Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UNIFAL CRIAM REDE DE PROTEÇÃO COM A PM VIA APLICATIVO WHATSAPP

Ferramenta alerta sobre atividades suspeitas nas proximidades da sede da universidade


Com o alto índice de ocorrências de furtos e roubos em Alfenas, sobretudo, próximos à sede da UNIFAL-Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), os estudantes criaram a “Rede de Universitários Protegidos” via aplicativo WhatsApp, para alertar colegas e informar também policiais sobre pessoas suspeitas, e crimes na região.

O projeto de implantação do canal de acesso direto com a Polícia Militar é uma iniciativa do vereador Waldemilson Bassoto, que apresentou a proposta na UNIFAL-MG, no último dia 26, durante encontro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os calouros, do qual participaram também representantes da PM e da Guarda Municipal.

Conforme o parlamentar, a rede é semelhante a outros programas da Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos.

Durante a apresentação do canal na universidade, o major Geraldo Magela explicou que o acompanhamento da comunicação do grupo, possibilitará uma conduta preventiva e maior proximidade entre os estudantes, a PM e a Reitoria. 

O major aproveitou a oportunidade para orientar os estudantes sobre algumas medidas de segurança, como cuidados ao chegar e ao sair da sede, e informou ainda, sobre o policiamento ostensivo nos arredores da UNIFAL-MG, para garantir mais segurança para quem chega e sai da Instituição.

A Rede de Universitários foi repercutida em reportagem divulgada pela EPTV, na última quarta-feira, 2. 

Uma equipe da emissora esteve na instituição conversando com os estudantes e também com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, professora Maria de Fátima Sant’Anna, sobre estratégias para aumentar a segurança no entorno da sede da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido uma forte aliada dos universitários na prevenção contra assaltos. Em setembro de 2014, os estudantes adotaram o aplicativo ONDEFUIROUBADO

Por meio da ferramenta, os universitários avisavam os colegas sobre as ruas mais perigosas e registravam os horários em que tinham sido vítimas de assaltos.  

Além das ações realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, a Universidade também instalou pontos de holofotes em prédios da instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG. 

A universidade adquiriu também câmeras de segurança que estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de assegurar o monitoramento das ruas adjacentes e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

Para participar da Rede de Universitários, os estudantes devem adicionar o número do grupo do WhatsApp, administrado pelo vereador Waldemilson: (35) 98468-9918.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.