Pular para o conteúdo principal

ACORDO VIABILIZA PESQUISAS NA ÁREA DE ECOMOBILIDADE URBANA NA FEDERAL DE LAVRAS

Projeto está sendo desenvolvido para a estruturação, no campus da UFLA, de uma pista de testes para veículos e tratores inteligentes. Ela terá 21 mil metros quadrados

"Da mesma forma como a UFLA contribuiu para o agronegócio no país, também estará empenhada no suporte a outras áreas da economia", destacou a reitora em exercício Édila Vilela de Resende, durante a assinatura do acordo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou compromisso com projetos e pesquisas que buscam soluções para a mobilidade urbana sustentável. 

Os problemas de trânsito das cidades e a necessidade de iniciativas mais sustentáveis trazem desafios à geração de tecnologias e inovações. Reconhecendo essa demanda de impacto social, a instituição formalizou nesta segunda-feira, 29, um protocolo de intenções com o instituto francês Vedecom (Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité) – uma fundação da Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines.

A parceria envolverá, por exemplo, desenvolvimento e teste de veículos descarbonizados, autônomos e conectados à infraestrutura urbana. 

Os trabalhos caminham para um futuro em que carros e outros veículos poderão se deslocar pelas vias sem a intervenção de um motorista, o que aumentaria a segurança no trânsito, já que, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o condutor é responsável por 90% dos acidentes. 

Até que se chegue a esse cenário, os resultados da iniciativa vão somar ganhos para o planejamento viário das cidades, para as condições de acessibilidade de grupos específicos (como as pessoas com deficiência física e os idosos), entre outros benefícios.

Na UFLA, as atividades serão desenvolvidas pelo Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), ligado ao Departamento de Engenharia (DEG) e representado pelo professor Arthur de Miranda Neto. 

Durante a solenidade de celebração do convênio, ele apresentou o projeto que está sendo desenvolvido, com a participação de diferentes professores e pesquisadores, para a estruturação, no campus, de uma pista de testes para veículos e tratores inteligentes. 

A pista terá 21 mil metros quadrados. O professor enfatiza que, valorizando a tradição da instituição na área de Ciências Agrárias, a pista será também estratégica para projetos relacionados à agricultura de precisão. 

Pista de testes que será construída na UFLA será também estratégica para projetos relacionados à agricultura de precisão

Outras organizações acadêmicas são parceiras do LMT nos trabalhos, como a empresa Robótica Júnior, a equipe de robótica Troia, o Núcleo de Estudos em Eficiência Energética (NE3), a equipe Baja UFLA, além do DEG e do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

A UFLA foi a primeira instituição fora da França a formalizar acordo com o Vedecom. Hoje, quinta-feira, 3, o parque tecnológico Tecno Park de Campinas também assina protocolo de intenções com o instituto e a UFLA, formando um grupo irá estruturar as bases para a criação do Instituto Brasileiro de Eco-Mobilidade (Ibem), seguindo o modelo do francês do Vedecom – uma parceria público-privada que une esforços de atores da academia, do governo e da indústria. 

De acordo com o professor Arthur, no Brasil, o Ibem já nascerá com o apoio da indústria, representada pelo Grupo PSA Peugeout/Citröen e pela Companhia Dpaschoal de Participações. 

“O momento é de incorporação de novos parceiros à iniciativa”. Após a cerimônia realizada da UFLA, o professor e representantes da Vedecom cumprem agenda de negociações em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Com o Ibem, será possível adaptar as pesquisas e as soluções tecnológicas, já em andamento na França, à realidade brasileira, que tem legislação e características urbanas diferentes. 

De acordo com o diretor-geral do Vedecom, Antoine Meullende, a expectativa é de que o fruto do trabalho desenvolvido no Brasil possa contemplar aspectos que representem o cenário de toda a América Latina.Cerimônia

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, com a presença de professores, técnicos administrativos da universidade, estudantes e outros convidados. Na mesa de honra estavam a reitora em exercício da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o diretor geral do Instituto Vedecom, Antoine Meullende; o diretor Científico do  Vedecom, professor Victor Etgens; a adida de Cooperação e Ação Cultural da França em Minas Gerais, Christine Masson; o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior; o professor Arthur (que representa o acordo na UFLA); o gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Pegeot no Brasil, Emmanuel Hédouin e o diretor de Contratos e Convênios da UFLA, Fábio Costa Lasmar

Édila destacou a importância da parceria para o desenvolvimento de produtos que atenderão às necessidades da sociedade. 

“Da mesma forma como a UFLA contribuiu para o agronegócio no país, também estará empenhada no suporte a outras áreas da economia. O importante é que esse projeto, ao mesmo tempo em que colabora com o avanço de outras áreas, não está desconectado das Ciências Agrárias – nossa tradição. Contemplando também a agricultura de precisão, os benefícios dos resultados do trabalho serão amplos”.

Para o diretor geral do Vedecom, que conheceu o campus nesta segunda-feira, 29, a UFLA oferece as condições ideais para contemplar os projetos que vêm sendo estruturados na área. “Para receber os veículos inteligentes, as cidades precisam passar por adaptações. 

O tema mobilidade não está desconectado do território. Por tudo que observei aqui, a UFLA tem grande capacidade para lidar com esse desafio”. Ele explicou que o Ibem precisará estar preparado para apresentar às cidades o modelo de estrutura necessária para o futuro.

Já o professor Victor ressaltou a importância do movimento que o Vedecom vem promovendo, unindo esforços do governo, da indústria e da academia. “Sinto-me muito feliz ao ver que esse legado do Vedecom se reproduz também no Brasil”.

O gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Pegeot no Brasil também enalteceu o acordo. “É muito importante para nós termos parceiros internacionais de excelência como a UFLA, que irá atuar com competência em projetos que trarão reflexos para toda a América Latina”. 

A  Pegeot é uma das fundadoras do Vedecom e considera que os temas tratados pelo Instituto são essenciais ao futuro de suas marcas.

Ressaltando as relações da UFLA com a França em outros programas, a representante da embaixada francesa disse que a proposta do Ibem e a colaboração com o Vedecom atende a duas prioridades atuais da embaixada: o compromisso com questões ambientais, firmada a partir da Conferência do Clima (COP21), realizada na França em 2015; e a aproximação entre empresas francesas e universidades. “Por isso, fico muito feliz em participar deste momento”.

Na segunda-feira, pela manhã, uma equipe da UFLA recebeu os representantes do Instituto Vedecom e da PSA Pegeot. 

Foi realizada reunião na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para tratar assuntos relativos aos projetos a serem desenvolvidos, e visitas às obras do Parque Tecnológico e do novo prédio das Engenharias. 

O grupo também foi conhecer o local onde deverá ser construída a pista de testes para veículos e tratores inteligentes. 
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MG INVESTE R$2 MILHÕES EM RODOVIAS

Bom Sucesso, São Tiago e Nazareno serão contempladas A região do Campo das Vertentes será contemplada com cerca de R$2 milhões para o melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais MG-355, no trecho entre São Tiago, Mercês de Água Limpa e Bom Sucesso, com 45 quilômetros de extensão, e na LMG-841, que liga Mercês de Água Limpa a Nazareno, em um percurso de 24 quilômetros. Os recursos para obra serão provenientes do Tesouro Estadual, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A assessoria informou ainda que o processo do trecho entre Mercês de Água Limpa e Nazareno está mais adiantado, pois o Governo de Minas já autorizou no dia 20 de abril a empresa Engenheiros e Economistas Consultores (Enecom S.A.), ganhadora da licitação, a começar a elaborar o projeto para a LMG-841 orçado em quase R$800 mil. Já na MG-355, de 45 quilômetros, ainda está sendo definido o valor que será disponibilizado para a recuperação da via, i...

CESULLAB COMPLETA PRIMEIRO ANO DE VIDA TRANSPIRANDO INOVAÇÃO

O primeiro ano foi movimentado para o CesulLab, hub de inovação que nasceu em março de 2020 com o objetivo de trazer o conceito de inovação aberta para a região do Sul de Minas. Gerando conexões entre os mais diversos setores do mercado e trabalhando a transformação cultural nas empresas, o CesulLab tem apoiado a solução de problemas e provocado a evolução de organizações da nossa região. Neste primeiro ano, o CesulLab recebeu diversas visitas de autoridades, sendo a principal delas do governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que compareceu ao Lab para a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica de Varginha. Momento em que reforçou a importância do hub para a cidade e região. Com o intuito de desenvolver todo o ecossistema de inovação, o CesulLab realizou dezenas de eventos online, eventos presenciais, apresentações de startups, ofertou cursos, segue desenvolvendo programas de fomento e atua com 12 verticais de negócios e 16 empresas neste período. O CesulLab em 12 meses im...