sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

UNIFEI DESENVOLVE PESQUISA COM A SANTA CASA DE PORTO ALEGRE

Departamento de Engenharia Clínica da Santa Casa de Porto Alegre.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) está desenvolvendo pesquisa na área de tecnologia hospitalar juntamente com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por meio do seu Departamento de Engenharia Clínica. 

O estudo é voltado para a segurança de dados do paciente em equipamentos médicos. O físico de imagem da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ricardo Castilho Wunderlich, está trabalhando num projeto piloto no Brasil de implantação da norma internacional que trata de gerenciamento de risco de redes com equipamentos médicos conectados, a IEC 80.001, juntamente com a Unifei.

O físico explicou que “a partir do momento em que um equipamento médico é conectado numa rede comum, seja no hospital ou em uma clínica, essa rede passa a ser considerada uma rede médica”. 

Ele observou que os equipamentos ligados às redes possuem vulnerabilidade e por isso a necessidade da pesquisa. Para não prejudicar o funcionamento do sistema do hospital e tornar a pesquisa a mais confiável possível, foi criada uma sub-rede para os testes.

O próximo passo após a constatação da vulnerabilidade é indicar uma solução ao fabricante. 

“A gente propõe no final, ele está em processo de conclusão, metodologias para evitar essa invasão. Esse fabricante que participou do teste recebeu uma lista das portas que estão abertas para que ele feche ou que nos permita fechar”- esclareceu Ricardo Wunderlich.

O físico da Santa Casa gaúcha disse que na prática essa é mais uma pesquisa que salva vidas. Ele exemplificou “o caso de uma bomba de infusão que pode, através do hacker acessando, infundir a medicação de maneira errada, volumes errados, velocidade errada. Poderia ser um marcapasso. O hacker poderia invadir a rede, invadir o equipamento médico, parar o marcapasso, parar um equipamento de radioterapia, parar equipamentos de suporte à vida”.

Nenhum comentário: