Para melhorar os serviços médicos no diagnóstico e tratamento de pacientes do setor de oncologia, com o serviço de radioterapia, a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), e o Hospital Ibiapaba, pertencente ao Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (Cebams) firmaram convênio em Barbacena, nas Vertentes.
![]() |
Construção do Centro Oncológico Ibiapaba Cebams (COIC) vai alojar o equipamento de radioterapia |
Objetivo é a construção do Centro Oncológico Ibiapaba Cebams (COIC), uma estrutura especialmente projetada para alojar o equipamento de radioterapia, o bunker, com o município repassando ao hospital o valor de R$ 2.458.260,42 para construir o alojamento.
O aparelho deverá ser adquirido com recursos do Ministério da Saúde (MS) e complementado pelo próprio Ibiapaba.
A previsão é de que as novas instalações possam entrar em funcionamento em um ano, com o serviço de radioterapia atendendo em conjunto as regiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.
Atualmente, pacientes de Barbacena em tratamento de radioterapia precisam se descolar até Juiz de Fora, na Zona da Mata, em carro vinculado à Sesaps, para a realização do procedimento médico.
No ano de 2015 foram realizados 1.496 atendimentos em radioterapia, sendo 856 atendimentos em Juiz de Fora e 640 em Belo Horizonte (DATASUS). Com o COIC o atendimento desses pacientes seria realizado em Barbacena, com mais rapidez, com menos tempo de espera e mais humanizada.
O Hospital Ibiapaba S.A., teve sua Assembleia Geral de Constituição realizada em 29 de fevereiro de 1964, por um grupo de médicos que lançou ações ao público em geral no município de Barbacena, sendo aberto ao público após três anos de obras, em 27 de abril de 1967.
Inicialmente constituído por um bloco com 60 leitos disponíveis e uma área construída de 3 mil metros quadrados, o Hospital Ibiapaba S.A. foi pioneiro em transplantes e cirurgias cardíacas na região.
O hospital atua como referência em alta complexidade, em oncologia, desde 1992, com o atendimento de mais de 400 pacientes/mês. Em 5 de outubro de 2005, foi publicada a Portaria do Ministério da Saúde que credenciou a Unidade de Alta Complexidade Cardiológica do Hospital Ibiapaba como referência macrorregional.
Com isso, passou a atingir uma população estimada em 750 mil pessoas em 51 cidades da região centro-sul de Minas Gerais. Atualmente, a área física do hospital é superior a 7.200 m2, com 115 leitos e 454 colaboradores diretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário