Pular para o conteúdo principal

UNIFAL É MEDALHA DE PRATA EM CAMPEONATO INTERNACIONAL DE PESQUISA APLICADA

clique na imagem para ampliar

Recentemente, diversas empresas têm aplicado um conceito chamado terceirização de multidões (crowdsourcing). Esta ideia geralmente é aplicada quando uma companhia possui um problema complexo e que até então não foi capaz de resolvê-lo. 

Neste contexto, a empresa explica detalhadamente o problema para a comunidade mundial, geralmente através de uma plataforma online, divulgando dados para que qualquer pessoa possa tentar criar soluções. 

Há atualmente uma plataforma online chamada Kaggle que centraliza quase meio milhão de pesquisadores, de diversas áreas, dispostos a tentar resolver tais problemas. 

Estes pesquisadores são atualmente chamados data scientists. Empresas e organizações como Wikipedia, Airbnb, Cern e Facebook já utilizaram a plataforma Kaggle para recrutar pesquisadores.

No mês de outubro de 2015, a empresa britânica Winston Capital publicou um desafio para a previsão de retorno de ações considerando, tanto previsões intraday (minuto a minuto), como também previsões diárias. 

Para a tentativa da previsão dos retornos, a empresa divulgou também 25 indicadores que os pesquisadores poderiam utilizar nesta tarefa. 

Neste contexto, 832 pessoas aceitaram o Desafio do Mercado de Ações da Winton Capital que tinha como objetivo a submissão de mais de 7 milhões de previsões. O campeonato terminou no dia 26 de janeiro de 2016.

Ao final da competição, o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Humberto Brandão, conquistou a 2ª colocação no ranking geral, se estabelecendo na região de premiação – a empresa Winton Capital premiará os 6 primeiros colocados no desafio.

O professor Humberto Brandão acredita que a repercussão do resultado da competição estimulará estudantes da Universidade Federal de Alfenas para a participação em novos desafios. 

Segundo ele, isso poderá tornar os futuros egressos mais atrativos para o mercado de trabalho, e também os colocará em evidência no mercado mundial. 

O professor também ressaltou a importância das disciplinas de Inteligência Artificial e Otimização (Pesquisa Operacional), destacando a relevância do conhecimento nas mesmas para problemas de difícil solução. 

“A realização de pesquisa aplicada com a utilização de dados reais e complexos é de fundamental importância para tentar aproximar o mercado da academia, pois ainda há nesta relação uma forte carência no Brasil”, afirmou o professor.

De acordo com o professor Humberto Brandão, sua participação neste campeonato soma com os recentes avanços científicos do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LP&D) por ele liderado.

O pesquisador acredita que o conhecimento adquirido durante o desafio irá contribuir para inclusão de mais detalhes em futuros artigos, o que poderá auxiliar no avanço científico da área.

Atualmente, dentro da comunidade interdisciplinar com mais de 458.000 pesquisadores, Humberto Brandão da UNIFAL-MG está classificado como o 118º melhor data scientist do mundo.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...