Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas, com sede em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região
![]() |
Multinacional estatal chinesa XCMG, que produz máquinas pesadas, inaugurou uma unidade em Pouso Alegre no dia 6 de junho de 2014, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão |
Comitiva do Governo de Minas Gerais esteve nas cidades chinesas de Beijing, Xuzhou e Shanghai, entre os dias 22 e 25 de março, com a finalidade de atrair investimentos para o estado.
Os integrantes da missão mineira cumpriram intensa agenda de negócios, com destaque para os acordos nas áreas de segurança pública e desenvolvimento econômico, além da assinatura de memorando de entendimento com empresa do ramo tecnológico.
A missão mineira foi chefiada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, ao lado do o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo.
A comitiva contou ainda com o apoio do Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beijing e do Consulado-Geral do Brasil em Shanghai, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações, a Apex-Brasil.
“Com essa visita, o Governo Pimentel inaugurou um novo posicionamento estratégico em relação à China. Antes, o lugar que Minas reservava para a China não equivalia à relevância deste país para nosso o comércio e negócios. A China tem um lugar de destaque nas relações internacionais mineiras e vamos valorizá-las e intensificá-las na prática”, enfatiza Rodrigo Perpétuo.
Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do estado, sendo principal destino das exortações mineiras.
Viagem de negócios
Uma das pautas mais importantes foi a parceria estratégica com o Instituto de Segurança Pública da Universidade Tsinghua, referência em inovação.
A ideia é promover uma cooperação triangular, com a inclusão do Equador, que já se beneficiou das tecnologias chinesas para implantar 17 centros integrados de operação, monitoramento e controle, além de políticas de prevenção e ação em casos de desastres naturais.
Com a expectativa de concretizar a parceria, uma visita de representantes da Tsinghua a Minas Gerais está prevista para este mês de abril.
A visita à fábrica da XCMG, multinacional do setor de veículos pesados, também rendeu bons negócios ao estado. Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas – a empresa já possui uma unidade em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região.
A XCMG está localizada em Xuzhou, cidade industrial da Província de Jiangsu que mantém, há 20 anos, relação de irmandade com Minas Gerais.
Além disso, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, representou a Axxion (empresas do ramo de engenharia e tecnologia da informação) na assinatura do memorando de entendimentos com a Volinco.
O documento prevê a cooperação entre as partes para o desenvolvimento conjunto de tecnologias para o setor de Internet das Coisas, Transporte e Smart Cities. A Volinco é parte de um dos maiores conglomerados empresariais da China, a Casic.
Mais investimentos
Os representantes de Minas Gerais aproveitaram a missão para realizar reuniões com instituições financeiras chinesas, como o Banco Haitong, que iniciou sua operação no mercado brasileiro com a aquisição do Banco Espírito Santo.
Os executivos chineses receberam um portfolio de projetos em infraestrutura do estado e vão analisar as melhores possibilidades de investir em Minas Gerais.
Novo Banco de Desenvolvimento
Minas Gerais foi o primeiro governo local e a se reunir com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), criado em 2015 no marco da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com o objetivo de oferecer aos países emergentes uma plataforma própria e autônoma de estímulo a projetos estratégicos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.
Em junho o vice-presidente do NBD, Paulo Nogueira, deverá vir a Belo Horizonte para avançar as tratativas.
Leia também: Codemig contempla Distrito Industrial de Pouso Alegre em programa de revitalização
Leia também: Codemig contempla Distrito Industrial de Pouso Alegre em programa de revitalização
Nenhum comentário:
Postar um comentário