Pular para o conteúdo principal

ICHL DA UNIFAL SE MANIFESTA SOBRE SITUAÇÃO DA USINA ARIADNÓPOLIS EM CAMPO DO MEIO


O Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) divulgou no último dia 25, uma manifestação de apoio à luta pela reforma agrária em Campo do Meio, no Sul de Minas.

De acordo com a nota, o "ICHL que historicamente vem se constituindo como centro de pesquisa e defesa dos direitos humanos acompanha com preocupação os conflitos agrários na região, especialmente o caso recente que envolve a sede da antiga Usina Ariadnópolis, em Campo do Meio-MG, ocupada por mais de 600 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra".

No último dia 20 de maio, os trabalhadores rurais sem terra foram surpreendidos por um forte aparato da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com cavalaria, tropa de choque e policiais fortemente armados para realizar ação de despejo por determinação do poder judiciário, utilizando-se de força e violência contra os trabalhadores rurais, mulheres e crianças que resistiram à reintegração de posse.

A sede da usina já possui decreto para fins sociais que a transforma num centro de ensino e educação do campo a ser realizado em parceria com outras Instituições de Ensino Superior. A área da usina possui dívidas com o Estado três vezes o seu valor real, além de ser considerada improdutiva e possuir denúncias de exploração de trabalho escravo, o que justifica sua desapropriação pelo Estado para fins de Reforma Agrária.

"Nesse sentido, o Instituto de Ciências Humanas e Letras se solidariza com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e manifesta seu apoio à luta pela Reforma Agrária. Repudia absolutamente toda e qualquer ação da policia que se paute pelo uso da força e da violência contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais que ocupam a Usina Ariadnópolis, ressaltando a necessidade da resolução desse conflito que se arrasta por 18 anos na região, e esperando que a justiça social se cumpra e que os direitos humamos sejam respeitados pelas Instituições que compõem o Estado Democrático de Direito", encerra a nota publicada pelo ICHL.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.