Pular para o conteúdo principal

JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS OBTÉM SUCESSO NA PRODUÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS

Pesquisadores querem tirar 14 espécies da lista de extinção

Desde o ano passado, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, no Sul de Minas, instituição de administração indireta da prefeitura, realiza trabalhos a fim de preservar as espécies da flora do planalto de Poços que estão ameaçadas de extinção. 

A equipe do departamento Técnico-Científico, através de metodologias, visa tirar da lista vermelha as 14 espécies encontradas dentro do planalto e que estão em risco de desaparecimento.

A primeira fase deste trabalho foi identificar e catalogar estas espécies, incluindo seu mapeamento com o auxílio de um GPS. Posteriormente, foi iniciada a coleta de sementes destas espécies para a produção de mudas, muitas destas coletas são realizadas no município de Caldas. 

No caso das pteridófitas (samambaias), a equipe faz a coleta da própria planta, com a retirada de seus esporos, parte da samambaia usada para germinação, e levada para multiplicação no laboratório de cultivoin vitro da FJBPC.

Os trabalhos começaram no segundo semestre do ano passado. Desde então, a instituição vem obtendo considerável sucesso na produção de mudas de 9 espécies: o cedro-rosa, cedrinho-do-brejo, palmito-juçara, canela-sassafrás, pinheiro-brasileiro, catuabinha-do-campo e Sinningia striata (sem nome popular). Entre as pteridófitas, a Dicksonia sellowiana (xaxim verdadeiro)ea Cheilanthes regnelliana (sem nome popular) foram as que conseguiram ser desenvolvidas.O próximo passo é usar estas mudas nos plantios de recuperação de áreas degradadas e a reintrodução na natureza.

Para conhecimento dessas espécies, o Jardim Botânico também irá lançar, em breve, um guia fotográfico com todas as 14 espécies ameaçadas, para que haja colaboração da comunidade na preservação e conservação ambiental.

Instituição
O Jardim Botânico está localizado no bairro Véu das Noivas, e está aberto para visitas gratuitas de segunda a domingo das 10h às 16h, inclusive aos feriados.

A instituição poços-caldense é destaque no cenário nacional, sendo detentora de considerável coleção de samambaias do país, bem como de orquídeas, antúrios, além de vasta propagação de espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas e abrigar de um dos mais modernos e bem equipados laboratórios de manejo vegetal e cultivo “in vitro” do interior do Brasil.

Visitação
Tanto para a visitação orientada de grupos às instalações do Jardim Botânico de Poços de Caldas, quanto para a visita da Divisão de Educação Ambiental, através do “Jardim Botânico Vai à Escola”, o responsável pela unidade educacional pode entrar em contato para agendamento pelo telefone (35) 98427-2036 ou pelo e-mail educacaoambiental.fjbpc@yahoo.com.br, diretamente com a Divisão de Educação Ambiental.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.