Pular para o conteúdo principal

IMPEACHMENT: TONINHO ANDRADA É ALVO DE PROCESSO QUE APURA CRIME DE RESPONSABILIDADE

Processo vai apurar eventual crime de responsabilidade decorrente de descumprimento de leis municipais atinentes à política salarial dos servidores públicos

Prefeito diz que “tudo não passa de um factóide político sem base legal

A Câmara Municipal de Barbacena, nas Vertentes, aprovou por 12 votos a favor, duas abstenções e uma ausência, a abertura de um processo contra o prefeito Toninho Andrada (PSB). 

A decisão da Câmara Municipal, aprovada na sessão do último dia 19 de maio, de abrir processo para apurar eventual crime de responsabilidade é decorrente do descumprimento de leis municipais atinentes à política salarial dos servidores públicos.

Na sessão também foram eleitos, por sorteio, os três integrantes da comissão processante que irá analisar se as denúncias de descumprimento da legislação apresentadas pelos servidores públicos são motivos que podem resultar no impedimento do prefeito.
  
A denúncia contra o chefe do Executivo foi apresentada pelo comando de greve dos servidores. Esta foi a terceira vez que o projeto foi apresentado para votação, sendo que as duas primeiras não houve quorum suficiente. Por isso, o grupo de servidores públicos em greve ocuparam o plenário nos dias 17 e 18 de maio.

No dia 4 de maio, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debateu, durante uma reunião em Belo Horizonte, as reivindicações dos servidores e pediu que o Ministério Público acompanhasse as negociações com a Prefeitura. 

Já no dia 6 de maio, a prefeitura de Barbacena foi notificada pela Câmara Municipal após pedidos dos servidores. Os vereadores queriam saber o motivo de o prefeito da cidade ter descumprido uma lei que ele mesmo sancionou.

Ao comentar a decisão da Câmara Municipal de abrir processo para apurar eventual crime de responsabilidade, o prefeito Toninho Andrada afirmou que “tudo não passa de um factóide político sem base legal, que tenta fragilizar o governo no período pré-eleitoral e de negociação com os servidores”. 

De acordo com ele, “a decisão do Poder Legislativo é nula pelas gritantes falhas processuais e de mérito, e que o ato só servirá para alimentar o bate-boca entre as facções políticas”, e confirmou que judicializará a matéria “para corrigir os abusos políticos cometidos ao arrepio da lei”.

Saiba mais: Barbacena em crise

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...