Pular para o conteúdo principal

PROJETO REGULAMENTA FOOD TRUCKS EM JF


Um novo comércio alimentício tem se expandido e chega a Juiz de Fora. Trata-se do food trucks, um veículo ou unidade móvel que transporta e vende comida, geralmente fabricada pelo próprio comerciante. Atento ao fenômeno, o vereador Zé Márcio (PV) apresentou projeto de lei que regulamenta a atividade, considerada positiva para o município. 

O serviço atende ao público que não pode perder tempo e, segundo o Sebrae, já emprega 2% da população, no país indicativo de estímulo à economia local. 

A receptividade leva o vereador a propor a regulamentação da modalidade e acionar o poder público para que promova a fiscalização de forma a garantir segurança e procedência dos produtos.

O projeto de lei aborda o assunto de forma ampla em 35 artigos. A exploração do food truck dependerá de alvará de localização e funcionamento quando em espaço privado, e de autorização de uso, quando em área pública. 

O alvará será expedido mediante constituição de empresa no município. O valor anual pela ocupação da área será definido pelo Executivo.

O uso de ponto em praças, parques, museus, entre outros locais de grande movimento, dependerá de liberação da Prefeitura. O proprietário do veículo deve divulgar a localização para facilitar a fiscalização.

Sempre atento a questões envolvendo o meio ambiente, Zé Márcio exige dos veículos um depósito para captação de resíduos líquidos para descarte de forma adequada e deixa claro que a rede pluvial não pode ser utilizada. 

A colocação de mesas e cadeiras nas proximidades está proibida, assim como a utilização de garrafas e copos de vidro e a comercialização de alimentos industrializados.

O bem estar dos juiz-foranos é preservado conforme normas do projeto. Em áreas 100% residenciais, as atividades devem ser encerradas às 22 horas. Será respeitada a distância mínima de faixas de pedestres, pontos de táxi, de ônibus, hidrantes, válvulas de incêndio, tampas de bueiro, esquinas e cruzamentos. 

É exigido o distanciamento de 20 metros de escolas, rodoviárias, aeroportos, estádios de futebol e ginásios esportivos. O funcionamento em feiras públicas e em frente a hospitais é vedado.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.