Ministério da Saúde começa a distribuir aos estados vacina contra H1N1 no dia 1º
Um homem de 65 anos, morreu na tarde de ontem, terça-feira, 29, com suspeita de ter contraído o vírus da gripe H1N1 em Lavras, no Sul de Minas. A vítima, que não teve o nome divulgado, faleceu no setor de emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanecia internado e isolado.
Amostras de sangue da vítima foram coletas e enviadas para um laboratório em Belo Horizonte. O resultado deverá ser liberado até 15 dias. O paciente estava internado desde o último dia 21.
Estado
Minas Gerais ainda não vive um surto da doença, mas o Estado está em alerta. Fato que se justifica pelos números. No ano passado, foram seis casos da gripe H1N1 no Estado. Já em 2016, apenas nos três primeiros meses do ano, já se contabilizou três infecções e duas mortes.
No país, as estatísticas também são altas. Neste ano, 46 pessoas morreram em decorrência da doença, frente a 36 óbitos em todo o ano passado.
Letal, o vírus provoca sintomas semelhantes aos de outras gripes, e o paciente deve ser medicado em até 48 horas.
Vacina
O Ministério da Saúde divulgou o calendário de distribuição da vacina contra a gripe A (H1N1).
A campanha nacional terá início no dia 30 de abril, porém, no dia 1º a pasta começa a distribuir o imunizante aos estados.
Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, mas, no estado de São Paulo, por exemplo, casos graves da doença começaram a ser registrados mais cedo.
A campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio, mas, com a chegada do imunizante mais cedo, os estados e municípios poderão antecipar a aplicação da forma mais conveniente para a região.
Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para o estado de São Paulo.
Sintomas do H1N1
A ocorrência da Influenza A (H1N1) é maior no inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão.
Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.
A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário