Pular para o conteúdo principal

UNIFAL É MEDALHA DE PRATA EM CAMPEONATO INTERNACIONAL DE PESQUISA APLICADA

clique na imagem para ampliar

Recentemente, diversas empresas têm aplicado um conceito chamado terceirização de multidões (crowdsourcing). Esta ideia geralmente é aplicada quando uma companhia possui um problema complexo e que até então não foi capaz de resolvê-lo. 

Neste contexto, a empresa explica detalhadamente o problema para a comunidade mundial, geralmente através de uma plataforma online, divulgando dados para que qualquer pessoa possa tentar criar soluções. 

Há atualmente uma plataforma online chamada Kaggle que centraliza quase meio milhão de pesquisadores, de diversas áreas, dispostos a tentar resolver tais problemas. 

Estes pesquisadores são atualmente chamados data scientists. Empresas e organizações como Wikipedia, Airbnb, Cern e Facebook já utilizaram a plataforma Kaggle para recrutar pesquisadores.

No mês de outubro de 2015, a empresa britânica Winston Capital publicou um desafio para a previsão de retorno de ações considerando, tanto previsões intraday (minuto a minuto), como também previsões diárias. 

Para a tentativa da previsão dos retornos, a empresa divulgou também 25 indicadores que os pesquisadores poderiam utilizar nesta tarefa. 

Neste contexto, 832 pessoas aceitaram o Desafio do Mercado de Ações da Winton Capital que tinha como objetivo a submissão de mais de 7 milhões de previsões. O campeonato terminou no dia 26 de janeiro de 2016.

Ao final da competição, o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Humberto Brandão, conquistou a 2ª colocação no ranking geral, se estabelecendo na região de premiação – a empresa Winton Capital premiará os 6 primeiros colocados no desafio.

O professor Humberto Brandão acredita que a repercussão do resultado da competição estimulará estudantes da Universidade Federal de Alfenas para a participação em novos desafios. 

Segundo ele, isso poderá tornar os futuros egressos mais atrativos para o mercado de trabalho, e também os colocará em evidência no mercado mundial. 

O professor também ressaltou a importância das disciplinas de Inteligência Artificial e Otimização (Pesquisa Operacional), destacando a relevância do conhecimento nas mesmas para problemas de difícil solução. 

“A realização de pesquisa aplicada com a utilização de dados reais e complexos é de fundamental importância para tentar aproximar o mercado da academia, pois ainda há nesta relação uma forte carência no Brasil”, afirmou o professor.

De acordo com o professor Humberto Brandão, sua participação neste campeonato soma com os recentes avanços científicos do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) por ele liderado.

O pesquisador acredita que o conhecimento adquirido durante o desafio irá contribuir para inclusão de mais detalhes em futuros artigos, o que poderá auxiliar no avanço científico da área.

Atualmente, dentro da comunidade interdisciplinar com mais de 458.000 pesquisadores, Humberto Brandão da UNIFAL-MG está classificado como o 118º melhor data scientist do mundo.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.