Pular para o conteúdo principal

CINE SESC FAZ EXIBIÇÃO DE FILMES EM LAVRAS

Projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Sessões são gratuitas


O sonho de liberdade é um assunto recorrente no imaginário e na cultura de todos os povos do mundo. Em junho, o Cine Sesc, projeto do Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc Minas), propõe uma nova reflexão. 

Com o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o circuito apresenta, a partir deste mês, os seguintes filmes: O menino e o mundo (Brasil, 2014); Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014); Uma lição de vida (EUA | Quênia); e Onde fica a casa do meu amigo? (Irã, 1987).

Liberté, Egalité, Fraternité foi o lema da Revolução Francesa, período de intensa agitação política e cultural na França, de 1789 a 1799, que derrubou princípios conservadores e privilégios de monarcas, democratas e igreja, abrindo o país para uma transformação social provocada pelo movimento popular. 

A partir dessa virada histórica épica, o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" se transformou no símbolo da luta de movimentos sociais em todo o mundo.

Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Inicialmente, o Cine Sesc chegou a 19 unidades da instituição no estado. Agora, já são 23 no circuito. Na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte haverá exibições no Sesc Contagem-Betim, Sesc Desportivo, Sesc Floresta, Sesc Sete Lagoas, Sesc Tupinambás e Sesc Venda Nova.

O circuito também realiza sessões, simultaneamente, no interior do estado, nas seguintes unidades: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, além das agências Sesc Serviços em Lavras, Patos de Minas e Santos Dumont.

Realizado em espaços de cinema não convencionais, o Cine Sesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. 

As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

Confira abaixo a programação de junho na unidade de Lavras:

18/6: Hoje eu quero voltar sozinho
Daniel Ribeiro | Brasil | 2013 | 95min | Classificação 12 anos

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.


25/6: Uma lição de vida
Justin Chadwick | Brasil | 2009 | Quênia, EUA | Classificação 12 anos

O queniano Kimani Maruge (1920-2009) entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o homem mais velho a ingressar numa escola primária — foi em 2004, quando tinha 84 anos. Esse singelo drama revela a história do protagonista, interpretado pelo ótimo Oliver Litondo. Numa remota aldeia do Quênia, Maruge quer ter aulas com as crianças, mas é impedido. Enquanto o diretor o obriga a procurar uma escola para adultos, a professora Jane (Naomie Harris) se encanta pela perseverança do velhinho. O caso chega à mídia e ele vira um símbolo da educação, apesar das críticas dos pais dos alunos. Em flashbacks, mostra-se seu doloroso passado: Maruge lutou pela independência do país africano, sofreu torturas e viveu, de 1951 a 1959, num campo de prisioneiros sob o jugo dos colonizadores ingleses.


1/7: Onde fica a casa do meu amigo?
Abbas Kiarostami | Irã| 1987 | 83min | Classificação 12 anos

Um garoto, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega, em uma jornada cheia de humanismo e fraternidade. Filme base do considerado Novo Cinema Iraniano, que revelou ao mundo seu diretor Abbas Kiarostami.


Serviço
Evento: 'Cine Sesc' - 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade'
Hora: sempre às 18h
Local: Sesc Seviços Lavras, Rua Otacílio Negrão de Lima, 344 - Centro
Informações: (35) 3826-4424
Todas as sessões são gratuitas.

* O filme O Menino e O Mundo foi exibido no Sesc Serviços Lavras no último dia 10.

com Saulo Penaforte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...