Pular para o conteúdo principal

TOUR DA TOCHA CHEGA AO ÚLTIMO DIA DE REVEZAMENTO EM MINAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Revezamento olímpico passou neste domingo, 15, pelas cidades históricas. Barbacena e Juiz de Fora são os próximos destinos


A população de São João del-Rei acordou cedo neste domingo, 15. Milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 em seu  nono dia de tour por Minas Gerais.

Nos principais pontos turísticos, manifestações artísticas e culturais saudavam a passagem da chama, símbolo do esporte. Em seu trajeto, a chama olímpica passou pelas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e de São Francisco, além da Basílica do Pilar.

Durante a passagem do revezamento pelo centro histórico, a Tocha Olímpica foi saudada pela virada dos sinos. Em seguida, a chama partiu para a Estação Ferroviária de onde seguiu para Tiradentes na tradicional Maria Fumaça.

O trem – remanescente da linha inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, a Estrada de Ferro Oeste de Minas – foi um importante corredor logístico para o transporte da produção agrícola e industrial do país. Atualmente, a Maria Fumaça é uma atração turística da região.  O complexo ferroviário é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. 

Vocação gastronômica
Bastante movimentados em dias normais, os restaurantes de Tiradentes encontraram uma motivação a mais para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. A chef de cozinha Cíntia Dellalibera aproveitou a oportunidade para criar pratos novos para seus clientes.

Inspirada nas cores da bandeira do Brasil, ela criou o suco olímpico – que reúne maracujá, abacaxi e hortelã – e o omelete olímpico – uma combinação de ovos e salada. A tapioca de banana da terra com canela é outro prato elaborado para a passagem do símbolo olímpico por Tiradentes. 

“A tapioca é uma iguaria que só existe no Brasil, então nada melhor que oferece-la durante a passagem da chama olímpica”, contou.

O objetivo da inovação no cardápio foi homenagear o momento histórico para a cidade. “Queremos reverenciar a passagem de um símbolo tão importante do esporte por Tiradentes. Por isso, os pratos especiais serão servidos neste domingo”, afirmou.

Núcleo de Articulação Minas 2016
A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel (PT) com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. 

Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016. Maiores informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.