Pular para o conteúdo principal

FÓRUM VARGINHA 2050


Fazer um planejamento colaborativo para o futuro de Varginha, no Sul de Minas. Esta é proposta do Fórum Varginha 2050, Desde Já, realizado pela Câmara de Vereadores de Varginha, de 7 de junho a 1º de julho, na sede do Legislativo.

Durante todo o mês serão realizadas audiências públicas sobre os seguintes temas: Agricultura e Café, Mobilidade Urbana, Esporte e Juventude, Habitação, Infraestrutura e Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente e Saneamento, Educação, Turismo e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Ambiente de Negócios, Segurança, Cultura, Proteção Animal, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e Direitos Humanos e Direitos das Minorias. 

Cada tema será presidido por um vereador e contará com participação de autoridades e interessados no assunto que abordarão quais as necessidades da nossa cidade e o que fazer para resolvê-las.

“A proposta do Fórum é a criação conjunta de uma visão de futuro para o Município de Varginha, envolvendo nesse processo o poder Legislativo, as organizações privadas, os cidadãos e as entidades da sociedade civil organizada. Além disso, tem como objetivo propor a reflexão sobre como essa visão pode ser materializada”, explica o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro. 

“Será o início de um processo de transformação na cultura cívica da população de Varginha”, reforça Rômulo.

Planejamento
A visão de uma cidade é uma afirmação acerca dos valores e do tipo de município que se quer ter. 

Nesse sentido, ter essa visão é o primeiro passo na formulação de planos estratégicos de longo prazo capazes de orientar políticas públicas e ações efetivas voltadas para um objetivo comum, democraticamente formulado.

Sendo assim, nasceu a ideia da Câmara realizar o Fórum Varginha 2050, Desde Já, para descobrir e efetivar essa visão da cidade de Varginha. 

“É preciso criar uma visão de futuro capaz de guiar nossas ações e orientar as mudanças sociais fundamentais necessárias. Muitas vezes encaramos problemas graves e sem solução imediata, como mobilidade urbana e desenvolvimento econômico local, fazendo reparos emergenciais, mas sem uma visão de como eles podem ser, de fato, solucionados”, esclarece o vereador.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.