Pular para o conteúdo principal

CINE SESC FAZ EXIBIÇÃO DE FILMES EM LAVRAS

Projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Sessões são gratuitas


O sonho de liberdade é um assunto recorrente no imaginário e na cultura de todos os povos do mundo. Em junho, o Cine Sesc, projeto do Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc Minas), propõe uma nova reflexão. 

Com o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o circuito apresenta, a partir deste mês, os seguintes filmes: O menino e o mundo (Brasil, 2014); Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014); Uma lição de vida (EUA | Quênia); e Onde fica a casa do meu amigo? (Irã, 1987).

Liberté, Egalité, Fraternité foi o lema da Revolução Francesa, período de intensa agitação política e cultural na França, de 1789 a 1799, que derrubou princípios conservadores e privilégios de monarcas, democratas e igreja, abrindo o país para uma transformação social provocada pelo movimento popular. 

A partir dessa virada histórica épica, o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" se transformou no símbolo da luta de movimentos sociais em todo o mundo.

Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Inicialmente, o Cine Sesc chegou a 19 unidades da instituição no estado. Agora, já são 23 no circuito. Na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte haverá exibições no Sesc Contagem-Betim, Sesc Desportivo, Sesc Floresta, Sesc Sete Lagoas, Sesc Tupinambás e Sesc Venda Nova.

O circuito também realiza sessões, simultaneamente, no interior do estado, nas seguintes unidades: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, além das agências Sesc Serviços em Lavras, Patos de Minas e Santos Dumont.

Realizado em espaços de cinema não convencionais, o Cine Sesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. 

As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

Confira abaixo a programação de junho na unidade de Lavras:

18/6: Hoje eu quero voltar sozinho
Daniel Ribeiro | Brasil | 2013 | 95min | Classificação 12 anos

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.


25/6: Uma lição de vida
Justin Chadwick | Brasil | 2009 | Quênia, EUA | Classificação 12 anos

O queniano Kimani Maruge (1920-2009) entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o homem mais velho a ingressar numa escola primária — foi em 2004, quando tinha 84 anos. Esse singelo drama revela a história do protagonista, interpretado pelo ótimo Oliver Litondo. Numa remota aldeia do Quênia, Maruge quer ter aulas com as crianças, mas é impedido. Enquanto o diretor o obriga a procurar uma escola para adultos, a professora Jane (Naomie Harris) se encanta pela perseverança do velhinho. O caso chega à mídia e ele vira um símbolo da educação, apesar das críticas dos pais dos alunos. Em flashbacks, mostra-se seu doloroso passado: Maruge lutou pela independência do país africano, sofreu torturas e viveu, de 1951 a 1959, num campo de prisioneiros sob o jugo dos colonizadores ingleses.


1/7: Onde fica a casa do meu amigo?
Abbas Kiarostami | Irã| 1987 | 83min | Classificação 12 anos

Um garoto, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega, em uma jornada cheia de humanismo e fraternidade. Filme base do considerado Novo Cinema Iraniano, que revelou ao mundo seu diretor Abbas Kiarostami.


Serviço
Evento: 'Cine Sesc' - 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade'
Hora: sempre às 18h
Local: Sesc Seviços Lavras, Rua Otacílio Negrão de Lima, 344 - Centro
Informações: (35) 3826-4424
Todas as sessões são gratuitas.

* O filme O Menino e O Mundo foi exibido no Sesc Serviços Lavras no último dia 10.

com Saulo Penaforte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...