Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UNIFAL CRIAM REDE DE PROTEÇÃO COM A PM VIA APLICATIVO WHATSAPP

Ferramenta alerta sobre atividades suspeitas nas proximidades da sede da universidade


Com o alto índice de ocorrências de furtos e roubos em Alfenas, sobretudo, próximos à sede da UNIFAL-Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), os estudantes criaram a “Rede de Universitários Protegidos” via aplicativo WhatsApp, para alertar colegas e informar também policiais sobre pessoas suspeitas, e crimes na região.

O projeto de implantação do canal de acesso direto com a Polícia Militar é uma iniciativa do vereador Waldemilson Bassoto, que apresentou a proposta na UNIFAL-MG, no último dia 26, durante encontro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os calouros, do qual participaram também representantes da PM e da Guarda Municipal.

Conforme o parlamentar, a rede é semelhante a outros programas da Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos.

Durante a apresentação do canal na universidade, o major Geraldo Magela explicou que o acompanhamento da comunicação do grupo, possibilitará uma conduta preventiva e maior proximidade entre os estudantes, a PM e a Reitoria. 

O major aproveitou a oportunidade para orientar os estudantes sobre algumas medidas de segurança, como cuidados ao chegar e ao sair da sede, e informou ainda, sobre o policiamento ostensivo nos arredores da UNIFAL-MG, para garantir mais segurança para quem chega e sai da Instituição.

A Rede de Universitários foi repercutida em reportagem divulgada pela EPTV, na última quarta-feira, 2. 

Uma equipe da emissora esteve na instituição conversando com os estudantes e também com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Maria de Fátima Sant’Anna, sobre estratégias para aumentar a segurança no entorno da sede da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido uma forte aliada dos universitários na prevenção contra assaltos. Em setembro de 2014, os estudantes adotaram o aplicativo ONDEFUIROUBADO

Por meio da ferramenta, os universitários avisavam os colegas sobre as ruas mais perigosas e registravam os horários em que tinham sido vítimas de assaltos.  

Além das ações realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, a Universidade também instalou pontos de holofotes em prédios da instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG. 

A universidade adquiriu também câmeras de segurança que estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de assegurar o monitoramento das ruas adjacentes e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

Para participar da Rede de Universitários, os estudantes devem adicionar o número do grupo do WhatsApp, administrado pelo vereador Waldemilson: (35) 98468-9918.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/