Pular para o conteúdo principal

ACORDO VIABILIZA PESQUISAS NA ÁREA DE ECOMOBILIDADE URBANA NA FEDERAL DE LAVRAS

Projeto está sendo desenvolvido para a estruturação, no campus da UFLA, de uma pista de testes para veículos e tratores inteligentes. Ela terá 21 mil metros quadrados

"Da mesma forma como a UFLA contribuiu para o agronegócio no país, também estará empenhada no suporte a outras áreas da economia", destacou a reitora em exercício Édila Vilela de Resende, durante a assinatura do acordo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou compromisso com projetos e pesquisas que buscam soluções para a mobilidade urbana sustentável. 

Os problemas de trânsito das cidades e a necessidade de iniciativas mais sustentáveis trazem desafios à geração de tecnologias e inovações. Reconhecendo essa demanda de impacto social, a instituição formalizou nesta segunda-feira, 29, um protocolo de intenções com o instituto francês Vedecom (Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité) – uma fundação da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines.

A parceria envolverá, por exemplo, desenvolvimento e teste de veículos descarbonizados, autônomos e conectados à infraestrutura urbana. 

Os trabalhos caminham para um futuro em que carros e outros veículos poderão se deslocar pelas vias sem a intervenção de um motorista, o que aumentaria a segurança no trânsito, já que, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o condutor é responsável por 90% dos acidentes. 

Até que se chegue a esse cenário, os resultados da iniciativa vão somar ganhos para o planejamento viário das cidades, para as condições de acessibilidade de grupos específicos (como as pessoas com deficiência física e os idosos), entre outros benefícios.

Na UFLA, as atividades serão desenvolvidas pelo Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), ligado ao Departamento de Engenharia (DEG) e representado pelo professor Arthur de Miranda Neto. 

Durante a solenidade de celebração do convênio, ele apresentou o projeto que está sendo desenvolvido, com a participação de diferentes professores e pesquisadores, para a estruturação, no campus, de uma pista de testes para veículos e tratores inteligentes. 

A pista terá 21 mil metros quadrados. O professor enfatiza que, valorizando a tradição da instituição na área de Ciências Agrárias, a pista será também estratégica para projetos relacionados à agricultura de precisão. 

Pista de testes que será construída na UFLA será também estratégica para projetos relacionados à agricultura de precisão

Outras organizações acadêmicas são parceiras do LMT nos trabalhos, como a empresa Robótica Júnior, a equipe de robótica Troia, o Núcleo de Estudos em Eficiência Energética (NE3), a equipe Baja UFLA, além do DEG e do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

A UFLA foi a primeira instituição fora da França a formalizar acordo com o Vedecom. Hoje, quinta-feira, 3, o parque tecnológico Tecno Park de Campinas também assina protocolo de intenções com o instituto e a UFLA, formando um grupo irá estruturar as bases para a criação do Instituto Brasileiro de Eco-Mobilidade (Ibem), seguindo o modelo do francês do Vedecom – uma parceria público-privada que une esforços de atores da academia, do governo e da indústria. 

De acordo com o professor Arthur, no Brasil, o Ibem já nascerá com o apoio da indústria, representada pelo Grupo PSA Peugeout/Citröen e pela Companhia Dpaschoal de Participações. 

“O momento é de incorporação de novos parceiros à iniciativa”. Após a cerimônia realizada da UFLA, o professor e representantes da Vedecom cumprem agenda de negociações em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Com o Ibem, será possível adaptar as pesquisas e as soluções tecnológicas, já em andamento na França, à realidade brasileira, que tem legislação e características urbanas diferentes. 

De acordo com o diretor-geral do Vedecom, Antoine Meullende, a expectativa é de que o fruto do trabalho desenvolvido no Brasil possa contemplar aspectos que representem o cenário de toda a América Latina.Cerimônia

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, com a presença de professores, técnicos administrativos da universidade, estudantes e outros convidados. Na mesa de honra estavam a reitora em exercício da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o diretor geral do Instituto Vedecom, Antoine Meullende; o diretor Científico do  Vedecom, professor Victor Etgens; a adida de Cooperação e Ação Cultural da França em Minas Gerais, Christine Masson; o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior; o professor Arthur (que representa o acordo na UFLA); o gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Pegeot no Brasil, Emmanuel Hédouin e o diretor de Contratos e Convênios da UFLA, Fábio Costa Lasmar

Édila destacou a importância da parceria para o desenvolvimento de produtos que atenderão às necessidades da sociedade. 

“Da mesma forma como a UFLA contribuiu para o agronegócio no país, também estará empenhada no suporte a outras áreas da economia. O importante é que esse projeto, ao mesmo tempo em que colabora com o avanço de outras áreas, não está desconectado das Ciências Agrárias – nossa tradição. Contemplando também a agricultura de precisão, os benefícios dos resultados do trabalho serão amplos”.

Para o diretor geral do Vedecom, que conheceu o campus nesta segunda-feira, 29, a UFLA oferece as condições ideais para contemplar os projetos que vêm sendo estruturados na área. “Para receber os veículos inteligentes, as cidades precisam passar por adaptações. 

O tema mobilidade não está desconectado do território. Por tudo que observei aqui, a UFLA tem grande capacidade para lidar com esse desafio”. Ele explicou que o Ibem precisará estar preparado para apresentar às cidades o modelo de estrutura necessária para o futuro.

Já o professor Victor ressaltou a importância do movimento que o Vedecom vem promovendo, unindo esforços do governo, da indústria e da academia. “Sinto-me muito feliz ao ver que esse legado do Vedecom se reproduz também no Brasil”.

O gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Pegeot no Brasil também enalteceu o acordo. “É muito importante para nós termos parceiros internacionais de excelência como a UFLA, que irá atuar com competência em projetos que trarão reflexos para toda a América Latina”. 

A  Pegeot é uma das fundadoras do Vedecom e considera que os temas tratados pelo Instituto são essenciais ao futuro de suas marcas.

Ressaltando as relações da UFLA com a França em outros programas, a representante da embaixada francesa disse que a proposta do Ibem e a colaboração com o Vedecom atende a duas prioridades atuais da embaixada: o compromisso com questões ambientais, firmada a partir da Conferência do Clima (COP21), realizada na França em 2015; e a aproximação entre empresas francesas e universidades. “Por isso, fico muito feliz em participar deste momento”.

Na segunda-feira, pela manhã, uma equipe da UFLA recebeu os representantes do Instituto Vedecom e da PSA Pegeot. 

Foi realizada reunião na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para tratar assuntos relativos aos projetos a serem desenvolvidos, e visitas às obras do Parque Tecnológico e do novo prédio das Engenharias. 

O grupo também foi conhecer o local onde deverá ser construída a pista de testes para veículos e tratores inteligentes. 
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.