sexta-feira, 24 de junho de 2016

GOVERNO DEVE OFICIALIZAR PARQUE TECNOLÓGICO ABERTO DE SANTA RITA AINDA ESTE ANO


Foram iniciados no último dia 14, os trabalhos do estudo de viabilidade para o reconhecimento do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. 

A equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), responsável pela coordenação dos trabalhos, veio a Santa Rita para apresentar os membros da consultoria que irá realizar o estudo.

Os trabalhos continuam até a entrega do relatório final, no mês de outubro, e a previsão é de que até o final do ano o Governo do Estado de Minas Gerais anuncie a oficialização do Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí.

Na cidade será um parque tecnológico aberto, com território de expansão delimitado pelas fronteiras do município. 

A proposta é que a sede administrativa do Parque Tecnológico seja instalada no terreno da Associação Industrial, que foi unificado com o terreno da Acevale. 

Lá será erguida uma sede funcional útil para toda a comunidade santa-ritense, não ficando restrita aos empresários da indústria e do comércio. 

O espaço será aberto para uso de todas instituições de ensino instaladas na cidade e entidades representativas do município.

De acordo com Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), em pleno funcionamento, o parque tecnológico vai induzir investidores de grande porte, do Brasil e do exterior, a virem para cá, por meio de joint ventures com as empresas locais, e as escolas receberão mais alunos em busca da formação especializada

O comitê gestor do Parque, formado por Sindvel, Associação Industrial, Sebrae, SECTES, Codemig, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Acevale, Inatel, ETe e Fai reuniu-se para um dia de alinhamento com a consultoria, representada por Paulo Vítor Guerra e Bruna Pereira, do IEBT, empresa de consultoria e investimento, com enfoque em gestão de Empresas de Base Tecnológica (EBTs), vencedora da licitação aberta pela SECTES para realização do Estudo de Viabilidade Técnica (EVETCIAS), Econômica, Comercial, Ambiental e Social, um estudo sobre as potencialidades e condições existentes para o reconhecimento do Parque Tecnológico.

Nenhum comentário: