Pular para o conteúdo principal

3º STARTUP WEEKEND INATEL ATRAI EMPREENDEDORES DO SUL DE MINAS


54 horas dedicadas a transformar uma ideia em startup. Assim, 120 empreendedores destinaram o fim de semana, dos dias 29 de abril a 1ª de maio, para o Startup Weekend Inatel que tinha como tema "O que desafia, inspira, transpira e transforma!". 

Estiveram presentes startupers de Pouso Alegre, Lavras, Varginha, Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas, Itabira, entre outras cidades e também alunos, professores e colaboradores do Inatel. 

Em sua 3ª edição, o evento foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades e trabalhar para produzir um Mínimo Produto Viável (MVP) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos. 

As atividades tiverem início no último dia 29 de abril, com a palestra do Guto Ferreira. Muito empolgado, Guto animou os participantes falando sobre propósito e legado, o valor de acreditar nos sonhos e desenvolvê-los e ressaltou também a importância em participar de eventos como o SWInatel. 

"Essa é a oportunidade que todos vocês terão de pensar diferente, fora da caixa e dar início a construção de um sonho e tentar torná-lo realidade", disse.

Finalizada a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches. As 16 ideias mais votadas foram escolhidas e desenvolvidas como startups.

Após essa divisão, foram horas dedicadas à produção de um modelo de negócios de sucesso utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite do domingo, 1ª de maio.

A apresentação final foi julgada por importantes empreendedores como o responsável pelo programa Teléfonica Open Future no Brasil, Renato Valente - que também está à frente da aceleradora do Grupo, a Wayra. 

O diretor de marketing da Ericsson América Latina, Jesper Rhode, o gerente de venture capital da Inseed Investimentos, Edsmar Resende e o bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Felipe Mariani que participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. 

O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma. 

Além das três startups vencedoras, outra três foram selecionadas para integrar o processo seletivo para a participação no Crowdworking Vale da Eletrônica, o primeiro espaço de inovação criado no país como parte do Programa Telefónica Open Future, que engloba as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo do Grupo Telefónica. 

As 6 equipes foram convidadas a disputar vagas com as outras 36 já classificadas no programa. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e se selecionadas poderão desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups contando com a parceria Inatel, a Ericsson e a Telefónica.

As startups selecionadas foram a Easy Pic, que desenvolveu um aplicativo editor de fotos para pequenos negócios, a Sunflower que propôs um dispositivo que aumenta a eficiência energética de painéis solares e a startup Fixcity com o aplicativo que permite aos cidadãos postarem demandas para órgãos públicos como prefeituras. 

"O que foi muito interessante e inovador nesse Startup Inatel é que tivemos muitos projetos bons e inovadores e também tivemos muitos produtos que desenvolveram o hardware e não priorizaram somente o software. Isso nos mostra que é possível empreender em pouco tempo e com qualidade.", ressaltou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...