Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL DEFENDE A RETOMADA DO CRESCIMENTO E DA INCLUSÃO SOCIAL

Ao participar das comemorações do Dia da Indústria 2016, governador ressalta a confiança na capacidade da gente mineira para sair da atual situação mais forte e pujante

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou na noite da última quinta-feira, 2, no Minascentro, em Belo Horizonte, das comemorações do Dia da Indústria 2016, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e destacou os desafios do país para retomar o crescimento econômico e a inclusão social. 

Pimentel ressaltou o trabalho da nova gestão estadual para impulsionar o setor produtivo mineiro.

Para Fernando Pimentel, é preciso a construção de “pontes para o diálogo e avançar na busca de consensos” para termos um Brasil e uma Minas Gerais mais prósperos, justos e fraternos. 

“É preciso voltar a crescer para voltar a gerar emprego e renda. Crescer com estabilidade fiscal e monetária, sem inflação, sem desiquilíbrios, mas crescer. Mais do que isso, é preciso voltar a crescer para não cometermos, como nação, o crime de recolocar milhões de pessoas em condições de pobreza. Os milhões de brasileiros que ascenderam socialmente nos últimos anos não se conformarão em perder o que conquistaram”, afirmou.

O governador ressaltou que, para retomar o crescimento econômico e a inclusão social, é preciso “pacificar a arena política atualmente conturbada” para não prejudicar a própria governabilidade do país de forma a “preservar a política como instrumento da construção de soluções e não da produção de impasses e obstáculos”.

Em Minas Gerais, Pimentel destacou a confiança na capacidade da gente mineira para sair dessa situação “mais forte e pujante do que nunca”. 

“Aqui em Minas, apesar das dificuldades reconhecidas por todos, continuamos trabalhando, sem esmorecimento e sem temor. No Governo, o momento é de austeridade. Buscamos ajustar as contas públicas que encontramos totalmente desequilibradas, situação que se agravou mais ainda com a recessão. Mas em nenhum momento deixamos de escutar, de atender e buscar impulsionar o nosso setor produtivo”, disse.

Ações
O governador Fernando Pimentel destacou que o Estado também busca inovações para a retomada do crescimento econômico. Citou como exemplo o lançamento, no último dia 31 de maio, do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam) e a realização da Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), que é uma realização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) com o apoio do Sebrae e da Fiemg.

“São mais de 30 empresas do mundo inteiro, canais de TV a cabo, que estão em Belo Horizonte para rodadas de negócio com nossos produtores de cinema e vídeo, fazendo encomendas e compras. Tudo com o apoio do Prodam, que estará aportando quase R$ 30 milhões em editais destinados a roteiros e produção e finalização de longas metragens, documentários, animações e séries para televisão. Este é só um exemplo das muitas iniciativas que fizemos e estamos fazendo, junto com a Fiemg, para enfrentar a crise, não com lamúrias, mas com ação e inovação”, concluiu Pimentel.

Outra importante ação destacada durante o evento foi o Programa de Revitalização e Modernização dos Distritos Industriais de Minas Gerais, lançado na comemoração do Dia da Indústria em 2015 e que, por meio da Codemig, vai investir cerca de R$ 30 milhões em 2016.

“O programa é um marco. Mais de 250 empresas já aderiram à iniciativa. É a sinergia entre a indústria e o Governo do Estado, por meio da Codemig, cujo resultado é a construção de um modelo mais dinâmico, assegurando competitividade às nossas indústrias”, destacou o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, que também valorizou as crescentes parcerias dos órgãos estaduais de fomento e suas empresas com o setor industrial.

O presidente da Fiemg defendeu um conjunto de propostas para que o país retome os caminhos do desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico e desenvolvimento social. 

“Nosso objetivo é um só e é muito claro: contribuir para fortalecer a nossa economia e a nossa indústria, principal vítima desta tragédia econômica que nos sufoca. A proposta elaborada pela Fiemg e seus sindicatos alerta para a necessidade de ações de curto, médio e longo prazo, conformando uma agenda que contempla as urgências e emergências do Brasil”, afirmou o empresário.

Prêmio
Durante o evento também foram entregues as medalhas do Mérito Industrial e o Prêmio de Industrial do Ano 2016. 

O evento contou com a participação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, diretores de empresas e autarquias do Estado e empresários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.