Pular para o conteúdo principal

CINE DEBATE ‘MARCAS DA MEMÓRIA’ DESTACA LUTA DAS MULHERES CONTRA A DITADURA

Cena de "Vou Contar para os Meus Filhos", da diretora Tuca Siqueira. A produção mostra o reencontro de 24 ex-presas políticas da Colônia Penal do Bom Pastor 40 anos depois. Todas têm em comum o passado de luta contra a repressão da ditadura militar

Na próxima terça-feira, dia 14, o curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza o 3º Cine Debate Marcas da Memória. 

O evento que tem como tema “Mulheres na Ditadura”, terá início a partir das 14h, no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE), localizado no Bloco III, no Campus Universitário. 

Serão exibidos dois curtas metragens. O primeiro é o “Vou contar para os meus filhos”, lançado em 2011, com 24 minutos de duração e dirigido por Tuca Siqueira. 

O segundo, o curta metragem “Damas da Liberdade”, tem 28 minutos de duração e foi lançado em 2012, tendo como diretores Célia Gurgel e Joe Pimentel.

Após a exibição, as convidadas falarão sobre o tema e promoverão questões para discussão do público presente. Foram convidadas, a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE), Catarina Dallapicula e as estudantes Maria Carolina Fernandes, Agatha Neves e Marina Rodrigues, representantes do Coletivo Feminista de Mulheres da UFLA. 

O evento é realizado pelo DAE e conta com o apoio do Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap), do Programa de Educação Tutorial Institucional de Administração Pública (PETI) e do Coletivo de Mulheres da UFLA. 

De acordo com os organizadores do evento, o Projeto Cine Debate Marcas da Memória tem como finalidade promover o resgate da memória, a formação de consciência crítica, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento das instituições democráticas.

O projeto promove sessões audiovisuais públicas e gratuitas, dedicadas à reflexão crítica sobre os regimes de exceção vividos no Brasil, bem como seus reflexos na atualidade.

As inscrições para o evento podem ser realizadas via SIG da Universidade Federal de Lavras (www.sig.ufla.br). 

O credenciamento terá início às 13h30. Será possível se inscrever na data do evento, caso ainda haja vaga até às 13h50. O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/