Pular para o conteúdo principal

3º STARTUP WEEKEND INATEL ATRAI EMPREENDEDORES DO SUL DE MINAS


54 horas dedicadas a transformar uma ideia em startup. Assim, 120 empreendedores destinaram o fim de semana, dos dias 29 de abril a 1ª de maio, para o Startup Weekend Inatel que tinha como tema "O que desafia, inspira, transpira e transforma!". 

Estiveram presentes startupers de Pouso Alegre, Lavras, Varginha, Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas, Itabira, entre outras cidades e também alunos, professores e colaboradores do Inatel. 

Em sua 3ª edição, o evento foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades e trabalhar para produzir um Mínimo Produto Viável (MVP) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos. 

As atividades tiverem início no último dia 29 de abril, com a palestra do Guto Ferreira. Muito empolgado, Guto animou os participantes falando sobre propósito e legado, o valor de acreditar nos sonhos e desenvolvê-los e ressaltou também a importância em participar de eventos como o SWInatel. 

"Essa é a oportunidade que todos vocês terão de pensar diferente, fora da caixa e dar início a construção de um sonho e tentar torná-lo realidade", disse.

Finalizada a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches. As 16 ideias mais votadas foram escolhidas e desenvolvidas como startups.

Após essa divisão, foram horas dedicadas à produção de um modelo de negócios de sucesso utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite do domingo, 1ª de maio.

A apresentação final foi julgada por importantes empreendedores como o responsável pelo programa Teléfonica Open Future no Brasil, Renato Valente - que também está à frente da aceleradora do Grupo, a Wayra. 

O diretor de marketing da Ericsson América Latina, Jesper Rhode, o gerente de venture capital da Inseed Investimentos, Edsmar Resende e o bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Felipe Mariani que participa ativamente de diversas iniciativas do ecossistema mineiro de empreendedorismo e inovação.

A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. 

O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma. 

Além das três startups vencedoras, outra três foram selecionadas para integrar o processo seletivo para a participação no Crowdworking Vale da Eletrônica, o primeiro espaço de inovação criado no país como parte do Programa Telefónica Open Future, que engloba as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo do Grupo Telefónica. 

As 6 equipes foram convidadas a disputar vagas com as outras 36 já classificadas no programa. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e se selecionadas poderão desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups contando com a parceria Inatel, a Ericsson e a Telefónica.

As startups selecionadas foram a Easy Pic, que desenvolveu um aplicativo editor de fotos para pequenos negócios, a Sunflower que propôs um dispositivo que aumenta a eficiência energética de painéis solares e a startup Fixcity com o aplicativo que permite aos cidadãos postarem demandas para órgãos públicos como prefeituras. 

"O que foi muito interessante e inovador nesse Startup Inatel é que tivemos muitos projetos bons e inovadores e também tivemos muitos produtos que desenvolveram o hardware e não priorizaram somente o software. Isso nos mostra que é possível empreender em pouco tempo e com qualidade.", ressaltou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...