Pular para o conteúdo principal

3º STARTUP WEEKEND INATEL ATRAI EMPREENDEDORES DO SUL DE MINAS


54 horas dedicadas a transformar uma ideia em startup. Assim, 120 empreendedores destinaram o fim de semana, dos dias 29 de abril a 1ª de maio, para o Startup Weekend Inatel que tinha como tema "O que desafia, inspira, transpira e transforma!". 

Estiveram presentes startupers de Pouso Alegre, Lavras, Varginha, Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas, Itabira, entre outras cidades e também alunos, professores e colaboradores do Inatel. 

Em sua 3ª edição, o evento foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades e trabalhar para produzir um Mínimo Produto Viável (MVP) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos. 

As atividades tiverem início no último dia 29 de abril, com a palestra do Guto Ferreira. Muito empolgado, Guto animou os participantes falando sobre propósito e legado, o valor de acreditar nos sonhos e desenvolvê-los e ressaltou também a importância em participar de eventos como o SWInatel. 

"Essa é a oportunidade que todos vocês terão de pensar diferente, fora da caixa e dar início a construção de um sonho e tentar torná-lo realidade", disse.

Finalizada a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches. As 16 ideias mais votadas foram escolhidas e desenvolvidas como startups.

Após essa divisão, foram horas dedicadas à produção de um modelo de negócios de sucesso utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite do domingo, 1ª de maio.

A apresentação final foi julgada por importantes empreendedores como o responsável pelo programa Teléfonica Open Future no Brasil, Renato Valente - que também está à frente da aceleradora do Grupo, a Wayra. 

O diretor de marketing da Ericsson América Latina, Jesper Rhode, o gerente de venture capital da Inseed Investimentos, Edsmar Resende e o bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Felipe Mariani que participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. 

O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma. 

Além das três startups vencedoras, outra três foram selecionadas para integrar o processo seletivo para a participação no Crowdworking Vale da Eletrônica, o primeiro espaço de inovação criado no país como parte do Programa Telefónica Open Future, que engloba as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo do Grupo Telefónica. 

As 6 equipes foram convidadas a disputar vagas com as outras 36 já classificadas no programa. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e se selecionadas poderão desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups contando com a parceria Inatel, a Ericsson e a Telefónica.

As startups selecionadas foram a Easy Pic, que desenvolveu um aplicativo editor de fotos para pequenos negócios, a Sunflower que propôs um dispositivo que aumenta a eficiência energética de painéis solares e a startup Fixcity com o aplicativo que permite aos cidadãos postarem demandas para órgãos públicos como prefeituras. 

"O que foi muito interessante e inovador nesse Startup Inatel é que tivemos muitos projetos bons e inovadores e também tivemos muitos produtos que desenvolveram o hardware e não priorizaram somente o software. Isso nos mostra que é possível empreender em pouco tempo e com qualidade.", ressaltou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...