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TV UNIVERSITÁRIA APRESENTA AOS EMPRESÁRIOS DE LAVRAS NOVAS PROPOSTAS DE PROGRAMAÇÃO

Em pesquisa de mercado feita em 2013, 54,9% dos entrevistados da cidade afirmaram assistir à programação da TVU-Lavras

Jornalista Adriana Spinelli, que atualmente presta consultoria à TVU-Lavras apresentou a proposta da nova programação da emissora

Há 17 anos em interação com a comunidade da cidade e região, a TV Universitária (TVU) de Lavras, no Sul de Minas, terá mudanças em sua programação, previstas para 2016. 

Em encontro promovido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nessa segunda-feira, 1º, a emissora compartilhou as novas propostas com empresários de diferentes segmentos. 

O objetivo foi a busca de parcerias que possam fortalecer a emissora e garantir à sociedade a oferta de conteúdos ainda mais diversificados e de qualidade, em um novo modelo editorial.

Entre as novidades previstas estão a reformulação do jornal Universitária Notícias, que se transformará em TVU-Notícias, com novo cenário e alterações no formato. Um boletim de notícias também deverá ser veiculado ao meio-dia. 

Além disso, o projeto inclui a produção de seis novos programas que veicularão conteúdos voltados à promoção da cultura, da cidadania e da ciência, sempre orientados pelo caráter de utilidade pública. As mudanças anunciadas para a TVU-Lavras incluem também uma nova identidade visual.

A emissora educativa está em atividade desde 1999, alcançando atualmente um público de cerca de 200 mil pessoas, distribuído em nove municípios da região de Lavras. Há potencial para ampliação desse público, que poderá chegar acerca de 300 mil pessoas.

A estrutura da emissora está localizada no câmpus histórico da UFLA. Seu sinal é transmitido pelos canais 13 UHF e 15 VHF.  Por ser afiliada da Rede Minas, os programas produzidos no local podem ser disseminados para outras TV’s do sistema público. 

Em 2015, obteve licença oficial do Ministério das Comunicações (MCom) para transmissão digital pelo Canal 16, sendo ainda necessários investimentos estruturais que permitam a digitalização.

O interesse público é o valor preponderante na definição das pautas. Em 2014, das 990 notícias veiculadas pela emissora, 43% foram de serviço/utilidade pública. 

No percentual restante estão incluídas notícias de diferentes temas, como saúde, esportes, atividades em curso na UFLA, etc. 

Em pesquisa de mercado feita em 2013 pela UFLA Júnior, empresa júnior do curso de Administração da UFLA, 54,9% dos entrevistados da cidade afirmaram assistir à programação da TVU-Lavras, público representativo da importância que a emissora assumiu no dia-a-dia do município.

As informações sobre as novas propostas de programação foram apresentadas pela jornalista Adriana Spinelli, que atualmente presta consultoria à TVU-Lavras. 

Ela defendeu uma televisão ainda mais voltada aos interesses da comunidade, com uma linha editorial que priorize a informação e o conhecimento, transmitidos de forma agradável para o telespectador. 

“Acreditamos no bem e, por isso, queremos um conteúdo inovador. Esse é o papel de uma TV universitária”, destacou Adriana.

Durante o encontro com os empresários da cidade, o reitor da UFLA relatou acontecimentos que marcaram a história da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), detentora da concessão da TVU-Lavras e da Rádio Universitária. 

Falou também dos desafios e realizações que a universidade tem pela frente, principalmente no tocante ao crescimento do número de estudantes, à construção do hospital universitário e à implementação do Parque Tecnológico, ressaltando que esses projetos trarão resultados positivos tanto para a UFLA quanto para Lavras e seu entorno.

Propondo a união de esforços para que se ofereça o melhor à comunidade, Scolforo pediu que os empresários tornem-se parceiros da TVU-Lavras para o incremento de sua programação. 

“Que vocês possam decidir fazer parte deste projeto pelo simples desejo de ajudar a oferecer algo diferenciado à comunidade, impulsionando o conhecimento, a cultura, a divulgação da ciência”.

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