Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: MINAS GERAIS FORTALECE RELAÇÕES COMERCIAIS COM A CHINA

Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas, com sede em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região

Multinacional estatal chinesa XCMG, que produz máquinas pesadas, inaugurou uma unidade em Pouso Alegre no dia 6 de junho de 2014, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão 

Comitiva do Governo de Minas Gerais esteve nas cidades chinesas de Beijing, Xuzhou e Shanghai, entre os dias 22 e 25 de março, com a finalidade de atrair investimentos para o estado. 

Os integrantes da missão mineira cumpriram intensa agenda de negócios, com destaque para os acordos nas áreas de segurança pública e desenvolvimento econômico, além da assinatura de memorando de entendimento com empresa do ramo tecnológico.

A missão mineira foi chefiada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, ao lado do o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo. 

A comitiva contou ainda com o apoio do Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beijing e do Consulado-Geral do Brasil em Shanghai, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações, a Apex-Brasil.

“Com essa visita, o Governo Pimentel inaugurou um novo posicionamento estratégico em relação à China. Antes, o lugar que Minas reservava para a China não equivalia à relevância deste país para nosso o comércio e negócios. A China tem um lugar de destaque nas relações internacionais mineiras e vamos valorizá-las e intensificá-las na prática”, enfatiza Rodrigo Perpétuo.

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do estado, sendo principal destino das exortações mineiras.

Viagem de negócios
Uma das pautas mais importantes foi a parceria estratégica com o Instituto de Segurança Pública da Universidade Tsinghua, referência em inovação. 

A ideia é promover uma cooperação triangular, com a inclusão do Equador, que já se beneficiou das tecnologias chinesas para implantar 17 centros integrados de operação, monitoramento e controle, além de políticas de prevenção e ação em casos de desastres naturais. 

Com a expectativa de concretizar a parceria, uma visita de representantes da Tsinghua a Minas Gerais está prevista para este mês de abril.

A visita à fábrica da XCMG, multinacional do setor de veículos pesados, também rendeu bons negócios ao estado. Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas – a empresa já possui uma unidade em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região. 

A XCMG está localizada em Xuzhou, cidade industrial da Província de Jiangsu que mantém, há 20 anos, relação de irmandade com Minas Gerais.

Além disso, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, representou a Axxion (empresas do ramo de engenharia e tecnologia da informação) na assinatura do memorando de entendimentos com a Volinco. 

O documento prevê a cooperação entre as partes para o desenvolvimento conjunto de tecnologias para o setor de Internet das Coisas, Transporte e Smart Cities. A Volinco é parte de um dos maiores conglomerados empresariais da China, a Casic.

Mais investimentos
Os representantes de Minas Gerais aproveitaram a missão para realizar reuniões com instituições financeiras chinesas, como o Banco Haitong, que iniciou sua operação no mercado brasileiro com a aquisição do Banco Espírito Santo. 

Os executivos chineses receberam um portfolio de projetos em infraestrutura do estado e vão analisar as melhores possibilidades de investir em Minas Gerais.

Novo Banco de Desenvolvimento
Minas Gerais foi o primeiro governo local e a se reunir com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), criado em 2015 no marco da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com o objetivo de oferecer aos países emergentes uma plataforma própria e autônoma de estímulo a projetos estratégicos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. 

Em junho o vice-presidente do NBD, Paulo Nogueira, deverá vir a Belo Horizonte para avançar as tratativas.

Leia também: Codemig contempla Distrito Industrial de Pouso Alegre em programa de revitalização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...