Pular para o conteúdo principal

UNIÃO DOA IMÓVEL DO ANTIGO IBC

Campus Machado do IFSULDEMINAS recebe doação de imóvel onde funcionou o antigo Instituto Brasileiro do Café

Assinado no último dia 20 de abril, o contrato de doação do imóvel que pertenceu ao antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizado em Machado, no Sul de Minas, na Rua Dom Hugo com Praça Antônio Cândido. 

Com a assinatura do documento, feita pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, o local deixa de ser da União e passa a pertencer ao Campus Machado.

O ato de assinatura ocorreu em Belo Horizonte, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), onde participaram o superintendente Rogério Veiga Aranha, o reitor e o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato. 

Com área pouco maior a mil metros quadrados, o terreno possui um prédio de 533 metros quadrados e foi avaliado em R$ 1,14 milhão.

Com a doação, é de direito do IFSULDEMINAS todo o domínio, ação, servidão ativa, senhorio e posse do imóvel. Foi estabelecido o prazo de quatro anos, a contar da data de assinatura do contrato, para que o Instituto cumpra o encargo. 

Após o prazo, no caso de não cumprimento da finalidade da doação, reverterá automaticamente o imóvel à propriedade da União, independentemente de qualquer indenização por benfeitorias realizadas.

O Campus Machado tem por objetivo utilizar as instalações do antigo prédio do IBC para promover ações que beneficiem a comunidade do município e região, por meio da oferta de cursos de alfabetização, orientação sobre empreendedorismo e cooperativismo, alimentos, informática, administração entre outros. Será montado também, no prédio, um Museu de Ciências Naturais, com exposição para o público externo.

Além disso, o campus buscará ampliar as ações de cunho social, como a parceria realizada com a Associação Resgatando Vidas para uso comum das instalações. Criada em março de 2012, a entidade atua em projetos sociais de apoio à criança e ao adolescente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.