Quando uma criança esta engasgada é comum ouvir as pessoas gritarem “São Brás”, invocando a proteção do santo para aquele momento.
O motivo vem do fato dele ser aclamado protetor contra os males da garganta e, em vida, ter salvado a vida de um garoto, que estava para morrer, por ter engolido uma espinha de peixe.
Festejado na última quarta-feira, 3, milhares de fiéis procuram as igrejas na data para receber, das mãos do sacerdote, a benção da garganta.
Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, nas Vertentes, diversas pessoas acordaram bem cedo e participaram da missa dedicada ao santo.
Assim como na Matriz do Pilar, outras Paróquias da Diocese também realizaram o rito. Muitas, na celebração da noite. Durante a benção, o sacerdote traz consigo, na mão esquerda, duas velas bentas, em forma de cruz, ligeiramente abertas.
Elas são comprimidas de encontro à garganta da pessoa, no momento em que se é pronunciado: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amém.”
São Brás nasceu na Armênia, foi médico e depois bispo de Sebaste, onde sofreu o martírio por não sacrificar aos deuses pagãos.
por Lucas Silveira - da Diocese de São João Del Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário