Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL DEFENDE A RETOMADA DO CRESCIMENTO E DA INCLUSÃO SOCIAL

Ao participar das comemorações do Dia da Indústria 2016, governador ressalta a confiança na capacidade da gente mineira para sair da atual situação mais forte e pujante

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou na noite da última quinta-feira, 2, no Minascentro, em Belo Horizonte, das comemorações do Dia da Indústria 2016, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e destacou os desafios do país para retomar o crescimento econômico e a inclusão social. 

Pimentel ressaltou o trabalho da nova gestão estadual para impulsionar o setor produtivo mineiro.

Para Fernando Pimentel, é preciso a construção de “pontes para o diálogo e avançar na busca de consensos” para termos um Brasil e uma Minas Gerais mais prósperos, justos e fraternos. 

“É preciso voltar a crescer para voltar a gerar emprego e renda. Crescer com estabilidade fiscal e monetária, sem inflação, sem desiquilíbrios, mas crescer. Mais do que isso, é preciso voltar a crescer para não cometermos, como nação, o crime de recolocar milhões de pessoas em condições de pobreza. Os milhões de brasileiros que ascenderam socialmente nos últimos anos não se conformarão em perder o que conquistaram”, afirmou.

O governador ressaltou que, para retomar o crescimento econômico e a inclusão social, é preciso “pacificar a arena política atualmente conturbada” para não prejudicar a própria governabilidade do país de forma a “preservar a política como instrumento da construção de soluções e não da produção de impasses e obstáculos”.

Em Minas Gerais, Pimentel destacou a confiança na capacidade da gente mineira para sair dessa situação “mais forte e pujante do que nunca”. 

“Aqui em Minas, apesar das dificuldades reconhecidas por todos, continuamos trabalhando, sem esmorecimento e sem temor. No Governo, o momento é de austeridade. Buscamos ajustar as contas públicas que encontramos totalmente desequilibradas, situação que se agravou mais ainda com a recessão. Mas em nenhum momento deixamos de escutar, de atender e buscar impulsionar o nosso setor produtivo”, disse.

Ações
O governador Fernando Pimentel destacou que o Estado também busca inovações para a retomada do crescimento econômico. Citou como exemplo o lançamento, no último dia 31 de maio, do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam) e a realização da Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), que é uma realização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) com o apoio do Sebrae e da Fiemg.

“São mais de 30 empresas do mundo inteiro, canais de TV a cabo, que estão em Belo Horizonte para rodadas de negócio com nossos produtores de cinema e vídeo, fazendo encomendas e compras. Tudo com o apoio do Prodam, que estará aportando quase R$ 30 milhões em editais destinados a roteiros e produção e finalização de longas metragens, documentários, animações e séries para televisão. Este é só um exemplo das muitas iniciativas que fizemos e estamos fazendo, junto com a Fiemg, para enfrentar a crise, não com lamúrias, mas com ação e inovação”, concluiu Pimentel.

Outra importante ação destacada durante o evento foi o Programa de Revitalização e Modernização dos Distritos Industriais de Minas Gerais, lançado na comemoração do Dia da Indústria em 2015 e que, por meio da Codemig, vai investir cerca de R$ 30 milhões em 2016.

“O programa é um marco. Mais de 250 empresas já aderiram à iniciativa. É a sinergia entre a indústria e o Governo do Estado, por meio da Codemig, cujo resultado é a construção de um modelo mais dinâmico, assegurando competitividade às nossas indústrias”, destacou o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, que também valorizou as crescentes parcerias dos órgãos estaduais de fomento e suas empresas com o setor industrial.

O presidente da Fiemg defendeu um conjunto de propostas para que o país retome os caminhos do desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico e desenvolvimento social. 

“Nosso objetivo é um só e é muito claro: contribuir para fortalecer a nossa economia e a nossa indústria, principal vítima desta tragédia econômica que nos sufoca. A proposta elaborada pela Fiemg e seus sindicatos alerta para a necessidade de ações de curto, médio e longo prazo, conformando uma agenda que contempla as urgências e emergências do Brasil”, afirmou o empresário.

Prêmio
Durante o evento também foram entregues as medalhas do Mérito Industrial e o Prêmio de Industrial do Ano 2016. 

O evento contou com a participação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, diretores de empresas e autarquias do Estado e empresários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.