Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UNIFAL CRIAM REDE DE PROTEÇÃO COM A PM VIA APLICATIVO WHATSAPP

Ferramenta alerta sobre atividades suspeitas nas proximidades da sede da universidade


Com o alto índice de ocorrências de furtos e roubos em Alfenas, sobretudo, próximos à sede da UNIFAL-Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), os estudantes criaram a “Rede de Universitários Protegidos” via aplicativo WhatsApp, para alertar colegas e informar também policiais sobre pessoas suspeitas, e crimes na região.

O projeto de implantação do canal de acesso direto com a Polícia Militar é uma iniciativa do vereador Waldemilson Bassoto, que apresentou a proposta na UNIFAL-MG, no último dia 26, durante encontro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os calouros, do qual participaram também representantes da PM e da Guarda Municipal.

Conforme o parlamentar, a rede é semelhante a outros programas da Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos.

Durante a apresentação do canal na universidade, o major Geraldo Magela explicou que o acompanhamento da comunicação do grupo, possibilitará uma conduta preventiva e maior proximidade entre os estudantes, a PM e a Reitoria. 

O major aproveitou a oportunidade para orientar os estudantes sobre algumas medidas de segurança, como cuidados ao chegar e ao sair da sede, e informou ainda, sobre o policiamento ostensivo nos arredores da UNIFAL-MG, para garantir mais segurança para quem chega e sai da Instituição.

A Rede de Universitários foi repercutida em reportagem divulgada pela EPTV, na última quarta-feira, 2. 

Uma equipe da emissora esteve na instituição conversando com os estudantes e também com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Maria de Fátima Sant’Anna, sobre estratégias para aumentar a segurança no entorno da sede da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido uma forte aliada dos universitários na prevenção contra assaltos. Em setembro de 2014, os estudantes adotaram o aplicativo ONDEFUIROUBADO

Por meio da ferramenta, os universitários avisavam os colegas sobre as ruas mais perigosas e registravam os horários em que tinham sido vítimas de assaltos.  

Além das ações realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, a Universidade também instalou pontos de holofotes em prédios da instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG. 

A universidade adquiriu também câmeras de segurança que estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de assegurar o monitoramento das ruas adjacentes e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

Para participar da Rede de Universitários, os estudantes devem adicionar o número do grupo do WhatsApp, administrado pelo vereador Waldemilson: (35) 98468-9918.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...