Pular para o conteúdo principal

DESEMBARGADOR DE BOM SUCESSO É CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS

Kildare Gonçalves Carvalho disputa o pleito com os colegas Antônio Sérvulo e Herbert Carneiro

Desembargador Kildare Carvalho, durante sua passagem pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas

Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) disponibilizado ontem, segunda-feira, 14, a listagem dos desembargadores que se inscreveram para concorrer aos cargos eletivos da direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e para as vagas no Órgão Especial. 

A publicação da lista dos inscritos está prevista no  Regimento Interno do TJMG e abre prazo de 48 horas para os desembargadores impugnarem alguma candidatura.

No próximo dia 25 de abril, às 14h, serão escolhidos, pelo Tribunal Pleno, o presidente, o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 3º vice-presidente, o corregedor-geral de justiça e o vice-corregedor-geral de justiça. 

O número de vagas a serem preenchidas no Órgão Especial pode chegar a 12, sendo uma vaga referente ao quinto constitucional do Ministério Público. A variação do número de vagas depende da origem e da antiguidade dos magistrados eleitos para os cargos de direção.

Candidatam-se a presidente os desembargadores Antônio Sérvulo, Herbert Carneiro e Kildare Carvalho.

Kildare Gonçalves Carvalho nasceu em Bom Sucesso, no Sul de Minas, e é desembargador do Tribunal de Justiça investido em uma das vagas do chamado quinto constitucional. Ele já ocupou o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) entre julho de 2010 a fevereiro de 2012. Seu nome sempre é lembrado quando abrem-se vagas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o cargo de 1º vice-presidente, concorrem os desembargadores Geraldo Augusto e Marcos Lincoln. Apresentaram candidaturas para a 2ª vice-Presidência os desembargadores Albergaria Costa, Caetano Levi Lopes, Corrêa Camargo e Wagner Wilson. 

Inscreveram-se para disputar o cargo de 3º vice-presidente os desembargadores Heloísa Combat e Versiani Penna. 

Os magistrados candidatos ao cargo de corregedor-geral de justiça são os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, Leite Praça, Marcelo Rodrigues e Marcílio Eustáquio Santos. Já para o cargo de vice-corregedor-geral de justiça apresentaram inscrição os desembargadores Cabral da Silva, Cássio Salomé e Mariângela Meyer.

Órgão Especial
Na composição das 25 vagas do Órgão Especial, 13 são preenchidas por antiguidade e 12 por eleição, observado o quinto constitucional, com 3 e 2 desembargadores oriundos das classes de advogados e de membros do Ministério Público, alternadamente. 

Sendo que 5 vagas são dos eleitos para os cargos de direção. As demais vagas deverão ser preenchidas após a eleição dos cargos de direção, sendo eleitos os desembargadores que obtiverem as maiores votações, em número correspondente ao de vagas a serem providas.

São candidatos ao Órgão os desembargadores  Agostinho Gomes de Azevedo, Alberto Diniz Júnior, Alexandre Santiago, Áurea Brasil, Dárcio Lopardi Mendes, Edison Feital Leite, Estevão Lucchesi, Luiz Artur Rocha Hilário, Luiz Carlos Gomes da Mata, Octavio Augusto de Nigris Boccalini, Sandra Fonseca, José do Carmo Veiga de Oliveira, Wanderley Paiva e Wilson Benevides. 

À vaga de membro do Órgão Especial pertencente ao quinto constitucional, classe Ministério Público, candidatou-se o desembargador Alberto Vilas Boas.
com assessoria

Comentários

Unknown disse…
Ele merece ...Filho de pais extraordinários.....Humilde e respeitoso....nenca permitiu que seus aributos pessoais lhe subissem a cabeça....Minas estará bem servida com um homem como ele ...Precisamos de alguém assim na nossa magistratura !
Anônimo disse…
Parabéns ao corvo veloz por suas matérias
Anônimo disse…
Parabéns ao corvo veloz por suas matérias

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.