desenvolveu o Smart Paint
Ainda por ser protótipo, o robô realiza a pintura numa faixa de 40 centímetros na vertical e um metro na horizontal, depois se desloca outros 40 centímetros e faz o processo novamente. 

Isso se repete até ser feita a pintura do cômodo programado. 

O protótipo foi montado com materiais recicláveis e, agora, a equipe busca parcerias para melhorar o projeto e construir um novo equipamento. 

"Ao receber o comunicado que fomos selecionados para a Campus Future 2016, tivemos a certeza que todo nosso esforço para o desenvolvimento do projeto valeu a pena. A expectativa agora é de fazer o melhor possível para que nosso projeto e o nome do Inatel sejam bem representados, além de ser uma vitrine que pode trazer parcerias para o Smart Paint"

O Smart Paint foi apresentado na Campus Future no último dia 27, das 10h às 20h.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.